Curso de Pós-Graduação Síndrome de Down

Objetivo do Curso de Pós-Graduação em Síndrome de Down – Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Síndrome de Down, Lato Sensu, objetiva:

  • Qualificar-se através de conhecimentos com base histórica e técnico-científica para compreender todos os aspectos provenientes desta síndrome, bem como aprofundar e ampliar o olhar sobre as especificidades do desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com esta deficiência.
  • Compreender e reconhecer a importância do trabalho de diferentes profissionais para estimulação do desenvolvimento e da aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down, para associada a uma ação técnica, contribuir com este processo.
  • Elaborar propostas de intervenção, conforme sua formação inicial, que propicie a inclusão da pessoa com Síndrome de Down, bem como o desenvolvimento da pessoa com SD, reconhecendo a importância e a necessidade da atuação em equipe multiprofissional no atendimento a ela.
  • Realizar, quando necessário, encaminhamentos a outros profissionais com competência para intervir em questões específicas decorrentes da Síndrome, através de observação de aspectos inerentes ao trabalho especializado e/ou terapias específicas.
  • Propor, no caso do contexto escolar, considerando sempre a formação inicial aderente a atuação junto das pessoas com SD, atividades e intervenções de caráter pedagógico que visem a adaptação curricular para inclusão destas pessoas, bem como, seu pleno desenvolvimento e aprendizagem significativa, embasados pelos princípios da Educação Especial, conforme preconiza a LDB 9394/96, a partir do art. 58 e respeitando a , a Resolução nº4 de 02 de Outubro de 2009, que regulamenta o trabalho do Atendimento Educacional Especializado.

DISCIPLINAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SÍNDROME DE DOWN – LATO SENSO

NÚCLEO 1 – BASES HISTÓRICAS E TEÓRICAS
Diagnóstico e Origem da Síndrome de Down
Etapas do Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com SD
NÚCLEO 2 – ABORDAGENS DO TRABALHO COM SÍNDROME DE DOWN EM ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
Abordagens do trabalho com SD em atuação multiprofissional I – Aspectos endócrino-metabólicas e nutricionais e suas influências no processo de desenvolvimento do indivíduo com SD
Abordagens do trabalho com SD em atuação multiprofissional II – o desenvolvimento da linguagem de indivíduos com SD nas perspectivas de avaliação e intervenção.
Abordagens do trabalho com SD em atuação multiprofissional III – o desenvolvimento motor de Indivíduos com Síndrome de Down numa perspectiva de estratégias de avaliação e intervenção.
Abordagens do trabalho com SD em atuação multiprofissional IV –  Aspectos do Trabalho em Terapia Ocupacional na perspectiva de estratégias de avaliação e intervenção
Abordagens do trabalho com SD em atuação multiprofissional V – aspectos psicossociais e emocionais do indivíduo com síndrome de Down.
Tratamento farmacológico aplicado a indivíduos com SD
NÚCLEO 3 – PRÁTICAS DE INCLUSÃO COM FOCO NA SÍNDROME DE DOWN
Educação Especial Inclusiva
Atendimento Educacional Especializado e o trabalho com o SD
Práticas Neuropsicopedagógicas Inclusivas No Contexto Escolar Para Alunos Com Síndrome De Down
Síndrome de Down: acessibilidade ao mercado de trabalho
NÚCLEO 4 – PESQUISA, EXTENSÃO E ANALISE LITERÁRIA COM FOCO NA SÍNDROME DE DOWN
Didática e Metodologia do Ensino Superior*
Metodologia da Pesquisa*
Estudos Autônomos – Artigo Científico

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.

(*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de Aprendizagem na Rede

Faculdade São Fidélis, MEC,  portaria  Nº 344  de 07/04/2011. O Grupo Educacional CENSUPEG possui a faculdade São Fidélis, a qual realiza a certificação do curso dePós-Graduação em Enfermagem – Centro Cirúrgico e CME/SRPA.
legislação Pós-Graduação em Enfermagem - Centro Cirúrgico e CME/SRPA

O Curso de Pós-Graduação em Síndrome de Down do CENSUPEG tem como público alvo:

  • Profissionais com Ensino Superior que atuem como Professores da Rede Pública e Privada, bem como outros profissionais que fazem parte da Equipe Técnica Escolar ou Gestão Educacional com licenciaturas ou bacharelado em Pedagogia ou outras áreas do conhecimento. Profissionais da área da Saúde que atendem crianças com SD, ou pretendem ampliar seus conhecimentos a respeito, como: Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Nutricionistas, Geneticistas, Biólogos, Fisioterapeutas, Pediatras, Fonoaudiólogos, entre outros.

Sindrome de down

Solicite Maiores Informações Sobre o Curso