Administração Hospitalar

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Nos últimos anos, independente das oscilações do mercado, um dos segmentos que mais cresceu foi o da saúde. Nesse contexto, a lucratividade associada à responsabilidade social permite que empresas ligadas à saúde, em especial hospitais, despontem como empresas lucrativas no mercado. O curso de pós-graduação em administração hospitalar assegura ao egresso conhecimentos para lidar com um mercado competitivo e lucrativo em tempos em que o diferencial é ser o melhor no que se propõe.

Objetivos:
- Especializar profissionais das mais diversas áreas na gestão eficiente de hospitais públicos ou privados, de pequeno, médio ou grande porte, com foco na lucratividade, sem a perda da qualidade dos serviços e da segurança do paciente.

- Oportunizar um aprendizado crítico a respeito dos princípios da administração hospitalar moderna e eficiente. 

- Estruturar a organização de micro e macro ambiente hospitalar, considerando as peculiaridades de cada setor. 

- Apresentar aspectos diretamente ligados à gestão hospitalar humanizada. 

- Identificar as principais formas de compreensão do ambiente hospitalar, passando pelos aspectos físicos e pessoais da instituição. 

- Proporcionar novos conhecimentos quanto à modernização e hotelaria hospitalar, com foco no bem-estar da clientela interna e externa do estabelecimento hospitalar.  

Público-Alvo:
Profissionais graduados nas mais diversas áreas de formação com interesse em aprofundar seus conhecimentos na crescente área da administração hospitalar.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estratégias da matriz Ansoff. Modelo Porter das estratégias genéricas de competição. Cadeia de valor e importância para a formulação da estratégia da organização. Métodos de adoção estratégica. Critérios de sucesso para avaliar as opções estratégicas: adequação, aceitabilidade e viabilidade. Técnicas para avaliar as opções estratégicas. Relação entre planejamento estratégico e empreendedorismo. Dimensões estratégicas, táticas e operacionais do planejamento estratégico. Objetivos estratégicos em projetos.
  • Conceito de liderança a partir da apresentação de diversas teorias. Diferença entre liderança e gestão. Influência de cada estilo de liderança no desempenho das pessoas numa organização. Definição de equipe e grupo. Contribuições das equipes. Tipos de equipe: autodirigida e virtual. Equipes de alta performance. Papel do coaching para o desenvolvimento de equipes de alta produtividade. Relação entre inteligência emocional com desempenho de equipes.
  • Inovação: conceitos fundamentais, tipologia e importância. Sistemas interativos e suas características (redes de inovação, sistemas de governança, políticas públicas, economia criativa, ações indutoras e marcos regulatórios). Dimensão tecnológica da gestão do conhecimento. Elementos de uma empresa inovadora. Gestão de mudança eficiente. Táticas para a criação de um futuro de sucesso. Casos de inovação em empresas. Empreendedorismo em empresas. Resultados obtidos nos casos de inovação e empreendedorismo estudados.
  • Fundamentos da estrutura e dos processos organizacionais. Principais tipos de estruturas organizacionais. Integração de processos organizacionais. Conceitos envolvidos na metodologia de modelagem de processos. Conceitos de gestão de processos e gestão por processos. Modelos que utilizam a simbologia do business process model and notation (BPMN). Conceito de gestão da qualidade. Gestão da qualidade e de processos. Ferramentas para gestão da qualidade e de processos.
  • Planejamento financeiro a curto e longo prazo. Relação entre custo, volume e lucro. Conceitos de orçamento e custos e a sua importância na gestão financeira. Demonstrações financeiras que auxiliam na previsão de eventos futuros. Ações da empresa com seus respectivos impactos financeiros. Indicadores financeiros e projeção de próximos resultados. Balanço patrimonial no modelo dinâmico. Demonstração do fluxo de caixa operacional. Crescimento e geração de valor.
  • Estratégias de marketing que suportam as atividades de vendas. Ferramentas de marketing utilizadas para as vendas. Influências do marketing nos canais de vendas. Relevância da análise do setor e da concorrência para o processo de planejamento de mercado. Diferença entre plano de negócio e plano de marketing. Etapas da preparação do plano de marketing. Passos para a elaboração de um plano estratégico de vendas. Características importantes das empresas e dos vendedores para alcançar as vendas. Métodos para fazer uma previsão de vendas.
  • Processos que integram a gestão de pessoas. Importância dos processos do sistema de gestão de pessoas. Processos simultâneos na gestão de pessoas. Conceito de gestão de pessoas e suas características elementares. Gestão de pessoas no contexto administrativo. Importância e papel das pessoas frente à gestão de pessoas. Habilidades e competências necessárias ao exercício de atividades em ambiente hospitalar. Lacunas profissionais mais comuns entre os colaboradores em instituições de saúde. Ferramentas de qualificação profissional.
  • Métodos de controle de estoque utilizando fichas de controle de estoque pelos métodos Ueps, Peps e custo médio ponderado para precificação de estoques. Comparação entre o custo de mercadorias vendidas (CMV) e o estoque final por meio de cada um dos métodos: custo médio ponderado, Ueps e Peps. Estruturação da curva ABC para análise e gestão de estoques. Importância do planejamento de demandas para o controle de previsões. Projeções de demanda para planejamento e controle. Métodos e técnicas utilizados para relacionar serviços ao cliente e vendas nos controles de previsão. Métricas para a qualificação de fornecedores. Aspectos técnicos e legais na qualificação de fornecedores. Documentação técnica emitida por fornecedores.
  • Conceitos de gastos, custos, despesas, investimentos, perdas e desperdícios. Custos de despesas com base na sua importância na alocação dos gastos. Importância dos investimentos realizados com planejamento. Principais conceitos relacionados à formação de preços. Conceitos e cálculos relacionados ao custo unitário dos produtos nos serviços. Conceitos e os cálculos relacionados ao custo de mercadoria vendida (CMV) e ao preço de venda dos produtos nos serviços. Importância da competitividade e da inovação para o crescimento da empresa. Principais características quanto à competitividade no meio organizacional. Segmentos de inovação e de competição.
  • Principais conceitos relacionados à arquitetura hospitalar. Legislação vigente a respeito de arquitetura para serviços de saúde, destacando a RDC 50. Relação da arquitetura hospitalar e da hospitalidade com a humanização do atendimento à saúde. Características mais significativas da segurança patrimonial. Formas de organização dos processos de trabalho da área de segurança patrimonial. Instrumentos de planejamento e gestão para o setor de segurança patrimonial.
  • Hotelaria hospitalar. Diferenciais que podem ser agregados aos serviços hospitalares a partir da hotelaria. Serviços e atividades que podem compor a hotelaria hospitalar. Planejamento e implantação de um serviço de hotelaria hospitalar. Organização do processo de trabalho na área de hotelaria hospitalar. Instrumentos de gestão para o setor de hotelaria hospitalar. Política nacional de humanização. Política nacional de humanização em estabelecimentos de saúde. Humanização relacionada à hotelaria hospitalar.
  • Origem e evolução da auditoria. Principais objetivos da auditoria. Principais áreas de atuação da auditoria. Criação de plano de auditoria. Escopo e amostragem em auditorias. Riscos das principais áreas das empresas e os controles suscetíveis a erros e fraudes. Principais riscos e controles internos aplicáveis. Elaboração de papéis de trabalho. Testes nas principais áreas da empresa.