Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Institucional

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.

Objetivos:
Especializar professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização e letramento, destacando a importância da função social da leitura e da escrita para crianças, jovens e adultos. Apresentar, por meio de ferramentas teóricas e práticas, dois conceitos distintos que devem ser articulados em uma metodologia que alfabetize letrando.

- Oportunizar novas experiências de aprendizagem sobre leitura e escrita, utilizando propostas metodológicas e avaliativas inovadoras.
- Compreender a leitura e a escrita como um processo que tem diferentes níveis cognitivos que devem ser respeitados pelo professor alfabetizador.
- Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular.
- Proporcionar novos conhecimentos sobre a organização de um ambiente alfabetizador.

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre a alfabetização e o letramento de crianças, jovens e adultos.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Relação entre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Desenvolvimento biopsicossocial, cognitivo e motor desde o nascimento até os 11 anos de idade. O desenvolvimento humano como um processo integral de todas as estruturas do conhecimento. Aprendizagem e relações sociais. Aprendizado como um processo contínuo.
  • A aprendizagem humana. Principais correntes teóricas e principais pesquisadores da psicologia da educação (inatismo, empirismo e construtivismo).  Teorias da aprendizagem e processos de ensino e aprendizagem. A aprendizagem social sob a lente da teoria social cognitiva.
  • O lúdico e a brincadeira. Conceitos de ludicidade e brincar. Relações entre o lúdico e a vida adulta. Brincadeiras como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. A ludicidade e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
  • Histórico da construção do conceito de altas habilidades/superdotação. Mitos relacionados às pessoas com altas habilidades/superdotação. Alunos com altas habilidades/superdotação dentro do campo da educação inclusiva. Importância do acolhimento de sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais. Estratégias de conscientização da sociedade para acolher os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Formas de inclusão dos sujeitos com altas habilidades/superdotação no convívio social. Atendimento educacional especializado (AEE) e a sua importância. Alunos com altas habilidades/superdotação que necessitam de AEE. Plano de desenvolvimento individual (PDI) para alunos com altas habilidades/superdotação.
  • Diagnóstico das necessidades de aprendizagem do aluno. Objetivos da intervenção psicopedagógica. Proposta de intervenção psicopedagógica. Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos. Construção de questionários de observações. Importância das pesquisas para a prática do ensino. Principais métodos de pesquisa utilizados na psicologia educacional.
  • Ações de participação da família na educação inclusiva. Nível de interação entre a escola e a família a partir de uma enquete com pais e comunidade escolar. Critérios de escolha da escola pela família. Família como a primeira instância de contato com os sujeitos com altas habilidades/superdotação. Importância da boa relação entre família e escola no desenvolvimento dos alunos com altas habilidades e superdotação. Teorias que contribuem para o estudo e a compreensão dos pequenos grupos. Influências teórico-metodológicas e comunicacionais nos pequenos grupos.
  • A psicogênese da língua escrita. Hipóteses da escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética e ortográfica). O erro construtivo. O significado histórico, cultural e simbólico do material pedagógico. Tipos de materiais pedagógicos, seus usos e funções. A importância do lúdico no processo de alfabetização e letramento. As situações lúdicas no cotidiano da escola que podem contribuir para a qualificação dos processos de alfabetização e letramento.
  • A importância da literatura infantil na formação de novos leitores. Principais características da literatura infantil. Possibilidades de trabalho com a literatura infantil nas escolas. A função social da leitura e da literatura. O papel da escola na formação do leitor. As formas de incentivo à leitura em sala de aula.
  • A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação na alfabetização como um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da alfabetização e a prática pedagógica. O sistema de avaliação da educação básica (Saeb) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As principais mudanças no Saeb a partir da BNCC. A importância do trabalho docente aliado à Base Nacional Comum Curricular para a qualificação da educação básica.
  • A importância de uma formação específica para o professor alfabetizador para o trabalho junto a crianças. A escola como o lócus da formação do professor alfabetizador. O professor: um pesquisador da sua prática pedagógica. Habilidades e competências necessárias à formação de professores para o exercício profissional. A formação dos professores e a sua prática docente no exercício profissional. A importância da didática na formação de professores como elemento promotor da qualificação do processo de ensino e aprendizagem. As reuniões pedagógicas e formações docentes como espaços privilegiados para o debate sobre a didática.
  • A escola como um ambiente alfabetizador. O ambiente alfabetizador como elemento fundamental para o aprendizado das crianças. Práticas promotoras de um ambiente alfabetizador na escola. A relação entre o espaço e a aprendizagem. A importância da qualificação dos espaços externos e pátios das escolas. A importância do uso das tecnologias no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos. O papel dos jogos educativos digitais nos processos de alfabetização.
  • Conceito de alfabetização e de letramento. A política educacional contemporânea: debates sobre a BNCC. As características da abordagem pedagógica proposta pela BNCC.