Atendimento Educacional Especializado - AEE

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Seja Especialista em Atendimento Educacional Especializado e atue em escolas municipais, escolas estaduais, escolas privadas, centro de atendimentos, núcleo de inclusão de faculdades e ONGs.

  • Aulas ao Vivo com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais para atuação com pacientes na área das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Apresentação

A demanda por profissionais qualificados em educação especial nunca foi tão grande. Escolas, clínicas e instituições de ensino superior buscam constantemente por profissionais capazes de atender às necessidades específicas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Ao se especializar em AEE - Atendimento Educacional Especializado, você estará investindo em uma carreira promissora e com um propósito claro: utilizar seu conhecimento á serviço da equidade.

Aqui, você terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as teorias e práticas da educação especial, desenvolvendo habilidades essenciais para atuar nessa área. Você aprenderá a identificar as necessidades individuais de cada aluno, a elaborar e implementar planos de atendimento personalizados, a utilizar recursos pedagógicos e tecnológicos inovadores e a trabalhar em equipe com outros profissionais da educação.

O curso oferece uma base sólida para que você possa enfrentar os desafios da profissão com segurança e competência. Além disso, você terá a oportunidade de construir uma rede de contatos com outros profissionais da área, o que será fundamental para seu desenvolvimento profissional.

Inicie sua jornada no curso de pós-graduação em AEE - Atendimento Educacional Especializado. Faça parte do grupo de profissionais que estão construindo um futuro mais inclusivo!

Público-alvo:
Este curso destina-se a profissionais da educação com Graduação em Licenciatura em qualquer área.

Objetivos do curso:
- Formar Profissionais Especializados em Educação Inclusiva proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos abrangentes para atuar de forma eficaz na promoção da inclusão escolar. Os acadêmicos serão preparados para compreender e atender às necessidades educacionais especiais de diferentes perfis de alunos, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais inclusivos e acolhedores.
- Capacitar para a Elaboração e Implementação de Planos de Atendimento Individualizados (PDI/PEI) para alunos com necessidades educacionais especiais. Os acadêmicos aprenderão a realizar avaliações multidisciplinares, identificar as necessidades específicas de cada aluno e elaborar planos de intervenção personalizados, visando promover o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos alunos atendidos.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
-  Início: 18 de fevereiro de 2025, encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.     

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Definição do sistema nervoso. Bases neurobiológicas da aprendizagem. Funções executivas. Memória e atenção: fundamentos, bases neurológicas, desenvolvimento e alterações. Contribuições da Neurociência para o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado.
  • A Legislação que organiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. As atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado AEE. A rotina do Atendimento Educacional Especializado – AEE.
  • Conceito do PAEE. Passo a passo da criação. Legislações do PAEE.
  • Recursos, estratégias e serviços que promovem a autonomia e a participação de alunos com deficiência no contexto escolar. Conhecimento e prática de Tecnologia Assistiva com ênfase na comunicação alternativa, no acesso e compreensão de conteúdo, na produção e registro de escrita, nas atividades pedagógicas e na avaliação. Conhecimento e experimentação de materiais escolares acessíveis, recursos para acesso computador, mobiliário, adequação postural e mobilidade. Compreensão do processo de avaliação e seleção de recursos de Tecnologia Assistiva a partir do estudo de caso com enfoque no aluno, contexto escolar e características das tarefas.
  • Educação com direito fundamental. Fundamentos da Educação Inclusiva no Brasil e no mundo. Sistema jurídico e os amparos legais da Educação Inclusiva no Brasil. Sistema educacional brasileiro, políticas educacionais vigentes e políticas públicas para efetivação do direito à educação de pessoas com deficiência. Reflexão, por meio de estudos de caso, sobre a legalidade de práticas estabelecidas no sistema educacional, a regulação e a efetivação do direito à educação.
  • Rotina do AEE: organização do atendimento. Exemplos de Atividades a serem realizadas durante os atendimentos. Importância do lúdico e da aprendizagem cooperativa. Aprendizagem significativa. Estudos de casos. Estudo das potencialidades do público alvo da Ed. Especial. Intervenções entre o professor do AEE e o professor do ensino regular. Adequações de materiais. Confecção de recursos para os alunos com necessidades Especiais.
  • Passo a passo da rotina de documentos. Organização dos documentos. Apresentação dos protocolos que poderão ser usados durantes os atendimentos.
  • A Educação Especial e as Políticas Públicas de atendimento Educacional nas Altas Habilidades/Superdotação. Aspectos conceituais das Altas habilidades/Superdotação e Inteligência. Compreensão das características das Altas Habilidades/Superdotação para a identificação dos indicadores de Altas habilidades/Superdotação. Implicações no contexto educacional e as modalidades de atendimento. Avaliação e AEE para altas habilidades/superdotação.
  • Histórico, conceito, etiologia, características. Papel da Escola e da Família. O Atendimento Educacional especializado e suas práticas pedagógicas para a construção do conhecimento do aluno com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual / Deficiência Intelectual. Avaliação e parecer pedagógico para o aluno com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual / Deficiência Intelectual.
  • A história dos Surdos através dos tempos. Informações sobre os Surdos no mundo. 4 fases das práticas sociais em relação aos deficientes e três grandes fases da educação de Surdos. Do oralismo puro ao Bilinguismo. Comportamentos típicos dos Surdos em sala de aula. Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos Surdos. Sugestões práticas para o AEE inclusivo. Identidades Surdas.
  • O Funcionamento da Visão. Conceito e classificação de Deficiência Visual. Caracterização do sujeito DV (cego e com baixa visão). Avaliação Funcional da Visão. Causas, consequências e fatores de risco da deficiência visual e a inclusão escolar. Competências dos professores na educação das pessoas com DV. Apresentar os recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão. Discute o Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Estimulação dos sentidos remanescentes. Ajudas técnicas. Adaptação de materiais. Braille. Soroban. Orientação e Mobilidade. Atividades de Vida autônoma. Noções de leitura e escrita no sistema Braille. (Os sistemas) e da utilização do Sorobã e Dosvox e sua utilização como prática pedagógica. Conceituação de Orientação e Mobilida
  • Classificação, causas e tipos de deficiência física. Legislação e direitos assegurados para a pessoa com deficiência física e mobilidade reduzida. Acessibilidade a pessoa com deficiência física e mobilidade reduzida. O desenvolvimento global do educando com deficiência múltipla. O Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Física e Deficiências Múltiplas.
  • Disponibilizar subsídios teóricos, visando potencializar a atuação dos professores, na construção de práticas pedagógicas, para o desenvolvimento da aprendizagem do sujeito com Transtorno do Espectro Autista.
  • Histórico e definições, causas e concepções sobre a Surdocegueira. O Atendimento Educacional Especializado e suas estratégias pedagógicas para a inclusão do educando. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira. Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis.
  • Concepções de Surdez. História da Educação de Surdos. Legislação sobre o reconhecimento da LIBRAS e sobre o Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. Propostas da educação de surdos na atualidade: perspectivas e práticas educacionais do Brasil e do mundo. As Línguas de Sinais e as Comunidades Surdas. Cultura Surda. LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira: características; uso; regionalismos; expressão corporal e facial na Língua de Sinais; parâmetros mínimos da LIBRAS; alfabeto manual; sinal pessoal; configuração de mãos em Libras; sinais do cotidiano; práticas de uso da Libras.
  • Estrutura do Plano de Desenvolvimento Individualizado - PDI para alunos com Deficiências, espectro do autismo, Altas Habilidades/ superdotação. O profissional do Atendimento Educacional Especializado - AEE e a mediação na construção de um PDI flexível e inclusivo. A organização do PDI com a equipe multidisciplinar e a família.
  • Diferenciação de adaptação e flexibilização curricular. Estratégias pedagógicas para o acesso ao currículo do aluno de inclusão. Demonstração de práticas pedagógicas.
  • Desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo. Estudo dos aspectos a serem observados na elaboração de propostas pedagógicas voltadas ao atendimento específico de crianças de 0 a 5 anos. Planejamento das propostas curriculares dentro dos projetos pedagógicos para a Educação Infantil. Especificidades, necessidades e possibilidades da criança com necessidades educativas especiais e de seu atendimento.
  • Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. O olhar da psicanálise sobre a educação. Conceitos psicanalíticos e senso comum. O professor no contexto educacional e o processo psicanalítico.

Coordenador Técnico


MSc. Alberto Moura

Mestrando em Educação na Linha de Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela UNEATLANTICO/Espanha através da Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER/Espanha . Pós-graduando em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG. Possui graduação em Curso de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista do Sul IPA, Possui Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Porto Alegre. Possui Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Mineiro de Educação Superior, IMES, Brasil. Foi professor Titular da Rede pública do Estado do RS, atuando como professor do AEE, professor de Ciência e Biologia e coordenador do Projeto Mais Educação. Atuou como Especialista do AEE na rede privada de Porto Alegre-RS. Atualmente é Psicopedagogo Clínico na INCLUIR CENTRO EDUCACIONAL. Atualmente é coordenador do curso de Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Atualmente é professor dos Cursos de Pós-graduação da FACULDADE CENSUPEG e Diretor executivo da INCLUIR CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO. Trabalha com Assessoria e formações pedagógicas para: APAE, Escolas, Prefeituras e grupos de estudos clínico e pedagógico. Professor Alberto Trabalha com Assessoria e implementação das Salas de Recursos para a oferta do AEE, em todas as redes de Ensino.


Professora


MSc .Fernanda Cristina Falkoski

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017); especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte - FAMEPLAN (2015); licenciada em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012); e possui formação no curso Normal de nível Médio-Magistério pelo Colégio Santa Catarina (2007). Tradutora-Intérprete de Libras, Guia-Intérprete e Instrutora-Mediadora para pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. Membro do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Desenvolve trabalhos sobre educação de pessoas com surdocegueira e surdez, aquisição de linguagem, alfabetização e comunicação. Tem experiência docente da educação infantil ao Ensino Superior.


Professora


Profa. Mda. Ana Paula Oliveira da Silva Diatchuk

Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba e Neuropsicopedagoga pela Faculdade CENSUPEG, instituição pioneira no país nesta área, também é Especialista em Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade CENSUPEG. Atualmente é aluna mestranda pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Atua como psicóloga da educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRINQUE. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase na área clínica e educação. Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Equipe de Educação e Transtornos da Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), com atuação junto à formação de professores e atendimento em Educação Especial Inclusiva. Também é professora nos Programas de Pós-Graduação nas áreas da Neuropsicopedagogia, Autismo e atua na Orientação de Artigos científicos.