Bacharel em Educação Física

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.

  • Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.

  • Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.

  • Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O Curso de Educação Física da Faculdade Censupeg foi preparado para você que estava buscando um curso atualizado e inovador. 

O curso atende as novas demandas de uma Educação Física 5.0, ou seja, você sairá preparado para atuar através de práticas corporais visando a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos agravos e dos danos decorrentes das doenças não-transmissíveis, ou seja, você sairá preparado para enfrentar os maiores desafios da Educação Física no século XXI,  que é contribuir para redução do consumo de medicamentos, contribuindo assim para a melhora que favoreçam a formação de redes de suporte social e que possibilitem a participação ativa dos usuários na elaboração de diferentes projetos de saúde. 

Esse curso é um dos melhores cursos do Brasil porque busca incorporar sempre as novas tendências da área, contemplando diversos conhecimentos produzidos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, para manter você aluno sempre muito bem informado e atualizado com o que há de melhor para a qualidade de vida de seus alunos. Isto ocorrerá através de uma ampla programação de eventos, bate-papos e palestras extracurriculares

O curso de Bacharel em Educação Física da CENSUPEG teve sua matriz estruturada através de uma análise para um perfil profissional diferenciado para o mercado de trabalho.

Ao final do curso nosso aluno será capaz de atuar nas perspectivas da formação cultural, da educação e da reeducação motora; da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde; do rendimento físico-esportivo; do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas.

Isso só será possível porque nosso curso tem seu corpo docente composto por professores referências nacional e internacionalmente na área da Educação Física.

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Mercado de Trabalho:
Treinamento, Condicionamento Físico, Reabilitação Motora, Recreação, Turismo e Atendimento de Grupos Especiais.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Você vai Aprender

  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Planejar, executar e analisar pesquisas, promovendo inovação no campo da Educação Física, aplicando técnicas de pesquisa e conhecimentos de estatística com postura ética e desenvolvendo soluções criativas baseadas em evidências científicas e integrando novas tecnologias em todos os campos de intervenção.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar conceitos éticos na prática profissional, refletindo sobre responsabilidade social e ambiental, desenvolvendo consciência crítica sobre desigualdades sociais, direitos humanos e sustentabilidade, promovendo práticas éticas e sustentáveis que contribuem para o bem-estar coletivo e a preservação ambiental.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, realizando a avaliação da cena e da vítima, executando o suporte básico de vida (SBV), manejando lesões e ferimentos, identificando condições de emergência, e garantindo a segurança do ambiente, enquanto se respeitam aspectos legais e éticos do atendimento pré-hospitalar.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da biologia humana nas práticas relacionadas à saúde, diagnóstico e intervenções biológicas, integrando conhecimentos sobre estrutura e função celular, mecanismos de hereditariedade e dinâmicas celulares na prática profissional.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Aplicar os conhecimentos de anatomia humana na prática profissional, identificando estruturas anatômicas e correlacionando-as com aspectos funcionais e práticos em situações clínicas e esportivas.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Compreender os fundamentos da fisiologia humana e aplicá-los no desenvolvimento de programas de saúde e performance física, analisando as respostas fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico e o impacto dos nutrientes e do metabolismo no desempenho físico.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de indivíduos em todas as fases da vida, aplicando conhecimentos das bases epistemológicas e axiológicas da Educação Física, em especial sobre a história da Educação Física e sobre as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física e das teorias do desenvolvimento humano, considerando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais de cada etapa do desenvolvimento, da infância à velhice, e adaptando estratégias para atender às necessidades específicas de diferentes grupos.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar avaliações funcionais e desenvolver programas de reabilitação e performance física, aplicando princípios de cineantropometria e cinesiologia na análise do movimento humano, com base na biomecânica e nos movimentos articulares e musculares.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar o planejamento e condução de aulas de esportes coletivos e individuais, aplicando metodologias eficazes de ensino com base nos princípios pedagógicos e técnicos, promovendo o desenvolvimento técnico e tático de forma inclusiva e segura.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução a Cinesiologia; Mecânica articular e muscular e sistema nervoso; Cinesiologia da coluna vertebral; Conhecimentos Práticos sobre Movimentos da Coluna Cervical; Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada; Cinesiologia dos membros superiores e inferiores; Conhecimentos práticos sobre os movimentos da Articulação Glenoumeral e do Quadril; Avaliação funcional; Composição corporal; Conhecimentos práticos sobre Avaliação da Composição Corporal (Antropometria) Planejamento de avaliações; Avaliação da aptidão física.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceito de Primeiros Socorros; Montagem de caixa de Primeiros Socorros; Funções, Sinais Vitais e Sinais de Apoio; Lesões traumáticas I: ferimentos, hemorragias, queimaduras, afogamento; Lesões traumáticas II: traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento; Lesões clínicas: vertigens, desmaios, convulsão, infarto, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico; Avaliação primária; Emergências e urgências coletivas; Obrigatoriedade do profissional da saúde de prestar socorro; Noções de imobilização.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Promover a inclusão em diferentes contextos de pessoas com deficiências físicas, motoras, intelectuais e sensoriais nas práticas de Educação Física, desenvolvendo estratégias adaptadas, inclusive de comunicação, que garantam a participação plena e respeitem as características e necessidades individuais em atividades esportivas.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver estratégias de treinamento esportivo baseadas no conhecimento dos processos bioquímicos e biofísicos envolvidos no metabolismo energético, aplicando conceitos como osmose, transporte celular, e metabolismo energético para otimizar o desempenho físico e a recuperação de atletas.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver programas de treinamento físico, utilizando metodologias que promovem aptidão física, força, resistência, flexibilidade e outras qualidades físicas, adaptando os planos de treino para diferentes públicos e garantindo a segurança e eficácia dos resultados.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Planejar e implementar programas de atividade física adaptada para promover a saúde e a inclusão social de grupos especiais, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiências, visando à melhoria da qualidade de vida e ao bem-estar dessas populações, tendo em vista os níveis de atenção básica, secundária e terciária de saúde, integrando ensino, serviço, comunidade e Sistema Único de Saúde.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Desenvolver e implementar atividades recreativas e de lazer que promovam o bem-estar físico e mental, incluindo a ginástica laboral e ações de saúde ocupacional, visando à melhoria da qualidade de vida em ambientes corporativos e públicos.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Planejar e conduzir atividades físicas em meio aquático, utilizando conhecimentos de biomecânica, fisiologia e segurança para promover o condicionamento físico e a saúde, considerando as particularidades do meio aquático, como resistência e flutuabilidade, para maximizar o desempenho dos praticantes.
  • Carga Horária: 130 horas | Ementa: Compreender os conceitos de nutrição esportiva utilizada para otimizar o desempenho físico e a recuperação de atletas, compreendendo os princípios de macronutrientes, hidratação e suplementação, e colaborando com nutricionistas para adaptar a alimentação às necessidades específicas de cada fase de treinamento.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Desenvolver e aplicar práticas de organização e execução de exercícios físicos em academias e studios de personal trainer, integrando experiências e conhecimentos específicos do campo profissional para planejar e conduzir atividades de treinamento esportivo de forma eficaz e realizar a gestão de projetos esportivos, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Planejar, organizar e executar atividades recreativas e de lazer em clubes, academias e empresas, analisando o contexto da entidade campo e avaliando as intervenções realizadas, além de identificar oportunidades no mercado de trabalho do segmento, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Prescrever e adaptar programas de exercícios físicos para diferentes ciclos de vida e condições de saúde, avaliando as necessidades dos indivíduos e ajustando as práticas conforme as especificidades de cada grupo, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Procedimentos e fundamentos técnicos, científicos, metodológicos e pedagógicos que conduzam à elaboração e prescrição de programas de treinamento de força visando o desenvolvimento da aptidão física, estética corporal, saúde e qualidade de vida. Análise da evolução do treinamento contra resistência ou treinamento resistido até o contexto atual, com intuito de descrever os fatores que compõem a sua prescrição, assim como, verificar a influência do desenvolvimento da força muscular nas demandas que o universo da educação física.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas para a educação de jovens e adultos, aplicando as orientações curriculares de EJA e andragogia, compreendendo as especificidades do ensino para esse público, incluindo modalidades a distância e semipresencial, e abordando temas como desigualdade social e o mundo do trabalho para promover a cidadania e a produção do saber escolar.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Assumir o protagonismo da sua carreira profissional demonstrando capacidade de expressar emoções, construir relacionamentos saudáveis nos ambientes sociais e profissionais, refletido na qualidade de suas relações interpessoais. 
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Desenvolver habilidades em inglês instrumental para leitura e compreensão de textos técnicos na área da saúde, aplicando noções gramaticais, como verbos, tempos verbais e pronomes, aprimorando a pronúncia e a escrita formal por meio de redação de parágrafos e e-mails, utilizando estratégias de leitura, como deduzir significados, identificar palavras cognatas e aplicar técnicas de scanning, além de diferenciar entre linguagem formal e informal.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Interpretar e aplicar a legislação e as políticas públicas de educação inclusiva, compreendendo a evolução histórica do direito à inclusão e as diretrizes legais vigentes no Brasil, garantindo o acesso à educação para pessoas com deficiência por meio de práticas de atendimento educacional especializado e uso de tecnologias assistivas.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Promover a inclusão e acessibilidade da comunidade surda através do domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), compreendendo sua importância histórica, cultural e educacional, além de implementar propostas educacionais e sociais que atendam às necessidades e direitos das pessoas surdas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Implementar e gerenciar programas de saúde e segurança no trabalho, com base nos fundamentos de segurança, normas regulamentadoras e práticas de ergonomia, para prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a síndrome de Burnout, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de colaborar com a atuação da CIPA e SESMT na gestão dos riscos ocupacionais.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Compreender os princípios da neurociência relacionados à educação, analisando os processos de aprendizagem, desenvolvimento do sistema nervoso, e fatores como motivação e linguagem, aplicando esses conhecimentos para adaptar práticas pedagógicas que atendam às necessidades de acadêmicos com diferentes habilidades, incluindo altas habilidades e síndromes neurológicas.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto da tecnologia da informação, solucionar problemas complexos, analisar gráficos, tabelas e diagramas, equacionar soluções por meio do pensamento sistêmico, da atuação preventiva, da criatividade, da generalização de conhecimentos com consciência ética.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Planejar, organizar e coordenar o planejamento estratégico, com foco na inovação e no desenvolvimento das organizações, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Analisar e promover a educação multicultural, com foco na compreensão das questões étnico-raciais e na formação sociocultural do Brasil, combatendo o racismo e a discriminação, e integrando princípios éticos e diretrizes legais para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

*A matriz curricular pode passar por atualizações sem aviso prévio, visando o aprimoramento contínuo do curso e a adequação às normas educacionais vigentes.

Coordenador Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.