Cuidados Paliativos

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • O curso está voltado para um nicho de mercado em franca expansão, uma vez que formará profissionais especializados. A natureza interdisciplinar do curso possibilitará ao egresso uma visão abrangente da condição e das necessidades biopsicossociais do ser humano.

  • O curso objetiva formar profissionais especializados para o atendimento preventivo e interventivo visando à melhoria de aspectos relevantes, autonomia e, de qualidade de vida dos usuários elegíveis a cuidados paliativos e os que os cercam.

  • O Projeto de Lei n.º 2.460/22 cria o Programa Nacional de Cuidados Paliativos, tendo como foco aliviar o sofrimento, melhorar a qualidade de vida e apoiar pacientes.

  • O aumento da expectativa de vida, proporcionado pela evolução da medicina, aumenta potencialmente a população idosa, o que faz o curso alinhar-se às necessidades crescentes do mercado.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A especialização em Cuidados Paliativos representa uma Pós-graduação de grande relevância para os profissionais da área da saúde que atuam na assistência a pacientes em cuidados paliativos na rede de atenção à saúde. Este programa acadêmico é um verdadeiro diferencial, proporcionando uma visão ampla e multidisciplinar dos cuidados necessários nesse contexto. A estrutura do curso foi minuciosamente planejada para destacar os princípios fundamentais da assistência tanto aos pacientes como às suas famílias, promovendo uma abordagem interdisciplinar que considera as múltiplas dimensões do cuidado. 

O principal objetivo dessa especialização é preparar os profissionais para uma atuação altamente qualificada, habilitando-os a atuar em cuidados paliativos com ética, conhecimento e técnica, a fim de oferecer o melhor atendimento e assistência ao paciente elegível. Além disso, o curso abrange a abordagem dos aspectos emocionais, espirituais, sociais e psicológicos desses pacientes, suas famílias e, no contexto em que vive. O profissional qualificado se destaca no competitivo mercado de trabalho na área da saúde. 

Conforme definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos têm como objetivo principal prestar atendimento aos pacientes e seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida, buscando não apenas aliviar o sofrimento, mas também preveni-lo. Esse modelo de assistência busca identificar, precocemente, as necessidades dos pacientes, realizar uma avaliação minuciosa e oferecer tratamentos que levem em consideração não apenas os aspectos físicos, mas também os aspectos sociais, psicológicos e espirituais envolvidos. 

A atuação na área de Cuidados Paliativos desempenha um papel de extrema importância no controle e manejo de sintomas, no alívio do sofrimento físico, psicológico, emocional e espiritual, na autonomia e na qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras de vida. Ao investir na especialização nesse campo, você estará preparado, não apenas para oferecer cuidados de alta qualidade, mas também para proporcionar conforto e apoio aos pacientes e suas famílias em momentos mais vulneráveis tornando-se um agente fundamental no processo de cuidado integral. Portanto, a especialização em Cuidados Paliativos não apenas enriquece seu conhecimento e habilidades, mas também representa um compromisso com a promoção do bem-estar e qualidade de vida em situações desafiadoras, auxiliando-o inclusive no seu crescimento profissional e humano. 

Objetivo do curso
Promover conhecimento buscando capacitar profissionais da equipe multidisciplinar na área da saúde para avaliação e intervenção interdisciplinar diante de uma doença ameaçadora de vida, prestando atenção integral as pessoas que necessitam de cuidados paliativos em todos os níveis de assistência da rede de atenção à saúde, por meio de uma saúde baseada em evidências, questões humanas e éticas de modo a aliviar o sofrimento, controle e manejo de sintomas, preservando ao máximo a autonomia e o primar pela qualidade de vida e conforto do usuário e família. 

Público-alvo
Profissionais graduados nas áreas de: medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, assistência social, odontologia, psicologia, farmácia ou ainda, na área da gestão, que queiram aprofundar seus conhecimentos especificamente em cuidados paliativos, desejando atuar com proficiência no atendimento a pessoas em cuidados paliativos nos diversos níveis de atuação da rede de assistência à saúde. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Introdução aos Cuidados Paliativos. A inversão da pirâmide demográfica. As demandas dos pacientes e familiares principalmente na rede pública. A posição do Brasil no ranking relacionado a finitude. As condições crônicas por muitas vezes agudizadas e as doenças ameaçadoras de vida. A necessidade do cuidado centrado na pessoa e o planejamento de cuidados em forma integral com ênfase no alívio do sofrimento, controle de sintomas, manejo impecável da dor, autonomia e qualidade de vida por meio do atendimento da equipe interdisciplinar especializada com conhecimentos éticos, atitudes e habilidades em Cuidados Paliativos.
  • Busca a compreensão da qualidade, da autonomia e do respeito na assistência da pessoa com uma doença ameaçadora de vida. O ser humano em seus aspectos físico, espiritual, social, emocional, e, no seu contexto de modo a contemplar os pilares do Paliativismo. O alívio do sofrimento humano em todas as suas vertentes. Prestar assistência integral para viver da melhor forma possível, mesmo diante de uma doença ameaçadora de vida.
  • Estudo do manejo e controle da dor, bem como o domínio acerca dos recursos farmacológicos disponíveis aos usuários em Cuidados Paliativos. O cuidado centrado na pessoa, considerando a curva de progressão da doença e prognósticos. Dor oncológica, analgésico opóides e não opóides, manejo da dor com medicamentos, medicações essenciais e vias de acesso.
  • Caracterização e aprofundamento de conhecimentos e habilidades necessárias para o manejo de condições de saúde avançadas e complexas de pacientes em Cuidados Paliativos, por meio de uma abordagem interdisciplinar baseada em evidências. O controle impecável da dor e o cuidado de pacientes em fases avançadas de doenças crônicas, terminais ou com prognósticos limitados, evitando iatrogenia. Manejo de sintomas nas neoplasia malignas entre outras condições crônicas.
  • Exploração aprofundada das particularidades e desafios que envolvem os Cuidados Paliativos de pacientes em condições de saúde específicas, por meio de uma abordagem centrada no paciente e na família, compassivos primando pelo máximo conforto. As nuances dos Cuidados Paliativos em contextos específicos, incluindo o manejo de sintomas, tomada de decisões éticas, comunicação sensível e aprimoramento da qualidade de vida. Manejo e cuidados com a pele, feridas e estomias em cuidados paliativos. Manejo e cuidados com vias de acesso em cuidados paliativos. Manejo e cuidados relacionados a alimentação em cuidados paliativos. Redução de ingesta alimentar e vias alternativas de alimentação em cuidados paliativos. Xerostomia. Saúde bucal em cuidados paliativos.
  • Estudo das atribuições que pertencem a gestão em Cuidados Paliativos, relacionados principalmente a aspectos sociais de modo a garantir a dignidade da pessoa humana.
  • Análise e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos necessários para a melhor abordagem em Cuidados Paliativos, de forma interdisciplinar e direcionada na finitude da vida, de encontro com a dimensão psíquica, alívio do sofrimento, resolução de conflitos, capacidade de discernimento e tomada de melhores decisões.
  • Busca a compreensão de conhecimentos teóricos e práticos necessários para uma comunicação não violenta em Cuidados Paliativos, visando o aprimoramento da escuta acolhedora, exercitando a compaixão e diminuindo os conflitos decorrentes da comunicação nos relacionamentos interpessoais. Como promover uma comunicação assertiva e empática, ao mesmo tempo em que se rompe círculos viciosos na comunicação.
  • Fundamentos e ferramentas acerca dos princípios e conceitos da Prática de Saúde Baseada em Evidência (PSBE) e da Política Baseada em Evidência (PIE). Principais bancos de dados em pesquisa de saúde. Análise e compreensão de como realizar uma busca com evidência dos instrumentos de análise crítica para tomada de decisão.
  • Compreensão e prática da interdisciplinaridade na área da saúde, destacando a importância da colaboração eficaz em equipes multidisciplinares, tais como: introdução à interdisciplinaridade, dinâmicas de equipe, trabalho em equipe e tomada de decisões, colaboração interprofissional, educação interdisciplinar, assim como os desafios e barreiras da interdisciplinaridade na área da saúde.
  • Abordagem da importância da gestão administrativa no contexto de cuidados de saúde no Brasil. Discussão dos motivos da situação e a necessidade de compreender e apresentar propostas aos gestores como ponto de partida para a implementação bem-sucedida de cuidados paliativos. Entende-se que a eficácia desses cuidados não deve ser fadada ao fracasso, uma vez que muitas variações administrativas desempenham um papel fundamental nesse cenário.
  • Comunidade compassiva. Modelos de atendimento. Planejamento avançado de cuidados e tomada de decisões. Gestão de equipes e coordenação de cuidados. Apoio à família e aos cuidadores. Desafios éticos.
  • Esta disciplina tem como objetivo explorar a concepção e aplicação da Educação Permanente em Saúde Pública, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde. Serão envolvidos os princípios da Educação em Saúde, incluindo a produção e sistematização de conhecimentos para a formação e desenvolvimento de profissionais de saúde. Será enfatizada a aprendizagem significativa no ambiente de trabalho, com foco na interligação entre ensinar e aprender por meio da reflexão sobre processos de trabalho e transformações nos serviços de saúde. A disciplina também discutirá a importância da aplicação da Educação Permanente em Saúde no contexto dos cuidados paliativos, movimentos à atualização constante e à segurança nos processos de trabalho da equipe de saúde.
  • O atendimento domiciliar para Cuidados Paliativos de alta performance, aliado a avaliações e atendimento das necessidades do paciente e de sua família para garantia do conforto e melhor qualidade de vida desse. Os Cuidados Paliativos realizados no domicílio do paciente, associado a uma rede de suporte com foco na melhoria da qualidade de vida e no alívio do sofrimento.
  • Introdução aos Cuidados Paliativos na atenção primária. Habilidades de comunicação. Identificação e avaliação: critérios de elegibilidade. Gerenciamento de sintomas. Contexto domiciliar. Aspectos éticos e Cuidados Paliativos em populações específicas. A importância da Atenção Primária à Saúde – APS como porta de entrada ao Sistema Único de Saúde – SUS, bem como a ordenadora do cuidado.
  • A hipodermóclise ou administração subcutânea de fluidos como uma técnica terapêutica que desempenha um papel crucial em Cuidados Paliativos, para alívio de sintomas, conforto e melhoria na qualidade de vida dos pacientes. A compreensão, planejamento e execução da hipodermóclise por profissional qualificado de forma segura e eficaz, abordando tanto os aspectos teóricos quanto as práticas clínicas. Os acadêmicos devem estar preparados para uma abordagem profissional prática durante a disciplina.
  • Introdução aos Cuidados Paliativos na rede hospitalar. Avaliação e admissão de pacientes em Cuidados Paliativos no hospital. Gestão de sintomas em contexto hospitalar. Comunicação em Cuidados Paliativos hospitalares. Cuidados Paliativos em unidades específicas. Aspectos éticos. Coordenação de cuidados e equipe multidisciplinar.
  • Cuidados Paliativos no contexto das Instituições de Longa Permanência (ILP): princípios e práticas. Foco na promoção da qualidade de vida e no alívio do sofrimento de residentes das ILP’s. Conceitos e estratégias de cuidado, de comunicação eficaz e ética, considerando a complexidade das necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais dos residentes e de suas famílias. Envelhecimento, epidemiologia, conceitos, definições, teorias do envelhecimento, desafios demográficos e sociais, rede de apoio em geriatria, gerenciamento de condições crônicas e medicamentos, interação na geriatria e síndrome da fragilidade.
  • As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como recursos não farmacológicos em Cuidados Paliativos, tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida, o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar de usuários, assim como a melhora do vínculo do usuário com o profissional.
  • Abordagem prática e realista para o treinamento e aprimoramento das habilidades de profissionais de saúde que atuam em Cuidados Paliativos. Por meio de cenários de simulação, os acadêmicos terão a oportunidade de vivenciar e resolver situações complexas relacionadas a Cuidados Paliativos. A simulação realística é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de competências clínicas, aprimoramento da comunicação e da empatia, além de promover a segurança do paciente em Cuidados Paliativos.

Observação: É possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando à otimização do curso.
(*) Essas disciplinas são ofertadas por meio da modalidade On-line com Aula ao Vivo, visando uma experiência de aprendizagem diferenciada.
(**) Disciplina onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

Professora


Profa. Halane Maria Rocha Pinto Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral em 2016. Médica de Família e Comunidade pela Comissão de Residência Médica (COREME) da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Sinop - MT. Fez a Residência Médica (R3) em Medicina Paliativa pela Universidade Federal do Ceará e o Curso de Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), vinculado à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV) e ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).Mentora do Curso de Pós-graduação em Cuidados Paliativos na Atenção Primária do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Foi coordenadora (novembro de 2021 a fevereiro de 2023) e médica assistente (março de 2021 a fevereiro de 2023) do Serviço de Cuidados Paliativos e médica (março de 2021 a fevereiro de 2023) do Ambulatório de Cuidados Paliativos do Hospital Geral de Fortaleza-CE. Médica (maio de 2021 a agosto de 2022) da Comissão de Cuidados Paliativos do Instituto Dr. José Frota - IJF. Professora (março de 2021 a junho de 2023) da Faculdade de Medicina da Unichristus. Membro da Academia Brasileira de Bioética Clínica e do Grupo de Trabalho (GT) de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). CRM-SP: 247791 RQE 120839 (Medicina de Família e Comunidade) RQE 1208391 (Medicina Paliativa). CRM-CE: 18143 RQE: 10814 (Medicina de Família e Comunidade)RQE: 12250 (Medicina Paliativa).


Professora


Profa. Maria Caroline Sutil da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2011), Pós - Graduada em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pela faculdade UNYLEYA e Psicologia Jurídica e Forense também pela faculdade UNYLEYA. Possui curso de capacitação em Avaliação Psicológica para Manuseio de Arma de Fogo, pela Psicoshop.


Professora


Profa. Bruna Correa Vaz

Enfermeira. Mestre em Ambiente e Saúde pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC-2021).Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC-2015 ).Especialista em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein(2023). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL(2018).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC-2011). Membro do Grupo de Pesquisa "Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (UNIPLAC). Experiência como Enfermeira com ênfase em Saúde da Família e Saúde da Mulher. Experiência como Enfermeira Coordenadora do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM) na Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Lages/SC (2016-2021). Experiência como e Gerente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde no Município de Lages/SC (2021-2022). Atualmente Gestora de Núcleos e Comitês na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Lages/SC e Docente do Curso Técnico em Enfermagem SENAC/Lages-SC. Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da SMS/Lages. Membro da Câmara Técnica Rede Cegonha Lages. Membro do Comitê de Prevenção à Mortalidade Materno, Infantil e Fetal. Membro do Comitê de Transmissão Vertical Serra Catarinense. Membro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Lages/SC. Membro titular do Conselho Municipal de Saúde Lages/SC. Membro da Comissão de Monitoramento do Protocolo de Atenção às Pessoas em Situação de Violência do Município de Lages. Membro do Coletivo de Prevenção e Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres no Município de Lages/SC. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário FACVEST.


Professora


Profa. Andreia Valéria de Souza Miranda

Doutora em Educação (UDESC). Mestre em Educação (UNIPLAC), com graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997).Atuo como enfermeira efetiva (assistencial) na Secretaria Municipal de Saúde de Lages e como docente na graduação e pós graduação no Centro Universitário UNIFACVEST de Lages. Possuo experiência na área de Enfermagem e na docência, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: terapias alternativas, educação permanente, prevenção, saúde mental, saúde da família, saúde pública, saúde coletiva; atuando ainda na pesquisa e orientação de artigos científicos. Terapeuta integrativa. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifacvest. Membro da Linha de Pesquisa de Promoção do Cuidado de Saúde.


Supervisora Técnica


Profa. Bianca Cristina Neves

Graduação em Fisioterapia pela Associação Catarinense de Ensino (2000). Graduação em Pedagogia (2022). Pós Graduada em Cuidados Paliativos pelo Hospital Albert Einsten. Pós Graduada em Gerontologia. Pós Graduada em Práticas Integrativas Complementares em Saúde. Pós Graduada em Gestão de Serviços de Saúde. Pós graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Pós graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Mental. Pós graduada em Atividade Física e Saúde. Responsável técnica pelo serviço de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi. Referência técnica do Planifica Sus. Responsável por diversos projetos de educação permanente em saúde, prevenção, promoção a saúde e qualidade de vida na Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi. Atua como fisioterapeuta em condições crônicas avançadas. Fisioterapeuta do Núcleo de Cuidados Paliativos da APS/Anita Garibaldi. Fisioterapeuta do Núcleo de Práticas Integrativas da APS/Anita Garibaldi. Fisioterapeuta do Programa Saúde do Trabalhador APS/Anita Garibaldi. Fisioterapeuta coordenadora do Programa Saúde na Escola APS/Anita Garibaldi. Vasta experiência clínica e prática em todas as áreas acima citadas.