Educação Infantil

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, se constitui a partir do binômio inseparável cuidar-educar, provendo o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, fazendo uso de práticas pedagógicas que promovam a garantia dos direitos fundamentais da infância. O conteúdo do curso é apresentado com a profundidade teórica necessária para o nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará junto à educação infantil, primeira etapa da educação básica.

Objetivos:
Especializar profissionais para a docência na educação infantil, por meio de uma formação reflexiva e crítica sobre a infância na contemporaneidade, tendo como destaque o aprofundamento dos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. 

- Proporcionar conhecimentos atualizados sobre a educação para a infância, levando em conta as novas tendências educacionais. 

- Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular. 

- Proporcionar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, que atendam às características e necessidades educacionais das crianças, nos dias atuais. 

- Aprofundar os estudos acerca do processo avaliativo educacional de crianças de 0 a 5 anos. 

- Compreender a importância da continuidade da educação infantil para o ensino fundamental. 

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação infantil.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Relação entre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Desenvolvimento biopsicossocial, cognitivo e motor desde o nascimento até os 11 anos de idade. O desenvolvimento humano como um processo integral de todas as estruturas do conhecimento. Aprendizagem e relações sociais. Aprendizado como um processo contínuo.
  • A aprendizagem humana. Principais correntes teóricas e principais pesquisadores da psicologia da educação (inatismo, empirismo e construtivismo).  Teorias da aprendizagem e processos de ensino e aprendizagem. A aprendizagem social sob a lente da teoria social cognitiva.
  • O lúdico e a brincadeira. Conceitos de ludicidade e brincar. Relações entre o lúdico e a vida adulta. Brincadeiras como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. A ludicidade e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
  • Definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A estrutura da BNCC e sua relação com a formação dos currículos. A organização das etapas de um currículo a partir da BNCC. A elaboração de um currículo para a educação infantil, na contemporaneidade, a partir da BNCC. O debate sobre um currículo nacional no campo da política educacional curricular. Os pontos positivos e negativos da implementação de um currículo nacional. A trajetória da política educacional até os dias atuais.
  • A brincadeira como uma das mais potentes linguagens da criança. A importância da brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. O brincar como fundamental no desenvolvimento das relações interpessoais. A importância do brincar na educação infantil. Os brinquedos mais utilizados com crianças de 0 a 5 anos de idade.
  • As políticas públicas relacionadas à educação inclusiva na educação infantil. A necessidade de uma relação dialética entre a pedagogia e as políticas de inclusão. A importância da interação entre a escola e a família. A participação da família na educação inclusiva. Os critérios de escolha da escola pela família. A elaboração de uma proposta de educação inclusiva para aluno com deficiência. Os vários aspectos que caracterizam a proposta de educação inclusiva. As características das crianças superdotadas e suas necessidades educacionais especiais.
  • A escrita e a oralidade. Análise da oralidade em textos literários. A relação da linguagem com seu contexto de produção. O papel dos adultos no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Práticas que desenvolvem a linguagem oral, leitura e escrita de crianças da educação infantil. A prática oral da linguagem como instrumento de transformação e desenvolvimento da consciência. O uso do texto e da leitura nas suas diferentes funções e contextos. O significado da escrita e da leitura nas suas múltiplas funções.
  • Os movimentos e a expressão corporal na educação infantil por meio da brincadeira das crianças. O corpo como importante ferramenta nas brincadeiras e aprendizagem da criança. As emoções expressas nas brincadeiras por meio das expressões corporais. A ludicidade nas diferentes manifestações artísticas das crianças. Das produções artísticas aos diferentes contextos de produção. A estrutura da BNCC. Os campos de experiência em arte para a educação infantil e as dimensões em arte no ensino fundamental. As unidades temáticas, objetos de conhecimento, competências e habilidades para o ensino das artes, na infância.
  • A utilização de marcas próprias das crianças em textos matemáticos e os significados que atribuem a elas. A importância de se explorar as ferramentas simbólicas da matemática por meio do brincar. Das marcas informais para a matemática escrita padrão. Os objetivos da educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos fundamentais para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. As principais orientações didáticas para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • A autoestima, o autoconceito e a interação como aspectos de promoção da aprendizagem. Práticas pedagógicas promotoras da autoestima, do autoconceito e da interação das crianças. A aprendizagem significativa e a globalização. O marco legal, os objetivos e a organização do ensino fundamental de 9 anos. As principais características do ensino fundamental na BNCC. Os diferentes tipos de planejamento. As funções do planejamento na educação infantil. 
  • A documentação pedagógica na educação infantil. A importância das observações, da escuta e dos registros do professor para a qualificação do trabalho na educação infantil. As diversas possibilidades de registros que o professor pode utilizar para compor a documentação pedagógica. A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da alfabetização como um instrumento fundamental na qualificação desse processo. A avaliação e a prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento. Métodos de avaliação em diferentes contextos.
  • A continuidade da educação infantil para o ensino fundamental. As práticas pedagógicas no ensino fundamental que asseguram as principais características da infância. A articulação das práticas pedagógicas entre docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Por que a criança que sai da educação infantil é a mesma que ingressa no ensino fundamental. A garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. A importância da continuidade do brincar nos primeiros anos do ensino fundamental.