Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Aeroespacial buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral ao resgate e transporte aéreos de pacientes graves e nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.

Em 2017, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a resolução 551/17 onde normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em aeronaves de asa fixa e rotativa, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu.  Esta inclusão, baseada nas melhores Evidências Científicas, trouxe a necessidade de ampliar a disponibilidade destes profissionais aos serviços aeromédico. 

Devido ao crescimento exponencial de aeronaves de resgate e transporte aéreo de paciente enfermos no Brasil, as instituições têm exigido cada vez mais a formação destes profissionais para atuar junto neste serviço, visto que no serviço aeromédico existe muitas peculiaridades relacionadas as mudanças fisiológicas dos pacientes graves devido a altitude. Visto está necessidade, a Faculdade Censupeg oferta o curso com diversos docentes atuantes em serviço aeromédico de diversas regiões do Brasil, repassando um conhecimento de qualidade baseado em Evidencias Científicas sólidas.

O curso na aérea aeroespacial oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem mais de 10 (turmas) turmas formadas e diversas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a)  Aeroespacial em resgate ou transporte aéreo em asa fixa ou rotativa. 

Objetivos:
O curso visa capacitar o profissional enfermeiro na área da Anatomia e Fisiologia Aeroespacial com ênfase no Resgate e Transporte Aéreo, aplicado a Fisiologia da Altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no Resgate Aéreo e Transferência Inter-hospitalar, bem como os conhecimentos específicos guardadas as competências legais do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em ambiente pré-hospitalar, considerando a abordagem em cardiologia, neurologia, pneumologia, pediátrico/neonatal.

Público-Alvo: 
Enfermeiros, Pilotos com nível superior, Oficiais de Segurança pública com nível superior. 

Formato do curso: 
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.



Disciplinas

  • 20 Disciplinas
  • Histórico da aviação no mundo e no Brasil, histórico da aviação no transporte aéreo, primeiro histórico de transportes, relatos dos transportes na época das guerras, tipo de aeronaves de transporte, principais diferenças das aeronaves para o transporte, evoluções no transporte aero, legislação Nº 2048 GM/MS, Nº 1010 GM/MS, CFM Nº 1529 – 1998, CFM Nº 1596 – 2000, COFEN Nº 389/2011.
  • Objetivo dos Sistemas de Custeamento, Planejamento e Controle de Custos, Cobrança de Materiais e Medicamentos (Rol de Procedimentos ANS, BRASINDICE e SIMPRO), ferramentas para analisar as contas de aeromédico, Processos de Trabalho e Comportamento Humano em Ambiente de Permanente Mutação em Saúde, Diferenças de Equipamentos Terrestres e Aeromédico, portaria n°8 do Inmetro.
  • Legislação da ANAC na aviação civil, IAC - Instrução de Aviação Civil, IS - Instrução Suplementar, controle do espaço aéreo, homologação de aeronaves de assa fixa e assa rotativa para Aeromédico, legislação de aeroportos, diferenças entre públicos e privados, lei n° 12.725 de 2012, lei n° 15.003 de 2009, decreto n° 50.943 de 2009, definições de aeródromos e helipontos, riscos ocupacionais na aviação.
  • Segurança de Voo no sistema da aviação civil, históricos de acidentes, sinalização de aeroportos, comportamento da equipe do Aeromédico dentro de aeroportos, normas de movimentação em pista dos aeródromos conforme exigências e orientações da INFAERO, sistema de investigação e prevenção de acidente aeronáuticos (SIPAER).
  • Pressão Atmosférica, Oscilação da Pressão de Oxigênio, pressurização e despressurização, tipos de hipóxias (mal de altitude ou mal de alta montanha), Zona/Estágios Indiferente, Lei de Boyle – Mariotte, Aerobaropatia e Disbarimos.
  • Atendimento e estabilização do paciente politraumatizado em solo. Estabilização de paciente seguinte o PHTLS, técnicas apropriadas para embarque e desembarque de politraumatizado em aeronaves de assa fixa, técnicas apropriadas para embarque e desembarque politraumatizado em aeronaves de assa rotativas, Lei de Boyle – Mariotte, temperatura do paciente em aeronaves de assa rotativa, cuidados com drenos.
  • Atendimento e estabilização de paciente com emergência cardiovascular, respiratória e neurologia em solo, estabilização de paciente em maca de transporte, controle de parâmetros vitais, medicamento e sedação, Lei de Boyle – Mariotte, técnica de apropriadas para embarque e desembarque de paciente em aeronaves de assa fixa, técnica de apropriadas para embarque e desembarque de paciente em aeronaves de assa rotativa.
  • Aeronaves para realização de resgate, técnicas de aproximação em áreas inóspitas, intempéries climáticas para realização de resgate, SCI, método START, equipes para AMUVI e suas atribuições.
  • Histórico e definição de CRM, fatores humanos: conceitos básicos, ambiente de altitudes elevadas, o homem e o ambiente, o sistema sensorial, visão, audição, equilíbrio, integração dos inputs sensoriais, saúde e higiene. Áreas problemáticas para os tripulantes, intoxicação, incapacitação, psicologia básica de aviação, desempenho humano e limitações, processo da informação humana, percepção, memória, seleção de resposta. Erro humano e confiabilidade modelo e teoria. Tomada de decisão, evitando e gerenciando os erros: gerenciamento de cabine, consciência situacional, comunicação, personalidade, individualidade, estresse, fadiga, sono e ritmo circadiano. Automação avançada de cabine. extraído do currículo de treinamento de desempenho humano da ICAO para os pilotos - exigências de habilidades.
  • Alteração fisiológicas em ambiente de voo, emergências obstétricas e intercorrências em voo, manejo de medicações para o transporte aéreo, manejo de paciente durante o voo, parto de emergência em voo.
  • Alteração fisiológicas em ambiente de voo ao paciente cardiopata, emergência cardiovascular e intercorrências em voo, manejo de paciente durante o voo, manejo de medicações para o transporte aéreo.
  • Alteração fisiológicas em ambiente de voo ao paciente com doenças respiratórias, emergência respiratórias e intercorrências em voo, manejo de paciente durante o voo, manejo de medicações para o transporte aéreo, manuseios de ventilador mecânico em voo ao paciente pulmonar, drenos em voo.
  • Alteração fisiológicas em ambiente de voo ao paciente neurológico, emergência neurológicas e intercorrências em voo, manejo de paciente durante o voo, manejo de medicações para o transporte aéreo, manuseios de ventilador mecânico em voo ao paciente neurológico, decolagem e pouso transportando paciente com TCE e AVE.
  • Alteração fisiológicas em ambiente de voo ao paciente pediátrica/neonatal, emergência pediátricas e intercorrências em voo, manejo de paciente durante o voo, manejo de medicações para o transporte aéreo, manuseios de ventilador mecânico em voo ao paciente pediátrico/neonatal, cuidados ao paciente queimado.
  • Controle de emoção, elaboração de tendas para pernoite, alimentação para sobrevivência em selva, sinalização de perdidos, criação de fogueiras, meios de fortunas.
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula.

  • Corpo docente composto por Mestres e Doutores atuantes em serviço Aeromédico sendo referencias no serviço Aeromédico no Brasil.

  • Curso reconhecido pela ABOA – Associação Brasileira de Operadores Aeromédico.

  • Seguindo as portarias vigente, permite o Enfermeiro(a) a assumir concursos públicos, onde nos editais solicitando titulação latu-sensu em Enfermagem Aeroespacial.

  • Em 2020, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a resolução 656/20 com o objetivo de normatizar a atuação do enfermeiro na assistência direta e no gerenciamento do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-hospitalar em veículo aéreo, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu. A Faculdade CENSUPEG segue as exigências desta resolução.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Titulação de Enfermeiro(a) Aeroespacial em sua carteira do Coren conforme Resolução 625/20 do Cofen, após envio de documentação para o órgão.


Coordenador Técnico


Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro na Faculdade Uniandrade Curitiba PR; Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergencia; Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial; Enfermeiro de Voo Hércules Táxi Aéreo; Enfermeiro Intervencionista do SAMU RMC; Professor de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg; Professor e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.

Professor


Drº René Augusto Avelleda

Neurocirurgião HUEM Curitiba PR; Operador de Suporte Médico do BPMOA/PR Base Leste; Médico Intervencionista do SAMU / SIATE Curitiba e São José dos Pinhais; Mestrando em Cirurgia – Faculdade Evangélica Mackenzie. Professor de Cirurgia da Faculdade Evangélica Mackenzie FEMPAR; Professor de Pós-graduação em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial na Faculdade Censupeg; Master Business Administration MBA Executivo em Administração na Fundação Getúlio Vargas; Public Policy, Finance and Investment Strategies. University of Chicago, UChicago;

Professora


Drª Michele Mamprim Grippa Cavassim

Medicina Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Cirurgia Geral Hospital Universitário Cajuru; Cirurgião Plástica Hospital Universitário Cajuru; Especialista em Resgate e Transporte Aeromédico Inspirar; Operadora de Suporte Médico do BPMOA/PR Base Leste; Médica Intervencionista do SAMU / SIATE Curitiba; Instrutora de ATLS Advanced Trauma Life Support; Professor de Pós-graduação em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial Faculdade Censupeg;

Professor


Paulo Cesar Segalla

- Fisioterapeuta Universidade Tuituti - Psicólogo Universidade Tuituti - Especialista em Docência no Ensino Superior UNINTER - Sargento Enfermeiro Veterano da Força Aérea Brasileira - Docente da Disciplina - Aspectos Fisiológicos da Aviação - no Aeroclube do Paraná, na Escola de Aviação CWB e na Escola de Aviação Drakon. - Professor de Pós-graduação em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial Faculdade Censupeg;

Professor


Enfº Jefferson Rank

- Enfermeiro IESC (Instituto Educacional de Santa Catarina); - Especialista em Terapia Intensiva UNIASSELVI; - Operador Aerotatico do Batalhão de Aviação da Policia Militar de SC; - Fire Instructor Texas A&M University Pro-Board NFPA 1041; - Incident Safety Officer (FEMA-USA); - Medical Team Specialist (TEEX - USA); - Operador em Medicina Tática (CIEMTED - Colômbia); - Instrutor na Escola para Bombeiros em Espanhol da TEEX Fire School USA; - Autor do livro "Resgate com cordas - nível Operações"

Professor


Juliano Kunen

- Policial Rodoviário Federal desde 2002. - Oficial R/2 do Quadro de Material Bélico - Exército Brasileiro - Comandante da Aeronave de Resgate da PRF - Graduado em Administração de Empresas Tuiuti - Especialização em Finanças FAE - Instrutor de voo e disciplinas relacionadas ao resgate aeromédico - Docente da Pós-graduação em Transporte Aeromédico - Atuou nas missões da Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Honras e Homenagens: - Colaborador Emérito do Exército, Exército Brasileiro. - Medalha do Mérito Aeronáutico de Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça.

Professora


Enfª Meire Caratapatti

- Graduada em Enfermagem UEM PR - Enfermeira intervencionista SAMU Norte Novo Maringá, Paraná ; - Operadora de Suporte Médico do SAMU Norte Novo PR; - Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência - Especialista em Medicina Aeroespacial e Transporte Aeromédico - Especialista em Segurança do Paciente no Serviço Pré hospitalar - Atuou na coordenação do serviço de Urgência e Emergência de Maringá PR - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg.

Professor


Eduardo Alexandre Beni

- Graduação em Curso de Formação de Oficiais PMESP - Piloto e instrutor de voo dos helicópteros Águia da Polícia Militar de São Paulo por 20 anos - Águia 31. - Graduado em Direito - UNIP - Especialista em Direito Público ESMP - Mestrado Profissional em Segurança e Ordem Pública - Doutor em Segurança e Ordem Pública - Coordenador do Congresso Aeromédico Brasileiro - Editor chefe do site Resgate Aeromédico - Docente dos cursos de Pós-graduação em Direito Aeronáutico, Segurança de Voo, Gestão em Aviação, Enfermagem e Medicina Aeroespacial.

Professora


Enfª Ana Cristina Lopes Machado Guimarães

- Enfermeira Obstetra - Universidade de Brasília - Operadora de Suporte Médico do GAVOP DF - Enfermeira Instrutora de Trauma e APH do SAMU/DF - Instrutora de Resgate Aéreo do GAVOP pelo SAMU/DF - Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial Faculdade Censupeg - MBA em Gestão de Serviços de Saúde Universidade São Camilo - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg.

Professor


Neriton Boanerges

- Graduação em Ciências (Licenciatura em Matemática e Ciências) - Polícia Rodoviária Federal (PRF) – de 1994 a 2019 - Tripulante Operacional da Divisão de Operações Aéreas da PRF – Florianópolis SC - Especialista em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar; - Especialista em Perícia em Acidentes de Trânsito; - Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial. - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg. - Foi responsável pela implantação da primeira base de resgate aéreo da Divisão de Operações Aéreas da PRF, onde atuou como operador de equipamentos especiais e socorrista.