Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula.
-
Corpo docente composto por Mestres e Doutores atuantes em serviço Aeromédico sendo referencias no serviço Aeromédico no Brasil.
-
Curso reconhecido pela ABOA – Associação Brasileira de Operadores Aeromédico.
-
Seguindo as portarias vigente, permite o Enfermeiro(a) a assumir concursos públicos, onde nos editais solicitando titulação latu-sensu em Enfermagem Aeroespacial.
-
Em 2020, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a resolução 656/20 com o objetivo de normatizar a atuação do enfermeiro na assistência direta e no gerenciamento do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-hospitalar em veículo aéreo, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu. A Faculdade CENSUPEG segue as exigências desta resolução.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Titulação de Enfermeiro(a) Aeroespacial em sua carteira do Coren conforme Resolução 625/20 do Cofen, após envio de documentação para o órgão.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Aeroespacial buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral ao resgate e transporte aéreos de pacientes graves e nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.
Em 2017, o Conselho Federal de Enfermagem publicou a resolução 551/17 onde normatiza a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel e inter-hospitalar em aeronaves de asa fixa e rotativa, tornando-se obrigatório a formação em pós-graduação lato sensu. Esta inclusão, baseada nas melhores Evidências Científicas, trouxe a necessidade de ampliar a disponibilidade destes profissionais aos serviços aeromédico.
Devido ao crescimento exponencial de aeronaves de resgate e transporte aéreo de paciente enfermos no Brasil, as instituições têm exigido cada vez mais a formação destes profissionais para atuar junto neste serviço, visto que no serviço aeromédico existe muitas peculiaridades relacionadas as mudanças fisiológicas dos pacientes graves devido a altitude. Visto está necessidade, a Faculdade Censupeg oferta o curso com diversos docentes atuantes em serviço aeromédico de diversas regiões do Brasil, repassando um conhecimento de qualidade baseado em Evidencias Científicas sólidas.
O curso na aérea aeroespacial oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem mais de 10 (turmas) turmas formadas e diversas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a) Aeroespacial em resgate ou transporte aéreo em asa fixa ou rotativa.
Objetivos:
- Capacitar o profissional enfermeiro na área da anatomia e fisiologia aeroespacial com ênfase no resgate e transporte aéreo, aplicado a fisiologia da altitude e peculiaridades na utilização de aeronaves de asas rotativas e fixas no resgate aéreo e transferência inter-hospitalar;
- Desenvolver conhecimentos específicos guardadas as competências legais do enfermeiro, desde o resgate de vítimas em ambiente pré-hospitalar, considerando a abordagem em cardiologia, neurologia, pneumologia, pediátrico/neonatal, trauma e agravos clínicos, até a etapa final no ambiente hospitalar.
Público-Alvo:
Enfermeiros, Pilotos com nível superior, Oficiais de Segurança pública com nível superior.
Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Mayra Wilbert
Aluna de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.
Encontrei professores maravilhosos na Faculdade CENSUPEG, todos com muita experiência nas suas áreas de atuação, a abordagem do conteúdo do curso é excelente, sem dúvidas, a qualidade das aulas é um diferencial, faz com os alunos sejam incentivados a participarem e estarem presentes em cada encontro.
Diogo Mendonça
Aluno de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.
A CENSUPEG leva aos alunos o conhecimento completo. Todos os professores ensinam o que realmente vivenciam ou vivenciaram na prática da profissão, possuem uma didática excelente, não é nada apenas teórico, as aulas fazem com o que o aluno tenha vontade de aprender e se superar, recomendo o curso da CENSUPEG com certeza.
Marcelo da Silva Dehoul
Aluno de Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo.
Já indiquei a CENSUPEG por diversas vezes pois os professores do curso são excelentes, todos com muita expertise nas áreas abordadas, é uma instituição dinâmica e atualizada.
Você vai Aprender
- A origem do serviço aeromédico e suas atribuições atualmente, assim como, as perspectivas para o futuro da aviação aeromédica e suas tecnologias.
- Objetivo dos sistemas de custeamento. Planejamento e controle de custos. Cobrança de materiais e medicamentos (rol de procedimentos ANS, BRASINDICE e SIMPRO), ferramentas para analisar as contas de aeromédico. Processos de trabalho e comportamento humano em ambiente de permanente mutação em saúde. Diferenças de equipamentos terrestres e aeromédico. Portaria n°8 do Inmetro.
- Estudo das atribuições da ANAC – Agência Nacional de Aviação Cível, relacionada ao serviço aeromédico, juntamente com as legislações vigentes.
- Caracterização dos riscos dentro de aeródromos e aeroportos, visando compreender o funcionamento do SIPAER.
- Compreensão de como um corpo humano sadio reage a altitude.
- Caracterização de como realizar o atendimento e estabilização de um paciente politraumatizado, seguindo os protocolos vigentes.
- Detalhamento de como realizar o atendimento e estabilização a um paciente com emergência respiratória, cardiológica e neurológica, antes da decolagem, seguindo os protocolos vigentes.
- As diversas modalidades e equipamentos para realização de resgates em área de difícil acesso. O SCI – Sistema de Comado de Incidentes, e como uma equipe de serviço aeromédico atuará em uma situação de AMUVI – Atendimento a Múltiplas Vítimas.
- Estabelecimento de relações e tomada de decisão, evitando e gerenciando os erros de cabine aeromédica.
- As mudanças fisiológicas que poderão ocorrer com a gestante durante o transporte aeromédico, devido as mudanças de altitude.
- Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização de um paciente com emergência cardiovascular antes mesmo de realizar a decolagem.
- Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização um paciente com emergência respiratória antes mesmo de realizar a decolagem. Manejo do paciente em ventilação mecânica no transporte aeromédico.
- Compreensão dos fatores que envolvem a estabilização de um paciente com emergência neurológica antes mesmo de realizar a decolagem.
- As diferenças entre o adulto, a criança e o neonatal. As principais emergências pediátricas e neonatais, juntamente com os protocolos de transporte neonatal.
- As diversas formas de busca pela sobrevivência em uma selva ou no meio do mar, em casos de acidentes ou imprevistos com a aeronave.
- Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
- Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica- pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
- Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.
Observação: É possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando à otimização do curso.
(*) Essas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.
(****) O Módulo Optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.