Enfermagem – Centro Cirúrgico e CME/SRPA

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Objetivo Geral: 
Qualificar enfermeiros para atuar nas unidades de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-anestésica e Centro de Material e Esterilização para planejamento, gestão e intervenções em enfermagem agindo nos processos de transformação da realidade de seu contingente populacional, de forma humanizada e segura, direcionada aos pacientes, respectivos familiares e sociedade.

Objetivos Específicos:
* Analisar aspectos teórico-práticos relacionados aos principais temas que contemplam a ação da enfermagem em Centro Cirúrgico;
* Atuar na Assistência direta ao usuário no Centro Cirúrgico no período transoperatório e Pós-operatório imediato; 
* Capacitar para o manejo, a administração, logística e esterilização de materiais manuseados em centros cirúrgicos;
* Desenvolver a gestão de enfermagem em bloco cirúrgico;
* Treinar para o transporte eficaz e o deslocamento dos usuários durante os procedimentos; 
* Desenvolver habilidades para a interação multiprofissional no processo de trabalho em Centro Cirúrgico.

Público-alvo:
Enfermeiros 

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • O código de ética dos profissionais da área da saúde. A autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. A benevolência, a defesa da universalidade dos direitos humanos. A consolidação da cidadania, o respeito à diversidade, o acesso as informações e a verdade.
  • Gerenciamento dos procedimentos de enfermagem na Hemodinâmica. Implantação, desenvolvimento e manutenção da qualidade do cuidado de enfermagem na hemodinâmica. Sistemas de comunicação. Agendamento procedimentos. Reprocessamento de resíduo. Gestão de Pessoas (dimensionamento, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho), Relacionamento interpessoal e Atuação Multiprofissional. Gestão de Recursos Materiais (logística de materiais e equipamentos).
  • Gerenciamento dos procedimentos de enfermagem no bloco cirúrgico. Implantação, desenvolvimento e manutenção da qualidade do cuidado de enfermagem no bloco cirúrgico. Sistemas de comunicação. Agendamento cirúrgico. Reprocessamento de resíduo. Gestão de Pessoas (dimensionamento, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho), Relacionamento interpessoal e Atuação Multiprofissional. Gestão de Recursos Materiais (logística de materiais e equipamentos). Planejamento Estratégico. Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde, Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde, Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle, Acreditação em Saúde, Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.
  • Gerenciamento dos procedimentos de enfermagem em Centro de Material. Implantação, desenvolvimento e manutenção da qualidade do cuidado de enfermagem em Centro de Material. Sistemas de esterilizações. Organização de materiais esterilizados. Entrada e saída de matéria, como realizar o devido controle. Armazenamento de material. Estocagem de matéria. Reposição de material e seu controle de usos.
  • Histórico das Infecções Hospitalares; Medidas de Bloqueio Epidemiológico; Principais Síndromes Infecciosas Hospitalares do Cliente Cirúrgico; Ambiente e Barreiras para Prevenir Infecções em Centro Cirúrgico.
  • Recursos humanos (equipe multiprofissional) e atribuições. Estrutura física e equipamentos do CC, Estrutura física e equipamentos da CME, Estrutura física e equipamentos da SRPA. Biossegurança e epidemiologia das infecções de sítio cirúrgico. Ergonomia no trabalho em CC. Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em CC.
  • Instrumentalizar o enfermeiro na implantação, criação e execução da SAEP em centro cirúrgicos, demonstrado ferramental e tecnologias na utilização do melhor cuidado ao paciente perioperatorio. Elaborar estudos de caso em diversos procedimentos cirúrgicos na utilização da SAEP.
  • Entender os conceitos e os objetivos que integram a segurança do paciente no centro cirúrgico a partir das concepções da Organização Mundial de Saúde; identificar e prevenir eventos adversos, danos e erros no cuidado em saúde; promover a cultura da segurança; discutir o gerenciamento de riscos no centro cirúrgico e a biossegurança; discutir as Metas de Cirurgia Segura; Sign-In, Timi-Out e Sing-Out.
  • Estrutura física e equipamentos da CME. Planejamento, organização e controle das áreas. Limpeza, desinfecção e esterilização. Preparo de materiais termo sensível. Tipos de esterilização. Invólucros cirúrgicos. Definição e monitoramento de processos. Segurança e validação do processo de esterilização. Registro e controle de qualidade nos processos. Interfaces do cuidado de enfermagem e Centro de Materiais e Esterilização. Legislações e normas técnicas. Organização do trabalho. Legislações vigentes.
  • Conhecer as técnicas de cirurgia robóticas mais realizadas atualmente; reconhecer materiais e equipamento utilizados em cirurgias robóticas; esterilização de materiais utilizados em cirurgias robóticas; assistência de enfermagem junto a um procedimento de cirurgia robóticas.
  • Atuação do enfermeiro junto aos devidos cuidados de enfermagem dentro de um Centro Cirúrgico; reconhecer principais procedimentos de enfermagem dentro do Centro Cirúrgico; organizar equipe dentro dos devidos blocos.
  • Realizar ações de enfermagem juntamente ao paciente saindo de uma sedação; reconhecer sinais de gravidades pós-operatórios; priorizar atendimento imediatos os pacientes graves; interpretar gasometria arterial em suas possíveis alterações em uma sala pós-operatória.
  • Aspectos gerais da farmacocinética, farmacodinâmica, estocagem, preparo, cálculo de dosagem e administração de medicamentos. Farmacologia aplicada ao Centro Cirúrgico e Unidade de Recuperação Pós–anestésica. Assistência de enfermagem na recuperação anestésica.
  • Abordar o Trabalho em equipe, Humanização no atendimento e a Atuação do enfermeiro e a equipe multidisciplinar e os princípios éticos.
  • Cuidados ao potencial Doador de órgãos; Aplicação de protocolo no Pré, Trans e Pós Renal; Captação de múltiplos órgãos para Transplante (CC); Assistência de Enfermagem ao paciente Transplantado.
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*). Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na Modalidade Presencial.
(***) O Módulo Optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.