Engenharia de Processos de Produção de Celulose e Papel

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Possibilidade de ampliar de forma expressiva o networking com lideranças de diversas áreas da indústria de papel e celulose em todo o Brasil.

  • Corpo docente composto por grandes referências da indústria de papel e celulose de diferentes regiões do Brasil.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Uma característica fundamental do nosso tempo é a velocidade com que se dão as mudanças nos campos da ciência e da tecnologia. Tal circunstância requer esforços, dos profissionais de todas as áreas, no sentido de uma contínua atualização profissional.

No campo da Engenharia de Processos de Produção de Celulose e Papel, a rapidez com que ocorrem as transformações científicas e tecnológicas, aliadas aos aspectos de sustentabilidade e governança corporativa, tem um efeito ainda mais importante pois neste âmbito, por tratar-se de uma área onde o surgimento das novas tecnologias tem repercussão praticamente imediata, o vertiginoso ritmo das inovações exige deste profissional a capacidade de compreendê-las e absorvê-las com rapidez e eficiência.

A consciência da necessidade de uma contínua atualização profissional, iniciada na graduação, é imprescindível para um competente desempenho profissional.

Particularmente o conhecimento em tecnologias de produção de celulose e papel não é transmitido em cursos de graduação em engenharia tradicionais e o propósito deste curso é o cumprir este objetivo pois, desta forma, o tempo de retorno de resultados deste profissional será diminuído consideravelmente.

Em síntese, o especialista em processos de produção de celulose e papel é um profissional com conhecimento crítico, criativo, tecnicamente competente e cônscio da realidade em que atua, pois, a crescente complexidade dos desafios postos ao profissional, seja no domínio da pesquisa, seja no campo da produção, não mais comportam a figura do profissional isolado e esta qualidade é transmitida ao longo do curso.

Objetivos:
• Proporcionar uma visão sistêmica do processo de fabricação de papel que tem origem na floresta e passa pela fabricação de celulose e termina na conversão;
• Disponibilizar conhecimento técnico-científico aos profissionais graduados que atuam no setor de celulose e papel, incluindo os fornecedores de equipamentos, serviços, manutenção e produtos químicos;
• Qualificar a mão de obra de forma a contribuir para o aumento da competitividade da indústria nacional de celulose e papel.

Público-Alvo:
Profissionais graduados pertencentes ao setor industrial de celulose e papel incluindo os fornecedores de equipamentos, serviços, manutenção e produtos químicos.

Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro pr
esencial com possibilidade de interação imediata.

Turma disponível para ingresso:
      -  Início:  26 de Fevereiro de 2026, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.



Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Você vai Aprender

  • Nesta disciplina o acadêmico ira aprender sobre a estrutura e composição química da madeira; química bem como o processo de deslignificação da madeira e os Métodos analíticos.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá entender acerca das fibras da madeira e da polpação. Compreenderá as operações de linhas de produção de fibras bem como do preparo de Madeira e seu processo de cozimento em batelada e contínuo. Será capaz de diferenciar os processos de lavagem de polpa e de depuração de polpa.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá compreender acerca do gerenciamento sustentável dos recursos florestais, o futuro das florestas e ecossistemas florestais. Quais são os recursos florestais globais e as estrutura e biomassa da madeira. Terá capacidade de realizar o inventário e planejamento do gerenciamento florestal de ecossistemas florestais e compreenderá como funciona o setor florestal e a economia nacional.
  • Nesta disciplina o acadêmico ira aprender sobre os Deslignificação com Oxigênio: química e processo, Branqueamento: princípios e definições, reações da lignina, carboidratos e extrativos, Reversão de alvura, Estágios de branqueamento, Sequências de branqueamento e Fechamento de circuitos.
  • Nesta disciplina o acadêmico ira compreender a importância da química e das ligações químicas na fabricação de papel. Aprenderá como realizar testes de laboratório de retenção e drenagem. Terá conhecimento acerca da Química do alumínio, cargas e pigmentos, colagem interna do papel, química da água na máquina de papel, depósitos em máquina de papel. Será de domínio do acadêmico a influência do refugo na química da parte úmida, a microbiologia, os aditivos de resistência a seco e a úmido, os corantes e agentes branqueadores óticos.
  • Nesta disciplina o acadêmico ira aprender sobre os tipos de papéis e cartões, os objetivos dos ensaios em polpa e papel, as propriedades de fibras, as propriedades do potencial de polpa para fabricação de papel, as análises químicas de polpa, as propriedades físicas e mecânicas de papel e cartão, as propriedades óticas do papel, as propriedades de polpas recicladas e a padronização de ensaios de polpa e papel.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá aprender como ocorrem os processos de preparação da massa e parte úmida da máquina de papel, a secagem da folha, a calandragem, enrolamento e rebobinamento, embaladeira e cortadeira. Compreenderá os objetivos e a composição do revestimento dos tipos de papéis e cartões. Aprenderá as diferenças acerca dos papéis revestidos a base de pasta mecânica e sem pasta mecânica e dos tipos de pigmentos para revestimento (caulim, talco, carbonato de cálcio natural e precipitado, pigmentos sintéticos plásticos, látex, Carboximetilcelulose) bem como a preparação de tinta, o controle de qualidade e desenvolvimento e as tendências para o futuro.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá aprender sobre os processos, as variáveis, as tintas e a qualidade da impressão com ênfase nas novas tecnologias e equipamentos
  • Nesta disciplina o acadêmico ira aprender os seguintes temas: Conversão, tipos de produto, adição de valor ao produto; Pré-tratamento em máquina; Umedecimento e adesão na conversão de papel e cartão; Aplicações industriais; Linhas de conversão e operações; Dispersões e suas aplicações; Extrusão e suas aplicações; Fabricação de embalagens de cartão; Papéis e cartões convertidos como materiais de embalagem.
  • Nesta disciplina o acadêmico ira conhecer os aspectos gerais, estatísticas e legislação para o uso de fibras recicladas. Compreenderá quais são os sistemas de coleta, fontes e tipos de papéis recuperados, assim como o controle de qualidade e reciclabilidade de papéis recuperados. Aprenderá sobre as operações unitárias e equipamentos. Quais são os projetos de processos e a química do processo de destintamento. Como funciona o branqueamento de polpa destintada e o potencial da polpa reciclada para fabricação de papel. Estudará sobre os Stickies em polpa reciclada e os aspectos ambientais.
  • Nesta disciplina o acadêmico discorrera acerca dos controles ambientais, dos padrões ambientais permitidos para a indústria, das cargas de efluente da indústria, do tratamento da água bruta e de efluentes, da redução de emissões atmosféricas e resíduos sólidos e líquidos bem como outros impactos ambientais e suas reduções e quais são as ferramentas para o gerenciamento ambiental.
  • Nesta disciplina o acadêmico fará uma revisão da etapa de recuperação do processo Kraft: propriedades das correntes, a evaporação do licor negro: propriedades, princípios da evaporação, aspectos de projeto, transferência de calor, os sistemas de evaporação e aplicações, separação de sabão e incrustação em superfícies de troca de calor, a caldeira de recuperação, a preparação de licor branco e os subprodutos do processo de polpação Kraft.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá compreender usos modelagem matemática, os processos, as leis fundamentais – Balanços e Equações Construção de Modelos de Processos – Exemplos, os Modelos lineares e não lineares, as técnicas de modelagem e o uso dos simuladores de processos: CADSIM plus, ou IDEAS
  • Nesta disciplina o acadêmico aprenderá sobre os elementos do laço de controle por realimentação (feedback) convencional, os modelos aproximados para controle de processos, a dinâmica de sensores e elementos finais, as medidas de desempenho para laços de controle, os métodos clássicos para sintonia, o controle lambda, o controle antecipativo (feedforward), a compensação de tempo morto, controle de razão (ratio) e o controle digital;
  • Caracterização e noções de recalcitrância da biomassa, pré-tratamentos físicos, químicos, térmicos e biológicos da biomassa, além de plataformas de biorrefinarias baseadas em carboidratos, lignina e extrativos. Conceitos acerca de enzimas, biomassas florestais e industriais, rotas tecnológicas de extração e conversão de hemiceluloses, celulose, lignina e extrativos em bioquímicos e biomateriais.
  • Nesta disciplina o acadêmico ira aprender sobre o tratamento de água: clarificação e filtração, abrandamento e desmineralização. Como ser dá a geração de vapor: qualidade de água para geração de vapor, caldeiras e controle de qualidade do vapor, bem como a distribuição de vapor e Transformação: turbinas a vapor, ciclos de vapor e sistemas industriais típicos e distribuição de Energia Elétrica.
Carregando professores...