Fisiologia do Exercício Avançado

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício Avançado tem como objetivo preparar profissionais para prescrever exercício físico de forma segura e consciente, pautados nos conceitos da fisiologia do exercício, seja ele aeróbico ou treinamento de força.

Objetivos do Curso
* Proporcionar o conhecimento sobre a fisiologia do exercício de forma avançada, com um olhar que entregue resultado ao cliente;
* Construir referências que evidenciam a importância da fisiologia do exercício de forma prática e totalmente baseada em evidências atuais;
* Propiciar conhecimento que possibilite um trabalho com diferentes populações, ampliando o escopo de atuação do profissional da área.

Público-alvo
Bacharéis ou licenciados em Educação Física, profissionais da área da saúde, entre outros que tenham interesse.

Modalidade: Presencial.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceitos da fisiologia da atividade física. Metabolismo energético e transferência de energia no exercício. Consumo de energia durante o repouso e no exercício físico. Adaptações cardiorrespiratórias e neuromusculares no exercício físico. Respostas agudas e crônicas do sistema cardiorrespiratório e neuromuscular ao exercício físico em diferentes intensidades. Resposta ao exercício em ambientes diversos.
  • Introdução ao estudo das linhas de atuação da biomecânica. Adaptação e evolução do sistema locomotor. Conceitos de cinemática, cinética e dinâmica. Biomecânica óssea e muscular e articular. Análises qualitativas e quantitativas do movimento humano.
  • Introdução as reações metabólicas do organismo estando parado e frente as adversidades impostas pelo exercício físico, analisando conceitos fisiológicos e bioquímicos de forma teórica e prática.
  • Introdução à nutrição no esporte. Metabolismo energético no exercício físico. Avaliação da composição corporal de atletas. Importância dos macronutrientes na atividade física. Planejamento dietético para praticantes de exercício físico. Nutrição pré, durante e pós exercício. Hidratação. Recursos ergogênicos nutricionais.
  • Apresenta como deve ocorrer a abordagem inicial com o aluno, sobre identificação de alterações de fatores de risco coronariano e estilo de vida. Aborda as questões relacionadas à mudança do estilo de vida e a prática de hábitos saudáveis relacionados à promoção da saúde e bem-estar. Orienta a aplicação de escalas de triagem para nortear a avaliação física do aluno.
  • Definição do treinamento de força e seu conceito histórico de forma a compreender a prática de musculação a luz da ciência e totalmente embasada, deixando apto o profissional a prescrever treinamento de forma eficaz, eficiente e com segurança.
  • Orientação dos métodos de treinamento de força e os seus objetivos na prática de musculação, buscando apresentar ferramentas para os profissionais que desejam atuar de forma a quebrar o platô de treinamento.
  • Introdução ao sistema cardiovascular e respiratório. Propriedades intrínsecas das células miocárdicas. Atividade elétrica miocárdica. Ciclo cardíaco. Débito cardíaco e retorno venoso. Circulação arterial e venosa. Hemodinâmica. Regulação da pressão arterial. Mecânica da respiração. Quociente Respiratório. Volumes e capacidades pulmonares. Transporte de gases no sangue. Consumo máximo de Oxigênio. Diferença Arteriovenosa.
  • Estrutura morfofuncional do sistema endócrino, caracterizações dos hormônios, seus receptores, suas ações sobre os diversos órgãos-alvo e sua regulação. Funções do controle homeostático. Interações entre as ações dos diversos hormônios e suas relações com outros sistemas de controle.
  • Conceitos de saúde, performance e qualidade de vida. Fundamentos do sistema imunológico: células, funções, fagocitose e inflamação. Imunidade inata e adquirida. Antígenos e anticorpos. Alergia. Aspectos do sistema linfático. Efeitos agudos e crônicos do exercício na resposta imune. Suplementos nutricionais e função do sistema imune. Exercício e prevenção de doenças. Exercício em condições especiais de saúde.
  • Anatomia e fisiologia do sistema nervoso. Sistema nervoso e os órgãos dos sentidos. Reflexos. Córtex cerebral. Sistema nervoso autônomo. Anatomia e fisiologia do sistema muscular. Placa motora. Contração muscular. Propriedades bioquímicas e mecânicas entre os tipos de fibras musculares. Fuso Muscular. Órgão Tendinoso de Golgi. Envelhecimento do sistema neuromuscular. Sarcopenia. Células Satélite.
  • Definição do treinamento de resistência para atividades de longa duração (Endurance). Adaptações Hormonais e Fisiológicas na corrida de rua. Métodos de treinamento. Nutrição aplicada às corridas de rua. Treinamentos concorrentes, pliometria, resistência de força e seus efeitos na economia da corrida. Periodização do treinamento.
  • Sobrepeso, gordura e obesidade. Fatores que influenciam a obesidade. Obesidade e qualidade de vida. Síndrome metabólica. Abordagens capazes de alterar o equilíbrio energético de forma a induzir perda de peso. Dieta, exercício e emagrecimento. Desidratação.
  • Ajustes fisiológicos com o treinamento de força. Ganhos neurais e musculares. Força e flexibilidade. Variáveis do treinamento com sobrecargas. Exercícios de Musculação. Métodos de treinamento com pesos. Prescrição de treinamento com sobrecargas para ganhos de força, potência, hipertrofia, e resistência muscular.
  • Conceitos e estrutura do treinamento desportivo. Princípios de treinamento. Meios e métodos de treinamento. Caracterização das capacidades físicas. Caracterização das modalidades esportivas. Exercício em ambiente aquático. Etapas de preparação desportiva. Periodização. Treinamento na infância e adolescência. Treinamento na altitude (Hi-Lo). Overtraining. Montagem de programas de treinamento desportivo.
  • Introdução e estudo das linhas de atuação da biomecânica. Adaptação e evolução do sistema locomotor. Conceitos de cinemática, cinética e dinâmica. Biomecânica óssea, muscular e articular. Análises qualitativas e quantitativas do movimento humano.
  • Fundamentos e estruturação do treinamento personalizado físico e funcional para indivíduos especiais. Programa de atividades adaptadas para grupos diferenciados considerando: obesos, cardíacos, gestantes, asmáticos, deficientes, transtornos mentais, entre outros. Indicações, contraindicações e aplicação médica. Implementação de equipamentos e espaço físico.
  • Conjunto de atividades físicas a partir do fundamento das mais diversas modalidades de luta, tais como: Muay Thai, Boxe e Jiu-jítsu. Principais benefícios das artes marciais.
  • Prescrição do treinamento HIIT - High-Intensity Interval Training, ou seja, Treino Intervalado de Alta Intensidade para diferentes grupos populacionais e objetivos de treinamento através de protocolos validados cientificamente.


Supervisor Técnico


Juliano Silveira Guimarães

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011) e Mestrado em Ciências do Exercício Físico pela Fundação Universitária Ibero-americana (2021). Atualmente é terceirizado da Academia Grupo R 10, pesquisador - Universidade São Fidélis e professor docente da CENSUPEG do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em PERSONAL TRAINER.


Professor


Luciano Daniel Silva

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1997-2004). Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2004-2006). Pós-Graduação Lato-Sensu em Treinamento Esportivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2009). Mestrado em Ciências da Saúde (Fisiologia e Bioquímica do Exercício) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2009). Professor convidado em cursos de Pós-Graduação (Especialização). Professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdades Esucri (2009-2022) nas disciplinas: Estágio Profissional I; Fisiologia do Exercício; Fisiologia Humana; Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais; Personal Trainer; Ensino da Flexibilidade e Avaliação e Prescrição de Exercícios. Professor do curso de Nutrição da Faculdades Esucri (2018-2022) na disciplina de Biologia Celular; Professor do curso de Psicologia da Faculdades Esucri (2018-2022) nas disciplinas de Biologia Celular e Fisiologia Humana; Professor substituto de Educação Física no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) (2018-2019). Trabalha na área de Personal Training (2004-2022); preparação física de atletas de atletismo, voleibol e vôlei de praia. Preparador físico Equipe voleibol adulto feminino de Chapecó/SC (2022 - atualmente); Professor Projeto Correndo para Vencer do Instituto Edson Luciano Ribeiro - INELUR (2022 - atualmente); Foi atleta de atletismo de 1989 a 2012; Sócio/Diretor Técnico da KIRON ASSESSORIA ESPORTIVA - Araranguá-SC. (2013-2017).


Professor


Bruno Luiz da Silva Pieri

Nutricionista formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC - 2010). Pós-Graduado em Nutrição Esportiva (UNIDERP - 2012), Fisiologia Humana (Estácio - 2015) e Bioquímica do Exercício (Estácio - 2015). Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciências da Saúde na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), aonde atua atualmente como professor nos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Tem experiência na área de fisiologia e bioquímica (com ênfase em bioquímica nutricional e esportiva).


Professora


Ana Maria Jesuino Volpato

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-2007), doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2011) e pós-doutorado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-2013). É professora no curso de Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atua nas disciplinas de anatomofisiologia, desenvolvimento e aprendizagem, academia I e II, treinamento funcional e prescrição de exercícios para grupos especiais. É gestora na empresa GoLifestyle desde 2021.


Professor


Luiz Fernando Basilio Timotheo de Oliveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2011).