Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico
Pós-Graduação EAD
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O exercício físico vem ganhando destaque como parte do tratamento de diversas doenças. Tal fato torna-se notório visto a quantidade de pesquisas científicas publicadas nos últimos anos que mencionam essa intervenção como uma ferramenta eficaz no processo terapêutico.
Para que seja realizada de forma correta, a intervenção com exercícios físicos no tratamento de doenças requer alto nível de conhecimento e especialização na fisiologia e prescrição do exercício físico, além do conhecimento técnico da doença – a nível fisiopatológico –, visto a necessidade de se respeitar o princípio da individualidade biológica e patológica.
Nesse sentido, faz-se importante compreender que a fisiologia e a prescrição do exercício clínico é um mercado crescente, no meio científico e social, que carece de profissionais capacitados e instituições que possam atender essa necessidade de formação profissional.
Portanto, este curso visa oferecer condições para que o aluno amplie seu conhecimento acerca do tema e possa aplicá-lo de forma prática, pautado em uma base teórica sólida, que permita consolidar sua atuação profissional.
Objetivos:
Desenvolver base técnico-científica por meio do conhecimento teórico-prático da fisiologia do exercício clínico, a fim de preparar e instrumentalizar o profissional da saúde de forma autônoma, crítica, ética e construtiva na prescrição do treinamento para a saúde em geral.
- Proporcionar conhecimento específico e centralizado sobre a área de intervenção dentro das particularidades da doença e/ou complicações.
- Estruturar o conhecimento científico e investigativo para atualização profissional relacionada à fisiologia do exercício clínico.
- Desenvolver a capacidade do profissional em estabelecer a relação do conteúdo científico com a sua prática profissional.
Público-Alvo:
Profissionais com formação superior na área da saúde, mais precisamente em educação física, fisioterapia, medicina e nutrição.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Princípios de bioenergética e metabolismo energético: metabolismo anaeróbio, fosfocreatina e glicólise anaeróbia, metabolismo aeróbio, glicólise aeróbia e oxidação de ácidos graxos, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa, sinalização hormonal e regulação metabólica.
- Mecanismos fisiológicos que ocorrem no organismo humano, nas condições de repouso e exercício físico (agudo e crônico), abordando os seguintes aspectos: fisiologia respiratória e fisiologia cardiovascular.
- Mecanismos fisiológicos que ocorrem no organismo humano, nas condições de repouso e exercício físico (agudo e crônico), abordando aspectos ligados à fisiologia neuromuscular.
- Variáveis metodológicas do treinamento de força e nos procedimentos mais eficazes para provocar adaptações desejáveis no organismo humano em função do treinamento da força muscular em suas diversas manifestações (hipertrofia, máxima, resistência, isométrica e potência) com populações diversas e para finalidades distintas (desempenho e saúde).
- Mecanismos fisiológicos que ocorrem no organismo humano, nas condições de repouso e exercício físico (agudo e crônico), abordando os seguintes aspectos: fisiologia respiratória e fisiologia cardiovascular.
- Métodos empregados na prescrição e supervisão de programas de exercícios físicos direcionados a pessoas saudáveis.
- Métodos empregados na prescrição e supervisão de programas de exercícios físicos direcionados a populações especiais.
- Métodos empregados na prescrição e supervisão de programas de exercícios físicos direcionados a crianças e idosos.
- Utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada.
- Avaliação preliminar da saúde, a anamnese, o PAR-Q e exames complementares necessários para início em programas de atividade/exercício físicos, com objetivos variados. Análise postural, seus desvios e correções, por meio de métodos específicos. A antropometria e a composição corporal. Prática de medidas antropométricas.
- Estado de prontidão física do indivíduo, possibilidades de desenvolvimento e sua relação com o aprimoramento do desempenho físico e saúde.
- Princípios de treinamento esportivo. Métodos e técnicas de avaliação da condição física. Procedimentos de mensuração dos componentes relacionado às capacidades motoras coordenativas, avaliação da velocidade e da flexibilidade.