Licenciatura em Educação Física
Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.
-
Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.
-
Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.
-
Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil.
-
Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.
-
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.
-
Sempre um professor referência junto de você, aqui você nunca está sozinho.
-
A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso.
-
Em toda aula, você terá o
-
Só aqui você terá os PIPAs – Projetos Inovadores Profissionais de Aprendizagem, nos quais você aprende a trabalhar por projetos e a desenvolver as competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, conforme indicado pelo Fórum Econômico Mundial.
-
No Programa ConectAtivos, você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo.
-
Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Você sente que sua formação em Educação Física não está atendendo às demandas do mercado de trabalho e não está ajudando você a se destacar profissionalmente? Deseja se tornar um profissional competente, capaz de compreender e abordar questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, e de inspirar pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo ao seu redor?
O Curso Superior de Licenciatura em Educação Física na modalidade EAD da Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para construir e reconstruir conhecimentos, ampliar sua visão humanística e cultural, e apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada. Este curso prepara você para lidar com situações diversas e emergentes, transformando esses desafios em condutas pessoais que potencializam o protagonismo profissional.
Para além das intenções profissionalizantes evidentes, o curso é voltado à formação de excelência de profissionais especializados no manuseio do repertório técnico-científico requisitado pela profissão de professor. Os profissionais formados terão sólido conhecimento sobre as dinâmicas e os mecanismos de funcionamento das instituições de ensino da sociedade.
Assim, pretende-se assegurar ao profissional graduado no curso de Educação Física uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e domínio de conceitos e da área de conhecimento e intervenção profissional. O curso abrange a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, ginástica, jogo, esporte, lutas e dança. Tudo isso visando atender às necessidades sociais nos campos da saúde, educação, formação, cultura, alto rendimento esportivo e lazer.
Imagine se tornar um profissional capaz de transformar vidas e inspirar mudanças, com uma formação que não só atende às demandas atuais do mercado de trabalho, mas também prepara você para desafios futuros. Não perca a oportunidade de se destacar!
Inscreva-se agora no Curso Superior de Licenciatura em Educação Física da Faculdade CENSUPEG e comece a construir um futuro brilhante na área da Educação Física. Garanta já a sua vaga e transforme sua carreira!
Grau Acadêmico:
Licenciatura
Todas unidades CENSUPEG do Brasil.
Mercado de Trabalho:
Docência, Ensino e Pesquisa e Centros Esportivos.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Planejar, executar e analisar pesquisas, promovendo inovação no campo da Educação Física, aplicando técnicas de pesquisa e conhecimentos de estatística com postura ética e desenvolvendo soluções criativas baseadas em evidências científicas.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar conceitos éticos na prática profissional, refletindo sobre responsabilidade social e ambiental, desenvolvendo consciência crítica sobre desigualdades sociais, direitos humanos e sustentabilidade, promovendo práticas éticas e sustentáveis que contribuem para o bem-estar coletivo e a preservação ambiental.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, realizando a avaliação da cena e da vítima, executando o suporte básico de vida (SBV), manejando lesões e ferimentos, identificando condições de emergência, e garantindo a segurança do ambiente, enquanto se respeitam aspectos legais e éticos do atendimento pré-hospitalar.
- Carga Horária: 70 horas | Ementa: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da biologia humana nas práticas relacionadas à saúde, diagnóstico e intervenções biológicas, integrando conhecimentos sobre estrutura e função celular, mecanismos de hereditariedade e dinâmicas celulares na prática profissional.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Aplicar os conhecimentos de anatomia humana na prática profissional, identificando estruturas anatômicas e correlacionando-as com aspectos funcionais e práticos em situações clínicas e esportivas.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Compreender os fundamentos da fisiologia humana e aplicá-los no desenvolvimento de programas de saúde e performance física, analisando as respostas fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico e o impacto dos nutrientes e do metabolismo no desempenho físico.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de indivíduos em todas as fases da vida, aplicando conhecimentos sobre as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física e das teorias do desenvolvimento humano, considerando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais de cada etapa do desenvolvimento, da infância à velhice, e adaptando estratégias para atender às necessidades específicas de diferentes grupos.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar avaliações funcionais e desenvolver programas de reabilitação e performance física, aplicando princípios de cineantropometria e cinesiologia na análise do movimento humano, com base na biomecânica e nos movimentos articulares e musculares.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar o planejamento e condução de aulas de esportes coletivos e individuais, aplicando metodologias eficazes de ensino com base nos princípios pedagógicos e técnicos, promovendo o desenvolvimento técnico e tático de forma inclusiva e segura.
- Carga Horária: 150 horas | Ementa: Garantir a inclusão de pessoas com deficiências físicas, motoras, intelectuais e sensoriais nas práticas de Educação Física, desenvolvendo estratégias adaptadas que assegurem a participação plena e respeitem as características e necessidades individuais em atividades esportivas.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover a equidade e a garantia dos direitos humanos por meio do reconhecimento e valorização das múltiplas experiências e identidades humanas, considerando a complexidade humana, abordando a diversidade de gênero, sexualidade, raça e aspectos culturais, sociais e biológicos, para construir uma educação inclusiva e justa.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar, organizar e gerir processos educativos no ambiente escolar, aplicando práticas pedagógicas inovadoras, integrando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e desenvolvendo projetos educativos que favoreçam uma aprendizagem significativa.
- Carga Horária: 80 horas | Ementa: Exercício, homeostase e metabolismo; Proteínas; Água; Vitaminas; Lipídeos; Transferência de Energia anaeróbica; Transferência de Energia Aeróbica; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema respiratório; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema digestório; Efeitos da atividade motora no sistema neuromuscular; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular; Ação muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Desenvolver e aplicar métodos didáticos inovadores e metodologias ativas no ensino da Educação Física, estimulando a aprendizagem ativa, o desenvolvimento de habilidades sociais e a integração de conhecimentos em um contexto multidisciplinar.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover a saúde e a qualidade de vida no contexto escolar, utilizando a Educação Física como meio para conscientizar os acadêmicos sobre hábitos saudáveis, abordando temas como saúde mental, nutrição e atividade física de forma interdisciplinar.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Organizar e gerir processos pedagógicos nas escolas, elaborando e aplicando planos, projetos e documentos orientadores como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Projeto Político Pedagógico, otimizando os recursos e o planejamento do ambiente escolar para aprimorar a gestão educacional.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar aulas de Educação Física que integrem conteúdos de outras disciplinas, aplicando conceitos de interdisciplinaridade e metadisciplinaridade, promovendo projetos educacionais que envolvam a comunidade escolar e valorizem a diversidade cultural.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover o neurodesenvolvimento e a aprendizagem das crianças na escola por meio de práticas lúdicas, utilizando o brincar e a exploração criativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, criando um ambiente prazeroso e propício ao amadurecimento.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Documentos norteadores da estrutura e organização da escola. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica. Espaços escolares com seus profissionais e respectivas funções. Planejamento no cotidiano da gestão escolar. Recursos utilizados para gerir e planejar o desempenho do ambiente escolar.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar aulas de Educação Física que integrem conteúdos de outras disciplinas, aplicando conceitos de interdisciplinaridade e metadisciplinaridade, promovendo projetos educacionais que envolvam a comunidade escolar e valorizem a diversidade cultural.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover o neurodesenvolvimento e a aprendizagem das crianças na escola por meio de práticas lúdicas, utilizando o brincar e a exploração criativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, criando um ambiente prazeroso e propício ao amadurecimento.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Planejar e desenvolver atividades de ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aplicando uma análise crítica da realidade escolar e do currículo, coletando dados institucionais e da comunidade, e refletindo sobre a prática docente por meio de observações, elaboração de projetos de ensino e construção de portfólio, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Desenvolver e implementar projetos de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental, observando a prática docente e a dinâmica da escola e da comunidade, analisando o currículo e a realidade escolar, e registrando a experiência de estágio em um portfólio para a reflexão sobre a prática profissional, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Adaptar práticas pedagógicas a diferentes espaços educacionais, aplicando estratégias de ensino e avaliação que considerem a diversidade e as realidades sociais dos estudantes, e planejando atividades com foco no desenvolvimento integral e nas competências da BNCC, garantindo a aprendizagem ativa e inovadora, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 160 horas | Ementa: Elaborar e executar projetos de ensino para o Ensino Médio, analisando o contexto escolar e comunitário, acompanhando atividades pedagógicas e refletindo sobre a prática docente por meio da construção de portfólio e participação em atividades escolares e encontros de estagiários, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas para a educação de jovens e adultos, aplicando as orientações curriculares de EJA e andragogia, compreendendo as especificidades do ensino para esse público, incluindo modalidades a distância e semipresencial, e abordando temas como desigualdade social e o mundo do trabalho para promover a cidadania e a produção do saber escolar.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Assumir o protagonismo da sua carreira profissional demonstrando capacidade de expressar emoções, construir relacionamentos saudáveis nos ambientes sociais e profissionais, refletido na qualidade de suas relações interpessoais.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Interpretar e aplicar a legislação e as políticas públicas de educação inclusiva, compreendendo a evolução histórica do direito à inclusão e as diretrizes legais vigentes no Brasil, garantindo o acesso à educação para pessoas com deficiência por meio de práticas de atendimento educacional especializado e uso de tecnologias assistivas.
- Carga Horária: 100 horas | Ementa: Ética docente na relação com a escola e o aluno. Atividade de docência: observação da escola e da comunidade. Coleta de dados institucionais e da comunidade. Acompanhamento de atividades de ensino. Análise da realidade escolar e do currículo. Elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Portfólio: elaboração de documento e socialização da ex
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Promover a inclusão e acessibilidade da comunidade surda através do domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), compreendendo sua importância histórica, cultural e educacional, além de implementar propostas educacionais e sociais que atendam às necessidades e direitos das pessoas surdas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Implementar e gerenciar programas de saúde e segurança no trabalho, com base nos fundamentos de segurança, normas regulamentadoras e práticas de ergonomia, para prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a síndrome de Burnout, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de colaborar com a atuação da CIPA e SESMT na gestão dos riscos ocupacionais.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Planejar, organizar e coordenar o planejamento estratégico, com foco na inovação e no desenvolvimento das organizações, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
- Carga Horária: 60 horas | Ementa: Analisar e promover a educação multicultural, com foco na compreensão das questões étnico-raciais e na formação sociocultural do Brasil, combatendo o racismo e a discriminação, e integrando princípios éticos e diretrizes legais para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.
Coordenador Técnico
Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.