MBA em Gestão Estratégica em Compras

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A atividade estratégica de compras é tema de importância reconhecida para as mais diversas áreas de atuação. Dessa forma, conhecer em profundidade como deve se desenvolver estrategicamente o setor de compras, como se estrutura, se organiza, como contrata, quem são e quais são as competências do setor de compras são alguns dos assuntos que compõem este curso. O conteúdo é apresentado com a profundidade teórica necessária para uma pós-graduação, aliado às experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional.        

Objetivos:
Especializar profissionais para que estejam preparados a atuar na e frente à gestão estratégica de compras, com o embasamento teórico e prático necessário a enfrentar as peculiaridades decorrentes e inerentes dessa atuação.

- Oportunizar um aprendizado crítico a respeito dos princípios de gestão estratégica e de compras, realizando a releitura destes no contexto da contemporaneidade.
- Estruturar a organização administrativa de modo coerente e em sintonia com a aplicação da estratégia de compras.
- Apresentar as ferramentas computacionais e de sistemas de informação que auxiliam na gestão estratégica de compras.
- Compreender as leis de contratos e normas legislativas.
- Proporcionar novos conhecimentos quanto à gestão de suprimentos, desenvolvimento de fornecedores, negociação e comércio internacional.

Público-Alvo:
Graduados em administração, engenharia de produção e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre a atividade estatal.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estratégias da matriz Ansoff. Modelo Porter das estratégias genéricas de competição. Cadeia de valor. Importância da cadeia de valor para a formulação da estratégia da organização. Métodos pelos quais as estratégias podem ser adotadas. Três critérios de sucesso para avaliar as opções estratégicas: adequação, aceitabilidade e viabilidade. Diferentes técnicas para avaliar as opções estratégicas. Avaliação de como o planejamento estratégico se relaciona com o empreendedorismo. Dimensões estratégicas, táticas e operacionais do planejamento estratégico. Reconhecimento de como os objetivos estratégicos são desdobrados em projetos.
  • Conceito de liderança a partir de diversas teorias. Diferenciação entre liderança e gestão. Influência de cada estilo de liderança no desempenho das pessoas em uma organização. Definição de equipe e de grupo. Contribuições das equipes. Tipos de equipe: autodirigida e virtual. Equipes de alta performance. Papel do coaching para o desenvolvimento de equipes de alta produtividade. Inteligência emocional com desempenho de equipes.
  • Inovação: conceitos fundamentais, tipologia e importância. Sistemas interativos e suas características (redes de inovação, sistemas de governança, políticas públicas, economia criativa, ações indutoras e marcos regulatórios). Dimensão tecnológica da gestão do conhecimento. Elementos de uma empresa inovadora. Como gerir a mudança com eficácia. Táticas para a criação de um futuro de sucesso. Casos de inovação em empresas. Casos de empreendedorismo em empresas. Resultados obtidos nos casos de inovação e empreendedorismo estudados.
  • Elementos da compra e da venda. Efeitos jurídicos da compra e da venda. Promessa de compra e venda. Normas legislativas do contrato de compra e venda. ERP na administração de patrimônio. Sistema de gerenciamento na gestão de fornecedores. Indicadores de compras. Tipos de decisão de compra. Etapas do processo de decisão. Processo de escolha dos compradores.
  • Papel da cadeia de suprimentos na gestão estratégica da organização. Cadeia de suprimentos integrada com a geração de valor nas organizações. Impacto da logística da cadeia de suprimentos na competitividade empresarial. Objetivos da função compras no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Estratégias da função compras, sabendo quando utilizá-la. Importância estratégica como um fator crítico de sucesso das cadeias de suprimentos. Aspectos-chave da seleção e avaliação de fornecedores. Principais interfaces da logística de suprimentos. Interfaces de suprimentos na logística e seus impactos sobre a cadeia de suprimentos.
  • Importância do desenvolvimento de fornecedores na cadeia de suprimentos. Global sourcing e outsourcing. Gestão da cadeia de suprimentos e sua importância no comércio internacional. Propósitos da avaliação e do cadastro de fornecedores. Etapas de avaliação e cadastro de fornecedores. Situações de suspensões e impedimento para licitar com a administração pública. Gestão de relacionamento com os fornecedores (SRM). Formas de utilização do SRM. ​​​​​​​Segmentação dos fornecedores usando SRM.
  • Fundamentos da licitação. Princípios que regem a licitação. Noções básicas orientadas pela Lei nº 8.666/93. Processo de pregão eletrônico. Identificação de como se deu a evolução que resultou no meio eletrônico como novo ambiente de licitação. Aplicação do sistema de compras da administração pública e o portal Comprasnet. Modalidades licitatórias. Aplicação das modalidades licitatórias. Características de cada modalidade.
  • Papel do transporte em toda a cadeia de produção. Princípios e funcionalidades que envolvem todos os modais de transporte. Estrutura do transporte e serviços especializados que o envolvem. Custos dos transportes rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário e aquaviário. Custos da intermodalidade. Custos da multimodalidade. Características de armazenamento e suas vantagens. Importância do gerenciamento de depósitos como auxílio ao armazenamento. Alternativas para melhor acondicionar os materiais no depósito, considerando o uso de sistemas inteligentes.
  • Evolução política brasileira do comércio exterior a partir de 1980. Órgãos executores da política do comércio exterior. Características atuais da política brasileira do comércio exterior. Características dos Incoterms. Aplicação dos Incoterms. Como Incoterms devem ser informados nos documentos comerciais. Procedimentos preliminares na importação. Impostos federais incidentes sobre as importações. Impostos estaduais e contribuições cobradas sobre as importações.
  • Impacto do comércio eletrônico nos modelos de negócios tradicionais. Aplicações práticas para o comércio eletrônico nas empresas. Tipos de transações de comércio eletrônico. Estratégias utilizadas no e-business com as estratégias tradicionais de comércio. Processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Impacto da modalidade e-procurement no processo de compra das empresas. Benefícios e dificuldades do comércio eletrônico (e-commerce). Tipos de comércio eletrônico existentes. Aplicabilidade do comércio eletrônico no cotidiano.
  • Logística reversa e sua importância no contexto empresarial. Oportunidades da logística reversa para as empresas e os riscos de não a adotar na estratégia de negócios. Custos logísticos associados à logística reversa. Papel do consumidor no consumo sustentável.​​​​​​​ Identificação de como produtos, serviços e marcas podem incentivar o consumo sustentável. Estratégias de consumo sustentável. Diferentes riscos atrelados ao processo da cadeia logística. Relação das finanças, segurança e proteção com os riscos no processo produtivo. Reconhecimento da necessidade de uma gestão logística sustentável.
  • Tipos de negociação. Técnicas de superação de impasses em uma negociação. Ambientes de negociação. Conceitos sobre negociação. Situações de negociação. Tipos de negociação. Explicação das abordagens mais tradicionais a padrões e raciocínios éticos. Análise de como a ética afeta os processos de negociação. Diferentes tipos e as percepções sobre as táticas problemáticas do ponto de vista ético.