MBA em Liderança 4.0 com Ênfase em Neurociência na Tomada de Decisão

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

A frase “Só os melhores sobrevivem” nunca foi tão intensa no mundo dos negócios, a hipercompetitividade do mercado, impulsionada pela revolução tecnológica em todos os segmentos da economia, reforça a necessidade de repensar a forma de liderar diante de um mundo V.U.C.A, em que a alta liderança precisa aliar a experiência aos novos conceitos de gestão para lidar com os inúmeros novos desafios que surgem um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Subestimar este cenário de mudanças é, sem dúvidas, um caminho arriscado que pode comprometer a imagem e a performance profissional.  A queda de resultados, a alta rotatividade de colaboradores e os conflitos que geram o desgaste emocional do integrantes da equipe podem ser sintomas das decisões pouco qualificadas do líder.

O conceito do Líder 4.0 vai muito além das boas práticas de gestão, entender sobre os fundamentos essenciais para a qualificação da tomada de decisão do ponto de vista estratégico e das neurociências é fundamental no mundo em que vivemos hoje.


Objetivos:

* Desenvolver em gestores a habilidade de tomada de decisão estratégica com base em metodologias e ferramentas assertivas.
* Desenvolver as competências necessárias para uma liderança integrativa, capaz de alcançar os objetivos organizacionais de forma sustentável. * Preparar um profissional capaz de atuar num mercado competitivo de forma ética, valorizando a integridade nas relações e negociações.

Público-Alvo:
Profissionais da gestão de diferentes áreas de atuação.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • 23 Disciplinas
  • Mapeamento de Situações e Cenários. CANVAS para modelos de novos Negócios. Exemplos de Modelos de Negócios e BSC. Ferramentas para Desenvolvimento e Avaliação de Modelos de Negócio.
  • Mente empreendedora. Causation e Effectuation. Compreendendo o ecossistema de startups. Momentos da vida de uma startup e metodologias de sucesso em cada fase. Estudos de casos.
  • Promover uma experiência de análise de mercado, considerando um cenário atual em que Startups mostram-se competitivas o bastante para fazer uma concorrência significativa para grandes empresas. DECOLAB -Atividade desenvolvida em grupo, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Principais Comportamentos do Empreendedor. Intraempreendedor para o desenvolvimento de um novo negócio. O sentido da Realização e Propósito do Empreendedor. Metas e Objetivos. Avaliação do Potencial Mercadológico. Avaliação de Risco. Cultura Organizacional com foco em Inovação.
  • Estabelecer uma conexão entre os aprendizados da Disciplina 1 “Planejamento Estratégico: Modelos de Negócio e Planos de Negócio estruturados” e os aprendizados da Disciplina atual “Atitude Empreendedora como diferencial competitivo”, construindo um modelo de Negócio através da aplicação da metodologia CANVAS. DECOLAB - Atividade desenvolvida em grupo, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • O Futuro das Organizações 4h / sábado manhã. Como é uma Transformação Digital. Mudando o Mindset. Aprendendo Métodos Ágeis (SCRUM e KANBAN).
  • Promover a integração entre as ferramentas de Metodologias Ágeis aprendidas nesta Disciplina e a rotina organizacional em que o aluno está inserido. DECOLAB - Atividade desenvolvida em grupo, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Neurobiologia das Emoções e Comportamentos. Cognição, Lógica e Criatividade. Contribuições da Neurociência para o Feedback. A relação entre genética e ambiente na produtividade.
  • Possibilitar ao aluno compreender como as bases Neurocientíficas podem ser aplicadas a um determinado objetivo organizacional. DECOLAB - Atividade desenvolvida em grupo, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • O avanço das Neurociências para o aprimoramento da Tomada de Decisão. Modelos de Tomada de Decisão. Análise do processo de tomada de decisão para o alcance de metas. Atitudes para uma tomada de decisão mais assertiva em cenários críticos. Estratégias de aprendizagens baseadas em Neurociência. Relacionamentos profissionais com base em valores. Influência e Persuasão.
  • Aplicar as bases da Neurociência num processo de Tomada de Decisão. DECOLAB - Atividade desenvolvida em grupo, considerando alunos com expertises diferentes, de atuação em mercados diferentes, num ambiente cocriativo para a construção de um negócio experimental autônomo, com a finalidade de proporcionar aos alunos uma forma diferente de colocar os aprendizados em prática.
  • Ambiente econômico global e nacional. Análise da viabilidade econômica de projetos. Principais KPIs financeiros. Análise de Capital de Giro. Análise de Balanços. Valuation.
  • Ética comportamental aplicada às empresas. Sistemas de incentivo e desempenho corporativo. Diversidade, Cultura, Propósito e Performance empresarial. Discussão de casos de fraudes empresariais. Soluções para fomentar a ética nas empresas.
  • O Papel do Compliance Officer. Compliance Contratual e Concorrencial. A Comunicação e os Treinamentos de um Programa de Compliance. Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Legislação e princípios da governança corporativa. Melhores práticas de governança corporativa. Conselho de administração. Conflito de interesses na organização e governança na empresa familiar.
  • Ferramentas para tomada de decisão. Bases motivacionais. Fundamentos e Ferramentas de Coaching. Coaching e Mentoring.
  • As 7 Emoções Básicas segundo Paul Ekman. Os gatilhos Emocionais. Cases de I.E. no Atendimento ao Cliente. Inteligência Espiritual - Danah Zohar.
  • As Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger. Empresas Familiares e as relações com as Constelações Familiares. Lei da Orde. Lei do Pertencimento. Lei do Equilíbrio. Como aplicar as Leis Sistêmicas das Constelações no ambiente organizacional.
  • Conceitos e definições. Problemas de relacionamento. O ciclo do conflito. Tipos de conflito. As principais causas que geram conflitos. Lidando com os diversos perfis de interlocutores. A relação Causa e Efeito. O processo de resolução de conflitos.
  • A Linguagem como fator de influência. Comunicação Não Violenta.
  • Componentes da Negociação. Variáveis básicas da Negociação. As Habilidades do Negociador. Os diferentes perfis de negociadores. A negociação ideal e os diferentes tipos de clientes. Planejamento da Negociação. Exercícios Práticos.
  • Sistema de Gerenciamento de Vendas. Gestão de equipes. Definição de Metas e Métricas. Processo de Venda x Processo de Compras. Funil de Vendas. Pós-venda x Customer Success.
  • Neste módulo o acadêmico terá a oportunidade de escolher quais os conceitos desenvolvidos no curso que ele pretende ampliar, potencializando suas competências e habilidades como gestor.
  • Dentro do ambiente virtual de aprendizagem estarão disponíveis diferentes Unidades de Aprendizagem. O acadêmico poderá escolher quais formarão sua trilha de aprendizagem, maximizando seus conhecimentos na área da gestão.

(*) Ofertada através de trilha de aprendizagem definida pelo acadêmico no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Diferenciais

  • Torne-se um líder 4.0 e esteja preparado para atuar em um ambiente imprevisível e de mudanças.

  • Aprenda conceitos inovadores de liderança em um programa acadêmico único de MBA.

  • Professores de excelência com larga experiência profissional no mundo corporativo que se deslocam de diferentes regiões do Brasil para ministrar aulas na sua turma.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Seja um aluno Censupeg e estude em uma das maiores instituições de ensino na área das Neurociências do Brasil.

  • Amplie o seu potencial de conquista de maiores ganhos financeiros por meio da formação em um MBA premium.

  • Aumente o seu networking e aproxime o seu relacionamento com gestores de empresas líderes do mercado.


Supervisor Técnico


Supervisor Técnico Prof. Marco Acras

Possui graduação em Direito pela Universidade Ibirapuera(1999) e graduação em Administração pela Universidade São Marcos(1996). Atualmente é Supervisor técnico dos cursos de Gestão MBA do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, Facilitador terceirizado do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo e Chief Learning Officer da Ellocorp Treinamentos Comportamentais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Professor


Prof. Esp. Fernando Novais da Silva

Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). Educador pelo programa 21st Century Educators from Finland, Active Learning Methods in Theory and in Practice, oferecido pela TAMK University, na Finlândia. Coordenação e direção de projetos relacionados a Educação a Distância e Inovação acadêmica (projetos acadêmicos e estratégicos). É Líder de Formação de Professores do Grupo Censupeg. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Congressista no CIAED, 2019, Temática: Aplicação de metodologias ativas em ambientes 100% online. Atuou com a direção das unidades de Faculdade Censupeg em São Fidélis, RJ e Joinville, SC.

Professor


Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone

Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, Membro do conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, Palestrante em diversos estados brasileiros com os temas de Neurociências e Educação, Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Neurodesenvolvimento e Janelas de Oportunidade.

Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.

Professora


Profa. Dra. Lívia Carminato Balsalobre

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, com MBA em Gestão de Projetos, Especialista em Linguagem Corporal, Certificada Internacionalmente pelo Ontological and Leadership Coaching Program da Accomplishment Coaching (EUA), Coach Sistêmica com atuação na área de desenvolvimento humano, trabalhando como Gestora de Projetos e de Pessoas por 9 anos, e individualmente com clientes internacionais e nacionais dando suporte para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, alinhando com as organizações as necessidades de mercado e propostas adaptativas para prosperidade tanto individual como coletiva. Especialista em trabalhos com grupos, times e equipes, possuo certificação nas metodologias de Co-desenvolvimento, System Team Awareness e Action Learning. Consultora acadêmica e de carreira, dou suporte para todo processo de application para cursos de MBA no exterior.

Professor


Prof. Msc. Frank Gomes

Possui Mestrado em Administração com ênfase em Finanças pela FECAP. Possui MBA em Finanças e MBA em Telecom pelo IBMEC. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professor de disciplinas nas áreas de Gestão e Finanças. Possui mais de 25 anos de experiência na área de finanças, tendo ocupado funções executivas em empresas de diferentes portes e segmentos. Possui Certificação CFO(BR) emitida pelo Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças, IBEF-SP. Mentor de Startups no programa InovAtiva Brasil. É fluente em português e inglês, e possui bons conhecimentos de italiano, espanhol e francês.

Professora


Profa. Aline Maria Fonseca

MBA Executivo Internacional pela FIA, Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos pela Veris do Grupo Ibmec e Bacharelado em Sistemas de Informação pela ISES Liderança em Transformação Digital e formação de times de alta performance em empresas em diversos seguimentos como e-commerce e serviços financeiros, aumentando a capacidade de entrega das equipes e reduzindo o tempo de lançamento de novos produtos. Estruturação e implantação de metodologia ágil em escala em ambientes corporativos, promovendo melhora na qualidade e na velocidade de implementação de projetos estratégicos, permitindo às corporações atingirem os objetivos financeiros planejado. Liderança, Execução e Implantação de Projetos, Programas e Portfólio, com equipes multidisciplinares em ambiente ágil e tradicional.

Professor


Prof. Mauro Pedro Lopes

Facilitador de Processos de Aprendizado, Didata em Dinâmica de Grupos e Coaching. Pós-graduados pela FIA USP em Administração, Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e MBA em Comportamento Organizacional, com Especializações em Pioneiros e Empreendedores pela FEA USP e Empreendedorismo pela GTZ/Alemanha convênio CAPE e pelo Babson College –Boston/EUA. Diretore da SBDE Representante daMSI –Washington DC/EUA, empresa criadora do EMPRETEC -ETW Entrepreneurship Training Workshop, Programa de desenvolvimento de empreendedores através do convênio ONU –Organização das Nações Unidas (UNCTAD) e USAID -Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Consultor em diversos programas e processos.

Professor


Prof. Rubens Leite Borges

Possui MBA em Gestão Estratégica de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional (INPG), Graduação em Gestão em Recursos Humanos (UNITAU), Graduação em Tecnologia em Telecomunicações (Estácio de Sá), Graduação em Engenharia Cartográfica (UERJ), Coaching Executivo, Psicanalista e Mentor Empresarial, Consultor de desenvolvimento organizacional atuando em pequenas e em médias empresas a mais de 20 anos. Professor em Cursos de Pós-Graduação e de MBA, em diversas Faculdades e Universidade.