Metodologias Ativas e Prática Docente

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em metodologias ativas e prática docente tem como objetivo capacitar profissionais para atuação nos ensinos básico e superior, em todas as disciplinas, aplicando os pressupostos das novas TIC e recursos interativos na educação. O conteúdo é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando vivência e especialização ao profissional que atuará em classes escolares e não escolares (ensino in company), contribuindo para a criação de planos e métodos de ensino com fundamentação na gestão estratégica de competências. As possibilidades de atuação profissional incluem ambientes virtuais de ensino destinados à formação de alunos, produção de materiais didáticos e áreas específicas de setores como indústria e serviços, por exemplo.

Objetivos:
O curso tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos profissionais das licenciaturas e demais graduações para atuação no desenvolvimento de metodologias e sistemas educativos destinados tanto ao ensino escolar quanto à educação corporativa.

- Identificar os objetos de aprendizagem mais adequados aos projetos pedagógicos e perfis de aprendizes.
- Selecionar metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem ativa e colaborativa.
- Elencar as formas de avaliação na gestão do conhecimento.
- Discutir as teorias de aprendizagem contemporâneas e suas aplicações nos processos de ensino.
- Construir novas formas de atuação docente no ensino híbrido.

Público-Alvo:
Profissionais oriundos das licenciaturas da área da educação e demais graduados que desejam aperfeiçoamento para atuação na educação corporativa.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Aprendizagem baseada em projetos. Problematização dos saberes por meio de metodologias interativas. Construção e implementação de projetos pedagógicos nas escolas e em sistemas de ensino.
  • Tipos de planejamento educacional. O que é planejamento estratégico e qual a sua aplicação no cenário escolar. Gestão do planejamento educacional. Educação a distância e novos cenários de aprendizagem.
  • A complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no cenário da globalização. Construção dos saberes na sociedade do conhecimento. Impactos da globalização na escola e nas atividades docentes.
  • Os modelos híbridos de ensino e a aprendizagem. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Uso das tecnologias para a aprendizagem colaborativa na educação a distância.
  • O processo de ensino e de aprendizagem na cultura digital. Papel do docente frente aos desafios da educação na era tecnológica. Objetos de aprendizagem.
  • Aplicação educacional dos conceitos de brainwriting e brainstorming. Aprendizagem por cooperação. Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem. Avaliação da aprendizagem na metodologia interativa.
  • Educação para a diversidade. Inclusão e papel social da educação. Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Formação de professores e políticas de formação docente. A (re)construção da identidade do professor frente aos novos desafios educacionais. Exigências profissionais e demandas sociais.
  • Estratégias para aprendizagem ativa em aulas expositivas. Conceitos e estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem. Reconfigurando a sala de aula para o processo ativo na aprendizagem.
  • Teorias de aprendizagem e aplicação nos processos de ensino. Redes de conhecimento. Aprendizagem colaborativa. Processos colaborativos de ensino e aprendizagem.
  • Aprendizagem em diferentes ambientes educativos. Aprendizagem organizacional. Estilos de aprendizagem e de aprendizes. Educação corporativa. Gestão da aprendizagem.
  • Gestão de competências no processo de ensino e aprendizagem. Organização curricular. Trabalho pedagógico pautado na trilha de aprendizagem. A implicação da noção de competências nos currículos.