Musicoterapia

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Musicoterapia tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais especializados em Musicoterapia, possibilitando a capacitação em diferentes níveis e práticas;

Dar possibilidades a graduados em áreas da saúde, da educação e da música, com formação musical, a formação do Musicoterapeuta;

Possibilitar que o profissional utilize a música para promover uma melhora ou manutenção da condição de saúde, no tratamento de pacientes com dificuldades físicas, cognitivas e emocionais.



Disciplinas

  • 27 Disciplinas
  • Introdução à musicoterapia: conceitos e atuação profissional
  • Fundamentos de Musicoterapia I
  • Fundamentos de Musicoterapia II
  • Princípios Básicos de Neuroanatomia e Fisiologia aplicada a Musicoterapia
  • Música em Musicoterapia
  • Musicoterapia em grupo
  • Musicoterapia e Neurociência
  • Técnicas e Recursos em Musicoterapia
  • Musicoterapia no Ciclo da Vida
  • Experiências Musicoterapêuticas
  • Avaliação e Métodos em Musicoterapia
  • Prática de Aptidão Musical (**)
  • Prática Clínica I - Musicoterapia na Infância e na Adolescência (***)
  • Prática Clínica II - Musicoterapia na Saúde Mental (***)
  • Prática Clínica III - Musicoterapia na Gerontologia (***)
  • Prática Clínica IV - Musicoterapia na Neuroreabilitação (***)
  • Prática Clínica V - Musicoterapia Organizacional e Hospitalar (***)
  • Musicoterapia Biomédica e Tecnologias
  • Estágio Supervisionado em Musicoterapia
  • Supervisão em Musicoterapia
  • Didática e Metodologia do Ensino Superior (*)
  • Metodologia da Pesquisa (*)
  • Estudos Independentes (*)
  • ---
  • (*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.
  • (**) Disciplina fundamental para identificar habilidades Musicais. Necessário estar aprovado nessa, para liberação de início do Estágio.
  • (***) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

Diferenciais

  • Faça uso dos seus conhecimentos em música para promover a melhora da saúde e da qualidade de vida de seus pacientes, atue também na área da educação com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.

  • Matriz curricular aprovada pela comissão de formação da UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia).

  • Excelência na equipe docente: Professores com larga experiência profissional e atuantes na UBAM, AMTs (Associações Estaduais) e CLAM (Comitê Latino Americano de Musicoterapia).

  • Adquira novas experiências: Aulas com professores de diferentes regiões do Brasil, incluindo a Profa. Dra. Nathálya Avelino, Supervisora Técnica do curso de Musicoterapia da CENSUPEG.

  • Amplie seu campo de atuação, torne-se um Musicoterapeuta, uma profissão reconhecida pela CBO.


Professora


Profª. Dra. Nathalya de Carvalho Avelino

Musicoterapeuta, Doutora em Engenharia Biomédica (Universidade Anhembi Morumbi) e Mestre em Bioengenharia (UNICASTELO). Possui especialização em Musicoterapia (Conservatório de Música - Centro Universitário). É executiva da empresa Centro Biomédico da Música. Foi diretora da Associação Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). Compõe a comissão de Formação do Comitê Latino Americano de Musicoterapia. Palestrante TEDx.

Professora


Profª. Ms. Lilian Monaro Engelmann Coelho

Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), bacharel em Musicoterapia (1992). Coordena a pós-graduação em musicoterapia no Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa(ES), ministra aulas nas pós-graduações em musicoterapia na Faculdade CENSUPEG e no Centro Internacional de Dança Terapia DMT. Supervisora de estágios em musicoterapia. Atua como voluntária em supervisão de estágio na ABRAV - (Ação Covid19)Participou dos projetos da UBAM: CBO, Matriz DACUM e Diretrizes Nacionais de Atendimento Musicoterapêuticos por TICs. No setor privado atua em consultório particular de musicoterapia com atendimentos: crianças (atraso do desenvolvimento global); adultos (ansiedade, estresse e processo de luto) Estuda as etapas sonoras e musicais no ciclo da vida e ministra este conteúdo nas pós-graduações.

Professor


Prof. Ms. Alexandre Ariza Gomes Castro

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Musicoterapeuta com Bacharelado em Musicoterapia - UFG. Formação em Psicoterapia Corporal, CORE Energetics pelo CORE Energetics Institute - NY/UNIPAZ – DF. Atuação ampla nas áreas Hospitalar e de Reabiliatação. Musicoterapeuta Organizacional com vasta experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Atua também como Consultor em Gestão de negócios gastronômicos.

Professora


Profª. Esp. Nydia Cabral Coutinho do Rego Monteiro

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística- MÚSICA- UFPI. Especialização em Musicoterapia- CBM- RJ- 1998. Capacitada como MUSICOTERAPEUTA NEUROLÓGICA - NMT - pela Academy of Neurologic Music Therapy - ANMT / Formação na Abordagem Plurimodal em Musicoterapia. Formação e supervisão NEUROMÚSICA- 2011-2017- Argentina. Musicoterapia em neuroreabilitação.Formações contínuas na área de saúde desde 2006 em equipe multidisciplinar. Profissionalmente vem exercendo em diversas áreas da Música desde 1976. Dedicada a prática clínica intensa ( TEA, pacientes neurológicos, estimulação precoce com larga experiência há mais de 22 anos na área neurológica na rede pública pelo SUS- CEIR- Teresina- PI e particular- Clínica NUTEC. Tem apresentado trabalhos científicos resultados desta prática clinica no Brasil e exterior também como convidada em eventos da área de saúde e específicos da área de musicoterapia ( Encontros de pesquisa, simpósios brasileiro, congresso latino americano, Íbero americano, congresso nacional de reabilitação e recentemente em congresso mundial de musicoterapia (2020). Professora de Pós em MUSICOTERAPIA desde 2006- UFPI- entre outros. Faz parte Conselho de ÉTICA - MUSICOTERAPIA- UBAM.

Professora


Profª Ms. Mariane do Nascimento Oselame

Musicoterapeuta. Atual Presidenta do Comitê Latino Americano de Musicoterapia. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fiocruz, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Humana da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuação na área de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, bem como Desenvolvimento Social. Docente do grupo Censupeg para cursos de pós-graduação. Atualmente atua no Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase). Experiência e participação no desenvolvimento e execução de atividades multidisciplinares de área social. Atuou em treinamentos e capacitação de gestores de RH na área de inclusão social.

Professor


Prof. Ms. Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior

Mestre em gerontologia pela USP, graduado em musicoterapia pela FMU e em música erudita pela Unicamp. Atua profissionalmente em instituições de longa permanência para idosos e centros-dia. É professor da pós-graduação em musicoterapia da Faculdade Censupeg e atual primeiro secretário da Associação dos Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (Apemesp).

Professora


Profª. Esp. Orlene Queila de Oliveira

Possui Técnico de Habilitação em Música (instrumento piano), Graduação em Musicoterapia (FPA/2002), Especialização em Intervenção em Neuropediatria (UFSCAR/2005) e Educação Musical (FPA/2009), Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie/incompleto).Formação na Abordagem Plurimodal de Musicoterapia- Nível 1 (Curitiba/2010) e Nível 2 (Curitiba/2016) e na Abordagem Biomédica de Musicoterapia (Buenos Aires/2016). Fellowship em Musicoterapia Neurológica (FLENI/2017)Trabalhou na Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRE-TE/SP), Centro de recursos em Deficiência Múltipla surdocegueira e deficiência visual (ADEFAV), Faculdade Paulista de Artes (FPA), Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD – Mooca) e em Clinicas de Neuroreabilitação em equipe interdisciplinar. Atualmente coordena a Formação da Abordagem Plurimodal de Musicoterapia em São Paulo e faz parte do corpo docente dos cursos de especialização de musicoterapia da CENSUPEG e Instituto Fenix de Humanização, além de atuar domiciliar e em clínica particular.

Professor


Prof. Dr. Marcello da Silva Santos

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1991, é especialista em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU) (2002), one foi professor nos cursos de graduação e pós-graduação, de 2003 a 2010. Possui mestrado (2005) e doutorado (2011) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo programa EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ. É coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé e é também conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Professor


Prof. Esp. Daniel da Conceição Santana

É graduado em Musicoterapia e especialista em Neurociência Aplicada à Educação pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), está se especializando também em Psicogerontologia pela Faculdade Unyleya. Atua em atendimento institucional, particular e Voluntário, com um público infantil, adulto e idoso. Estagiário interno no atendimento infantil, nas áreas do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Opositor-Desafiador e espasmos infantis (Síndrome de West); co-organizador do V Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT) em São Paulo, no ano de 2013; membro voluntário na Associação Educacional Para Múltipla Deficiência - AHIMSA no período de março a novembro de 2015; atua nos projetos "Desconstruindo Amélias" e "Biblioteca Intinerantente Feminista" (BLIF) e atuou nos projetos "Cuidado-ser" e "Conversas Musicais da BLIF" junto ao Coletivo MT desde 2015; musicoterapeuta no Espaço de Apoio Pedagógico e Recreativo TK desde agosto de 2015; musicoterapeuta aprimorando na Associação de Assistência a Criança Deficiente - AACD no período de fevereiro a dezembro de 2016; revisor gráfico e diagramador do Jomesp de abril de 2017 a julho de 2018; musicoterapeuta no Serviço Franciscano de Solidariedade - SEFRAS, de julho 2017 a dezembro de 2018; musicoterapeuta no Centro Dia Vila Mariana, desde Fevereiro de 2018; musicoterapeuta na Clínica Retaguarda Residencial para o Idoso, nas unidades Brooklin, Moema e Premium, desde 2018; musicoterapeuta no Residencial Casa das Flores, desde 2019; professor na universidade CENSUPEG no curso de pós graduação em Musicoterapia desde dezembro de 2018; Secretário da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo - APEMESP de 2016 a 2020.