Musicoterapia
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Faça uso dos seus conhecimentos em música para promover a melhora da saúde e da qualidade de vida de seus pacientes, atue também na área da educação com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.
-
Matriz curricular aprovada pela comissão de formação da UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia).
-
Excelência na equipe docente: Professores com larga experiência profissional e atuantes na UBAM, AMTs (Associações Estaduais) e CLAM (Comitê Latino Americano de Musicoterapia).
-
Adquira novas experiências: Aulas com professores de diferentes regiões do Brasil.
-
Amplie seu campo de atuação, torne-se um Musicoterapeuta, uma profissão reconhecida pela CBO.
-
Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Musicoterapia da Faculdade CENSUPEG.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O curso de Pós-Graduação em Musicoterapia tem como objetivo
contribuir para a formação de profissionais especializados em
Musicoterapia, possibilitando a capacitação em diferentes níveis e
práticas;
Dar possibilidades a graduados em áreas da saúde, da educação e da música, com formação musical, a formação do Musicoterapeuta;
Possibilitar que o profissional utilize a música para promover uma
melhora ou manutenção da condição de saúde, no tratamento de pacientes
com dificuldades físicas, cognitivas e emocionais.
Objetivos do Curso:
* Conhecer
o contexto profissional do musicoterapeuta no Brasil e no Mundo;
* Dominar
técnicas e recursos em musicoterapia;
* Identificar
a função da musicoterapia nos ciclos da vida;
* Avaliar
o paciente antes, durante e após o tratamento musicoterápico;
* Atuar
nos contextos clínicos, sociais e educacionais
* Realizar
atendimentos musicoterápicos nas mais diversas áreas.
Público-alvo:
Licenciados ou bacharéis nas áreas de saúde, artes e humanas: professores de
música/artes, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos,
enfermeiros, fonoaudiólogos e áreas afins que tenham
conhecimento musical comprovado através de prova de habilidade.
Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Priscila Nery Duarte
Aluna de Musicoterapia
A CENSUPEG me deu a oportunidade de realizar o meu sonho de finalmente poder estudar a Musicoterapia, que nunca teve antes na minha região. Todos os professores do curso tem uma didática ímpar, de fácil entendimento, com exemplos e práticas. São professores para a vida.
Carolina Eugenia Pacheco da Silva
Aluna de Musicoterapia
Tivemos aulas com professores de diversas regiões do Brasil, todos Musicoterapeutas com muitos anos de experiência, isso é um baita diferencial para a qualidade da aula, são práticos, possuem boa didática e são inspiradores, a Supervisora da turma também sempre nos auxilia quando necessário e o atendimento é rápido, por estes motivos recomendo o curso da CENSUPEG.
Fabiana Anjos, aluna de Musicoterapia
Aluna de Musicoterapia
A plataforma de ensino tem uma interface fácil e dinâmica, os professores são ótimos em termos de didática, formação e comunicação, são profissionais da área e compartilham seus conhecimentos práticos com propriedade, além de teóricos, são engajados na consciência de classe da profissão. Há ética em todo o processo, a estrutura do local das aulas presenciais é adequada e a comunicação aluno-instituição rápida e eficiente.
Disciplinas
- Estudo da musicoterapia como profissão e a carreira profissional do musicoterapeuta. Seguido de breve histórico da musicoterapia no mundo e no Brasil e a atuação do musicoterapeuta nas mais diferentes áreas. Organização da profissão no Brasil. OBJETIVO GERAL: Conhecer os conceitos de Musicoterapia, os conteúdos abordados no curso e as bases que regem a musicoterapia no Brasil. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Conhecer o desenvolvimento da musicoterapia mundial e nacional ao longo do tempo. Reconhecer a organização e estrutura da representação da classe. Distinguir os espaços de atuações, as leis e os documentos que regem a musicoterapia no Brasil. Entender o profissional de saúde musicoterapeuta nas diversas frentes de atuação.
- Conhecer a técnica da Escuta Sensível e da Escuta Musicoterápica; Reconhecer o uso da música em musicoterapia, de acordo com teorias e conceitos de Schapira, Barcellos e Bruscia; Compreender o conceito de musicalidade em Musicoterapia; Distinguir a musicalidade terapêutica da musicalidade do cliente/paciente/usuário; Identificar as quatro experiências musicais em Musicoterapia (Bruscia); Identificar etapas do processo musicoterapêutico e de estrutura de sessão.
- Apresentação das diferentes funções das metodologias de avaliação em musicoterapia. Estudo e aplicação das escalas traduzidas e validades no Brasil. Registros descritivos qualitativos e quantitativo das sessões.
- Paradigmas Psicodinâmicos, Biomédicos, Músico-centrados e Sociais/Comunitários em Musicoterapia. Modelos oficiais de Musicoterapia segundo a Federação Mundial de Musicoterapia: BMGIM, Benenzon, Comportamental, Analítica e Criativa. História dos Modelos, principais conceitos e metodologias, e sua produção científica. Abordagens Plurimodal (APM) e Neurológica (Thaut et. al., 2014). Perspectivas da Musicoterapia Brasileira. Introdução ao conceito de ser humano como ser biopsicossocial e espiritual, de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (OMS, 2001). Diferenças entre Experiências Musicais e Técnicas em Musicoterapia. Incentivo à práxis relacionada aos contextos de aplicação da Musicoterapia (áreas de Prática, Bruscia, 2016) e sua contribuição interdisciplinar. Pensamento ético em Musicoterapia (Dileo, 2001).
- Experiências Musicais em Musicoterapia. Relação das experiências musicais com os principais modelos/ abordagens em Musicoterapia. Relação das experiências musicais com estrutura de sessão e objetivos musicoterapêuticos. Técnicas básicas de improvisação musicoterapêutica. Uso de parâmetros musicais para intervenções musicoterapêuticas. Técnicas de acolhimento verbal após improvisação. OBJETIVO GERAL: Reconhecer as principais experiências musicoterapêuticas e selecionar criteriosamente o uso dessas experiências nas intervenções musicoterapêutica de acordo com os perfis de pacientes e objetivos.
- O estudo dos processos grupais: um desafio epistemológico. Contato com teorias e técnicas grupais. Os grupos e sua dinâmica: Conceito, Tipos, Fases, Organização, Funcionamento. OBJETIVO GERAL: Identificar fundamentos teóricos e metodológicos das teorias e técnicas de dinâmica de grupo. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Descrever os principais modelos de planejamento e ação grupal, relacionando-os aos seus fundamentos teóricos Aplicar e avaliar as técnicas básicas para a observação, diagnóstico e ação grupal Elaborar uma síntese crítica acerca dos vários modelos de diagnóstico e ação grupal.
- Música em Musicoterapia. Musicoterapia como Tecnologia Leve. Os elementos da Musicoterapia como ferramenta terapêutica.A música como ferramenta pertinente em Saúde. OBJETIVO GERAL: Refletir, praticar e desenvolver recursos musicais em musicoterapia a partir da experiência musical, percebendo a importância da música e seus elementos na prática musicoterápica, estimulando o potencial criativo do aluno através de atividades de criação musical. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Fundamentar a perspectiva da música em musicoterapia, de forma prática e teórica.
- A disciplina introduz as bases fundamentais da teoria musical aplicada às demandas da Musicoterapia, incluindo as propriedades e os parâmetros do som, ambiente sonoro, fundamentos da notação musical, treinamento auditivo básico abordando ritmo e solfejo, e análise musical no atendimento musicoterapêutico. OBJETIVO GERAL: Introduzir os fundamentos da teoria musical em uma perspectiva abrangente com ampliação de noções de estética, e sua aplicabilidade na atuação do musicoterapeuta em diferentes contextos. Desenvolver habilidades musicais básicas e oferecer subsídios para o estudo musical progressivo necessário para a atuação profissional. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Desenvolver a acuidade auditiva; Compreender a teoria musical elementar para a atuação em Musicoterapia; Proporcionar uma visão mais ampla acerca dos conteúdos sonoro-musicais no setting terapêutico; Desenvolver habilidades musicais básicas; Exercitar a escrita e leitura musicais.
- Avaliação do conhecimento musical e habilidade em um instrumento musical. OBJETIVO GERAL: Analisar a habilidade musical do futuro musicoterapeuta. Avaliar se o aluno está apto para iniciar o estágio. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Entender a importância da musicalidade na sessão de musicoterapia e Compreender a impossibilidade de atuação sem conhecimento musical.
- Compreender as bases das teorias do desenvolvimento em musicoterapia. Estudar os estágios englobando as perspectivas biopsicossociais. Estudar os diferentes estágios sonoros e musicais do ciclo da vida. Investigar as relações inter e intramusicais a partir do ciclo da vida. Abarcar os estágios a partir da perspectiva sistêmica e do imunógeno cultural.
- Apresentar o conteúdo da disciplina num contexto histórico e teórico. Examinar como os diferentes modelos de musicoterapia refletem sobre as competências pessoais do profissional musicoterapeuta. Entender a interligação as disciplinas do curso com as vivências musicoterapêuticas. Compreender as transformações da escuta musicoterapêutica nos diferentes suportes expressivos: vivências, fala e escrita. Vivenciar o diálogo da autoescuta intermusical e interpessoal. Vivenciar procedimentos de escuta de si, do outro e escuta com o outro. Vivencias a musicalidade clínica nas suas potências e dificuldades.
- Princípios básicos da fisiologia neuronal e das células glias do sistema nervoso e suas principais funções. Neuroanatomia dos lobos cerebrais, núcleos da base, tronco encefálico, sistema nervoso periféricos e suas respectivas características funcionais, com enfoque no sistema auditivo e motor no contexto da musicoterapia. OBJETIVO GERAL: Ao concluir a disciplina o aluno estará apto a compreender os mecanismos e áreas cerebrais envolvidas na utilização da música em um contexto clínico, educacional e social. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Ao fim deste módulo o aluno terá capacidade de integrar os conhecimentos adquiridos na área de neuroanatomia e neurofisiologia dentro do contexto da musicoterapia, bem como, discutir as áreas cerebrais envolvidas no processo de utilização da música como uma ferramenta terapêutica, de aprendizagem e de melhora da qualidade de vida.
- A disciplina visa ampliar os conhecimentos sobre a relação entre música e neurociências, através de estudos científicos e atividades práticas para uma melhor compreensão sobre a prática musicoterapêutica na área neurológica. OBJETIVO GERAL: Compreensão sobre o processamento cerebral, diante dos estímulos sonoro-musicais utilizados na aplicação de técnicas musicoterapêuticas, na neuroreabilitação cognitiva, motora e sensorial. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Compreensão dos processos neurofisiológicos Influência de intervenções sonoro-musicais nos processos neurofisiológicos Elaboração de estratégias de intervenção sonoro-musicais na reabilitação neurológica.
- Identificando e tratando uma parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). A cadeia de sobrevivência em uma PCR segundo a American Heart Association (AHA). Eficiência e eficácia da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em bebês, crianças e no adulto com uso do desfibrilador externo automático (DEA). Acionamento dos serviços de emergências para suporte básico de vida SAMU 192.
- Apresenta a estrutura organizacional do Ensino, bem como, o papel do Professor, considerando as perspectivas históricas do ensino brasileiro. Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem, para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica, fazendo ela parte do planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, através de diferentes métodos e concepções.
- Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Apresentar o papel da musicoterapia na infância e adolescência dentro do contexto escolar (dificuldades escolares e inclusão) e institucional (vulnerabilidade e risco social) além do papel da musicoterapia no manejo com cuidadores. OBJETIVO GERAL: Estudar sobre a importância do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dificuldades de aprendizagem, vulnerabilidade e riscos sociais.Discussões sobre inclusão social e a importância do cuidado na vida da criança e do adolescente; Compreender o papel da musicoterapia dentro do setor escolar e institucional e a importância do olhar para o cuidador. Compreender as avaliações, métodos e técnicas musicoterapêuticas que podem ser aplicadas dentro desses contextos estudados.
- Loucura, Reforma Psiquiátrica, Clínica Ampliada, Saúde Mental, Arte e Musicoterapia. OBJETIVO GERAL: Iniciar o aluno na compreensão dos princípios fundamentais do conhecimento em Saúde Mental em articulação com Visita Técnica realizada pelos alunos anterior à aula. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Conhecer os princípios teóricos e as estratégias de intervenção do campo da saúde mental a atenção psicossocial desde o modelo clássico do alienismo, de apropriação conceitual e de ação sobre a loucura/doença mental, passando pelas experiências de renovação e reforma aos dias atuais e perspectivas possíveis; Proporcionar ao aluno de Musicoterapia conhecimentos conceituais sobre clínica do sujeito; Proporcionar ao aluno de Musicoterapia uma aproximação com área de atuação através de Visita Técnica (Campo).
- A disciplina introduz os fundamentos teóricos e os métodos da atuação prática do profissional musicoterapeuta no contexto gerontológico por meio de uma abordagem multidimensional e multidisciplinar. OBJETIVO GERAL: Conhecer os principais conceitos da Gerontologia em uma perspectiva multidimensional à luz do paradigma do desenvolvimento ao longo de toda a vida. Desenvolver a capacidade crítica em relação à atuação do profissional da saúde com a Pessoa Idosa. Contribuir na capacitação para atuação em diferentes contextos da Gerontologia. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Proporcionar uma visão mais ampla acerca do Processo de Envelhecimento. Promover a reflexão acerca do envelhecimento na atualidade frente questões como a discriminação etária, as mudanças econômicas e políticas. Desenvolver a capacidade de atuação com a Musicoterapia no contexto das demências. Capacitar na elaboração de estratégias a serem aplicadas em grupos de pessoas idosas. Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos para a produção científica no contexto gerontológico.
- Musicoterapia para pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e/ou deficiências. Aplicação da Musicoterapia para desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sensoriais e comportamentais no contexto da habilitação e reabilitação. Visitas a locais especializados e atividades práticas. Conhecendo e vivenciando em seus diversos aspectos e ângulos áreas de atuação. OBJETIVO GERAL: Informar sobre as perspectivas, possibilidades atualizadas de Musicoterapia na neuroreabilitação e relacioná-las às práticas subjacentes nos contextos interdisciplinares diversificados e , assim, refletir e proporcionar suporte básico para o início de uma futura prática e estudos aprofundados em musicoterapia na área.
- O ambiente hospitalar e seus fenômenos inerentes. Musicoterapia breve. Musicoterapia e humanização do ambiente hospitalar. Musicoterapia em UTI´s. Musicoterapia nos cuidados paliativos. Musicoterapia em sala de espera. Organizações e a prática da musicoterapia. Atuação e Perfil do Musicoterapeuta Organizacional. Técnicas musicoterapêuticas adaptadas ao contexto organizacional. OBJETIVO GERAL: Fazer intervenções musicoterapêuticas em ambiente hospitalar (atendimento em enfermaria, apartamento, UTI, com cuidadores e com equipe multidisciplinar), conhecendo as principais técnicas musicoterapêuticas e o suporte teórico para sua prática nesse contexto. Aplicar a musicoterapia em contexto organizacional - estruturar treinamentos, processos seletivos e intervenções pontuais, conhecendo as características gerais do contexto e as competências necessárias para gerar resultados relevantes.
- O lugar do Sujeito que pesquisa. O planejamento e a reflexão do que sabemos e não sabemos. As tendências educacionais. A avaliação. O que é? Diretrizes contemporâneas. O olhar do professor sobre o processo de aprendizagem. A estrutura de um trabalho de graduação interdisciplinar, artigos científicos e relatórios, são constituídos de três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Obs.: É perfeitamente possível
haver alteração na matriz curricular, visando à otimização do curso.
(*) Disciplinas onde a
experiência de aprendizagem ocorre na modalidade On-line comAula aoVivo.
(**) Disciplina fundamental
para identificar habilidades Musicais. Necessário estar aprovado nesta, para
liberação de início do Estágio. Teste de Aptidão Individual.
(***) Disciplina pré-requisito para início de estágio, onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial, não é passível de convalidação e deve ser cursada obrigatoriamente na Instituição.
(****) Estas disciplinas
acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
(*****) A primeira supervisão
(15h) ocorre na modalidade On-line com Aula ao Vivo.
Coordenador Técnico
Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1991, é especialista em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU) (2002), foi professor nos cursos de graduação e pós-graduação, de 2003 a 2010. Possui mestrado (2005) e doutorado (2011) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo programa EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ. É coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé e é também conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
Professora
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), bacharel em Musicoterapia (1992). Coordena a pós-graduação em musicoterapia no Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa(ES), ministra aulas nas pós-graduações em musicoterapia na Faculdade CENSUPEG e no Centro Internacional de Dança Terapia DMT. Supervisora de estágios em musicoterapia. Atua como voluntária em supervisão de estágio na ABRAV - (Ação Covid19)Participou dos projetos da UBAM: CBO, Matriz DACUM e Diretrizes Nacionais de Atendimento Musicoterapêuticos por TICs. No setor privado atua em consultório particular de musicoterapia com atendimentos: crianças (atraso do desenvolvimento global); adultos (ansiedade, estresse e processo de luto) Estuda as etapas sonoras e musicais no ciclo da vida e ministra este conteúdo nas pós-graduações.
Professor
Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Musicoterapeuta com Bacharelado em Musicoterapia - UFG. Formação em Psicoterapia Corporal, CORE Energetics pelo CORE Energetics Institute - NY/UNIPAZ DF. Atuação ampla nas áreas Hospitalar e de Reabiliatação. Musicoterapeuta Organizacional com vasta experiência em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Atua também como Consultor em Gestão de negócios gastronômicos.
Professora
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística- MÚSICA- UFPI. Especialização em Musicoterapia- CBM- RJ- 1998. Capacitada como MUSICOTERAPEUTA NEUROLÓGICA - NMT - pela Academy of Neurologic Music Therapy - ANMT / Formação na Abordagem Plurimodal em Musicoterapia. Formação e supervisão NEUROMÚSICA- 2011-2017- Argentina. Musicoterapia em neuroreabilitação.Formações contínuas na área de saúde desde 2006 em equipe multidisciplinar. Profissionalmente vem exercendo em diversas áreas da Música desde 1976. Dedicada a prática clínica intensa ( TEA, pacientes neurológicos, estimulação precoce com larga experiência há mais de 22 anos na área neurológica na rede pública pelo SUS- CEIR- Teresina- PI e particular- Clínica NUTEC. Tem apresentado trabalhos científicos resultados desta prática clinica no Brasil e exterior também como convidada em eventos da área de saúde e específicos da área de musicoterapia ( Encontros de pesquisa, simpósios brasileiro, congresso latino americano, Íbero americano, congresso nacional de reabilitação e recentemente em congresso mundial de musicoterapia (2020). Professora de Pós em MUSICOTERAPIA desde 2006- UFPI- entre outros. Faz parte Conselho de ÉTICA - MUSICOTERAPIA- UBAM.
Professor
Mestre em gerontologia pela USP, graduado em musicoterapia pela FMU e em música erudita pela Unicamp. Atua profissionalmente em instituições de longa permanência para idosos e centros-dia. É professor da pós-graduação em musicoterapia da Faculdade Censupeg e atual primeiro secretário da Associação dos Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (Apemesp).
Professora
Possui Técnico de Habilitação em Música (instrumento piano), Graduação em Musicoterapia (FPA/2002), Especialização em Intervenção em Neuropediatria (UFSCAR/2005) e Educação Musical (FPA/2009), Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento (Mackenzie/incompleto).Formação na Abordagem Plurimodal de Musicoterapia- Nível 1 (Curitiba/2010) e Nível 2 (Curitiba/2016) e na Abordagem Biomédica de Musicoterapia (Buenos Aires/2016). Fellowship em Musicoterapia Neurológica (FLENI/2017)Trabalhou na Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRE-TE/SP), Centro de recursos em Deficiência Múltipla surdocegueira e deficiência visual (ADEFAV), Faculdade Paulista de Artes (FPA), Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD Mooca) e em Clinicas de Neuroreabilitação em equipe interdisciplinar. Atualmente coordena a Formação da Abordagem Plurimodal de Musicoterapia em São Paulo e faz parte do corpo docente dos cursos de especialização de musicoterapia da CENSUPEG e Instituto Fenix de Humanização, além de atuar domiciliar e em clínica particular.
Professor
É graduado em Musicoterapia e especialista em Neurociência Aplicada à Educação pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), está se especializando também em Psicogerontologia pela Faculdade Unyleya. Atua em atendimento institucional, particular e Voluntário, com um público infantil, adulto e idoso. Estagiário interno no atendimento infantil, nas áreas do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Opositor-Desafiador e espasmos infantis (Síndrome de West); co-organizador do V Encontro Nacional de Estudantes de Musicoterapia (ENEMT) em São Paulo, no ano de 2013; membro voluntário na Associação Educacional Para Múltipla Deficiência - AHIMSA no período de março a novembro de 2015; atua nos projetos "Desconstruindo Amélias" e "Biblioteca Intinerantente Feminista" (BLIF) e atuou nos projetos "Cuidado-ser" e "Conversas Musicais da BLIF" junto ao Coletivo MT desde 2015; musicoterapeuta no Espaço de Apoio Pedagógico e Recreativo TK desde agosto de 2015; musicoterapeuta aprimorando na Associação de Assistência a Criança Deficiente - AACD no período de fevereiro a dezembro de 2016; revisor gráfico e diagramador do Jomesp de abril de 2017 a julho de 2018; musicoterapeuta no Serviço Franciscano de Solidariedade - SEFRAS, de julho 2017 a dezembro de 2018; musicoterapeuta no Centro Dia Vila Mariana, desde Fevereiro de 2018; musicoterapeuta na Clínica Retaguarda Residencial para o Idoso, nas unidades Brooklin, Moema e Premium, desde 2018; musicoterapeuta no Residencial Casa das Flores, desde 2019; professor na universidade CENSUPEG no curso de pós graduação em Musicoterapia desde dezembro de 2018; Secretário da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo - APEMESP de 2016 a 2020.