Nefrologia

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Nefrologia qualifica o profissional da área da saúde para atuar na assistência integral ao paciente portador de doenças renais crônicas, em diversas etapas do tratamento, tais como: formas de prevenção, identificação das doenças renais, tratamentos conservadores, métodos dialíticos, incluindo a possibilidade de transplante renal.

Assim, o curso irá capacitar os acadêmicos por meio de conhecimentos teóricos, baseados em evidências científicas, com professores atuantes na área da Nefrologia.

Objetivo do Curso:
Desenvolver competências e habilidades nos profissionais de saúde buscando aprimorar o cuidado sistematizado em nefrologia, contemplando conhecimentos técnico-científicos, gerencial, humanístico e ético.

Público-alvo:

Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais profissionais da área da saúde.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceitos de anatomia e fisiologia do sistema renal, tendo como foco principal o seu funcionamento.
  • Atribuições de cada profissional dentro de uma unidade de saúde renal, tais como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
  • Atuação de uma equipe multidisciplinar, visando a elaboração de um plano de cuidado multiprofissional, onde cada área de tratamento de pacientes nefrológicos tem como principal objetivo, o melhor tratamento ao paciente.
  • Processos de gestão e qualidade nos diversos níveis voltados para a área de nefrologia, visando a formação de um profissional gestor.
  • Definição e classificação do protocolo adequado ao paciente renal com Insuficiência Renal Aguda e Insuficiência Renal Crônica. Elaboração de planejamento para o tratamento.
  • Principais riscos de infecção a um paciente renal e controle das infecções que poderão acometer o paciente renal.
  • Conceitos éticos e bioéticos do tratamento ao paciente com doença renal, tendo em vista os Códigos de Ética.
  • Entendimento, compreensão e respeito ao paciente durante o tratamento. Entendimento e compreensão da doença.
  • Principais fármacos para os tratamentos de doenças nefrológicas e suas ações no organismo de um paciente renal.
  • Funcionamento e ação do tratamento da hemodiálise e da diálise peritoneal, relacionada ao tempo de permanência na máquina. Quantidade de líquido filtrado e substancias filtradas, agindo como função dos rins. Diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal.
  • Normas e leis relacionadas ao atendimento, tratamento, acesso a medicações e cirurgia relacionada ao tratamento nefrológico.
  • A assistência prestada durante o tratamento renal nos seguintes itens: monitoramento dos sinais vitais, aplicação de medicamentos, segurança do paciente, prevenção de complicações da doença, prevenção de lesões por pressão, entre outros cuidados.
  • A atuação dos alimentos e sua função no organismo e sua relação com alterações na função renal. Melhores alimentos para o paciente em tratamento renal.
  • Ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e\ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional. Proteção ambiental e a qualidade.
  • Definição e abrangência de epidemiologia. A diferença entre prevenção e controle de doenças, os fatores de risco e os níveis de evidência científica. Estudo delineado como ensaio clínico controlado e randomizado. Distribuição da doença por tempo, lugar e pessoa.
  • Capacidade de comunicação e seus fundamentos básicos. Conceito de liderança, seus princípios e aplicação. Gerenciamento de tempo, distribuição de atividades e qualidade na conclusão das demandas. Trabalho em equipe e identificação dos aspectos importantes para ser parte de uma equipe. Construção de plano de carreira adequado a sua visão pessoal e competências adquiridas profissionalmente. Rede de contato e identificação das oportunidades em estabelecer e expandir essa rede. Gestão de patrimônio, pessoas, atendimento e tecnologias. Paralelo entre conceito de hospital na atualidade em relação a outras épocas. O hospital como uma unidade integrada de saúde e as principais funções do administrador hospitalar e seus desafios na gestão de pessoas.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnicapedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo Optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.