Orientação Educacional
Pós-Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.
-
Material digital disponível para download.
-
Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.
-
Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Curse em 4, 6 ou 12 meses.
-
Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A pós-graduação em orientação educacional: teoria e prática apresenta conteúdos aprofundados e atualizados acerca da área de gestão escolar e orientação pedagógica. Desde a implementação da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394/1996), o sistema nacional de ensino passou por mudanças notáveis, tanto no âmbito teórico quanto na legislação. Dessa forma, torna-se fundamental o estudo constante, com o objetivo de aprimorar as práticas de gestão e orientação que surgiram, sobretudo a partir do século 21. Assim, encontra-se no curso tanto a bibliografia clássica quanto reflexões sobre os principais desafios escolares atuais, como as questões de gênero, o bullying e a pluralidade religiosa.
Objetivos:
Atualizar profissionais da educação nas áreas de gestão e orientação educacional, visando a proporcionar conhecimentos acerca das mais novas teorias e práticas pedagógicas e administrativas, especializar o aluno nos assuntos da gestão e orientação, e aprofundar os debates sobre os novos desafios do contexto escolar.
- Apresentar os principais conceitos teóricos e práticos sobre a gestão e orientação educacionais.
- Conceitualizar e reconhecer o impacto das pluralidades sociais no ambiente escolar.
- Apresentar reflexões sobre as mudanças no campo pedagógico, com destaque para as metodologias ativas.
- Oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao mundo do aluno no âmbito educacional.
- Formar profissionais gabaritados para a aplicação dos conceitos pedagógicos e de gestão na orientação educacional.
Público-Alvo:
Bacharéis e licenciados em pedagogia e outros cursos que atuam ou pretendem atuar em cargos de gestão e/ou orientação educacional.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Fundamentos da teoria da aprendizagem significativa. Conceitos de Pavlov, Watson e Skinner. Estudos comportamentais. Desenvolvimento cognitivo nas teorias de Piaget e Vygotsky.
- Perspectivas teóricas da aprendizagem. Aprendizagem ativa. Fundamentos das teorias cognitivas de aprendizagem. Andragogia e a aprendizagem de jovens e adultos. Metodologias ativas no processo de aprendizagem.
- Conceitos psicológicos aplicados à aprendizagem. Mecanismos e fundamentos do processo de aprendizagem. O papel da psicopedagogia na aprendizagem. Principais abordagens para o método educacional.
- O contexto de surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os direitos humanos voltados para a educação. Aprendizagem e diversidade. Conceito e fundamentação da inclusão na sala de aula.
- Conceitos sobre educação e organização escolar. Definição do que é cultura organizacional e sua aplicação na gestão escolar. Relação entre cultura e educação e seu impacto social.
- Definição da educação infantil. Quais são as características da educação infantil na Base Nacional Curricular Comum. Marcos legais da educação infantil. A educação infantil na atualidade.
- Definição de ensino e de aprendizagem. Entendimento da importância do processo de avaliação. Conceito de orientação educacional. Instrumentos de avaliação: avaliação tradicional e conhecimento adquirido.
- Conceito de aprendizagem significativa. Importância do ambiente para o processo de aprendizagem na infância. Processo construtivo do aprendiz. O papel da orientação educacional na aprendizagem.
- O significado da disciplina no contexto educacional. Práticas interdisciplinares e os métodos de ensino. Interdisciplinaridade e metadisciplinaridade. Projeto e trabalho em equipe no ambiente escolar.
- Princípios da gestão educacional. Gestão dos processos e das políticas públicas educacionais. Uso de indicadores de aprendizagem na gestão educacional. Avaliações externas e a gestão escolar.
- Princípios da orientação educacional a partir do comportamento em grupo. Como lidar com o comportamento agressivo em ambiente escolar. O conceito de bullying e o impacto na escola.
- Conceito de diversidade. Princípios da identidade de gênero e o papel da orientação educacional. Escola inclusiva e seus desafios. A pluralidade religiosa no ambiente escolar.