Psicanálise: da Clínica às Experiências Contemporâneas
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Corpo docente com larga experiência na clínica psicanalítica e na interlocução da Psicanálise com outras áreas do conhecimento: educação, saúde mental, judiciário, arte etc.
-
Articulação da descoberta de Sigmund Freud, o Inconsciente às questões relacionadas ao sofrimento humano nos dias de hoje.
-
Disciplinas que retratam a Psicanálise na atualidade, tanto na dimensão da clínica, bem como, de questões contemporâneas, nomeadamente: aumento dos diagnósticos em Saúde Mental; o Autismo hoje; os desafios e dificuldades educacionais; conflitos mediados pela justiça; arte e criação; as relações entre política, cultura e sociedade com o Inconsciente.
-
Percurso educacional capaz de situar o aluno no movimento de construção e atualização da Psicanálise, a partir das trajetórias de Sigmund Freud e Jacques Lacan, considerando o trabalho do psicanalista na atualidade e os desafios contemporâneos.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.
-
Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Questões relacionadas à Saúde Mental têm se ampliado de modo significativo na atualidade, de modo que, diagnósticos relacionados a quadros psicopatológicos como Depressão, Ansiedade e outras categorias clínicas tornaram-se uma experiência comum para todos nós.
As respostas produzidas frente a estes quadros de sofrimento humano tem sido diversas, tais como as terapêuticas medicamentosas e as prescrições de estilos de vida denominados como saudáveis “para todos”.
O que se observa é que, mesmo com o avanço científico, a partir do aprimoramento constante dos recursos medicamentosos, bem como, a difusão dos hábitos saudáveis, ainda assim as experiências de sofrimento psíquico estão cada vez mais presentes na sociedade.
A Psicanálise apresenta contribuições significativas na leitura e intervenção dos estados de sofrimento psíquico, se constituindo como um campo do saber que privilegia a experiência singular. Método de investigação e tratamento construído por Sigmund Freud (1856-1939) a partir de sua escuta clínica e, enriquecido pelo ensino de Jacques Lacan (1901-1981), atualizou-se frente às questões de nosso tempo.
O curso em questão visa ofertar um ensino rigoroso dos fundamentos conceituais da teoria psicanalítica de modo articulado aos fenômenos contemporâneos, os quais se desenrolam no consultório do psicanalista, e em outros espaços, tais como: a escola, o judiciário e, na cultura de modo mais amplo.
Psicólogos, médicos, profissionais da saúde, e educadores encontrarão neste curso uma rica experiência educacional, a qual permitirá não apenas tomar como foco o sofrimento psíquico, e, portanto, processos relacionados ao que hoje se denomina Saúde Mental, mas também, considerar os efeitos do Inconsciente em variados fenômenos sociais e culturais.
A proposta do curso é inovadora, pois além de apresentar discussões sobre a teoria e a clínica psicanalítica, abre espaço para disciplinas que possibilitam vislumbrar uma atuação inspirada na Psicanálise em instituições sociais e experiências contemporâneas.
Objetivo do curso:
Promover conhecimento para compreensão dos processos psíquicos e culturais a partir da perspectiva da Psicanálise, e refletir sobre possibilidades de atuação inspiradas nos fundamentos éticos e conceituais psicanalíticos.
Público-alvo:
Graduados em psicologia, medicina, profissionais da área da saúde e da educação e demais públicos interessados na Psicanálise.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- O mal estar da civilização e as experiências de sofrimento humano. Medicalização da vida. Os ideais e os imperativos sociais. Morte, luto e finitude. Amor, sexualidade e desejo. Pulsão e Falta. A dimensão trágica da vida. Freud e Lacan na atualidade.
- Epistemologia da psicanálise freudiana e lacaniana. Filosofia da psicanálise. Conceitos históricos da psicanálise freudiana. Pensamento e ciência moderna. Representacionismo. Racionalismo. Estruturalismo. A crítica lacaniana à psicanálise freudiana.
- História do movimento psicanalítico. Psicanálise & Psicoterapia. Epistemologia da psicanálise. O conceito de Inconsciente em Freud e Lacan. O Conceito de pulsão em Freud e Lacan. Clínica & metapsicologia. Ética & Ontologia.
- Os quatros conceitos da psicanálise e a práxis analítica. Inconsciente e a transferência. Resistência, repetição e a pulsão. O Real em questão.
- Constituição do sujeito a partir do tempo lógico: alienação/separação. Estádio do espelho como formador do eu. O grande outro e o outro semelhante. Os três tempos do Édipo. A dissolução do Complexo de Édipo. A Castração. Introdução às estruturas clínicas.
- Constituição do sujeito a partir do tempo lógico: alienação/separação. Estádio do espelho como formador do eu. O grande outro e o outro semelhante. Os três tempos do Édipo. A dissolução do Complexo de Édipo. A Castração. Introdução às estruturas clínicas.
- Enredo da neurose por uma ótica freudiana. Intersecção entre os aspectos conceituais e clínicos. Amplo panorama das descobertas e hipóteses de Sigmund Freud acerca dessa estrutura clínica. Os casos clínicos de Freud.
- Revisitando o Édipo e a extração das categorias clínicas. De Freud a Lacan. Principais reformulações conceituais e implicações clínicas. Do temor à castração e à função da linguagem na metáfora paterna e no sinthoma. Do narcisismo ao gozo.
- A hipótese do Autismo como quarta estrutura subjetiva. O Universal da estrutura psíquica e o singular. O processo de constituição do sujeito autista. O Real e a recusa da linguagem. A noção de borda autística. A direção do tratamento no autismo.
- Direção do tratamento em Freud e Lacan. Associação livre, construções em análise e interpretação. Modalidades de interpretação designados por Lacan. Início e final de análise.
- Introdução ao ensino de Jacques Lacan conforme a chamada segunda clínica lacaniana. A clínica do real por uma escuta do sentido à leitura do fora de sentido. Implicações do inconsciente transferencial ao inconsciente real. A responsabilidade da psicanálise nos diferentes cenários contemporâneos. A direção do tratamento enquanto experiência psicanalítica no laço social e os seus desdobramentos.
- A questão da análise leiga. Psicanálise, teoria, clínica, ensino e transmissão. Movimentos e instituições psicanalíticas. Ensino x Transmissão. A posição de rebotalho (“fazer-se de objeto a”). Direção de tratamento, da entrada à saída em análise. A ética na Psicanálise, uma ética do desejo. O lugar do analista diante das demandas do sujeito. A função da supervisão e seus efeitos. A função êxtima do supervisor e a transferência de trabalho. A Ética do Psicanalista diante do mal-estar contemporâneo. Intervenções possíveis nas instituições. Clínica social, redes e territórios. Campo da atuação da psicanálise para além da psicanálise padrão.
- A história da infância. As clínicas psicanalíticas com crianças. A infância para a psicanálise freudiana e lacaniana. A constituição subjetiva do sujeito. O conceito de Édipo em Freud e Lacan. A prática da clínica lacaniana com crianças.
- A constituição do sujeito em psicanálise. A psicanálise lacaniana e a adolescência. Adolescência na contemporaneidade. A crise da adolescência. O mal estar na adolescência: bulimia, suicídio, depressão e outras manifestações clínicas. A adolescência e o conflito com a lei. Manejos clínicos na adolescência.
- A ética psicanalítica. Intersecções entre psicanálise e a política. O inconsciente e a política. O sintoma social. Psicanálise em extensão ou extramuros. Psicanálise aplicada. O analista cidadão. Efeitos do discurso psicanalítico. Pesquisa e intervenção psicanalítica. A prática da psicanálise e seus efeitos políticos.
- Pacto civilizatório e suas ressonâncias de mal-estar no campo educativo. Educação como prática social em seus atravessamentos dos fenômenos de grupo. Ensinar e aprender na relação com a Pulsão e a Transferência. O Discurso do Mestre e suas incidências na medicalização da educação.
- O que é a saúde mental. Definições e problemas da psiquiatria clássica, as classificações psiquiátricas atuais e a psicanálise lacaniana. Do ideal “para todos” à singularidade do “um a um”.
- A criança e o adolescente – sujeitos de direito e desejo. Parentalidade. A guarda dos filhos na família em litígio. Alienação Parental. Abandono afetivo. A subjetividade na objetividade dos atos e fatos jurídicos. Perícia, assistência técnica e mediação familiar. Casos de semi-imputabilidade penal e inimputabilidade penal. O que a lei prevê e como o Psicanalista pode se posicionar sobre esta temática.
- Principais estratégias de manejo e compreensões da clínica a partir da Psicanálise. Compreensão do uso abusivo de álcool e outras drogas na contemporaneidade. Sintoma social em que a questão das substâncias psicoativas e seus efeitos é acrescida da complexidade. Tipos de sujeito ou processos de subjetivação em questão no capitalismo tardio. Respectivos contextos de uso em tempos de política de guerra às drogas.
- Intersecções possíveis entre psicanálise e arte. Freud e os artistas. O infamiliar. O surrealismo e a psicanálise na França. Lacan com os escritores. A escrita na psicanálise. O objeto entre a escrita e a leitura. O feminino e a letra.
- O analista frente a subjetividade de sua época. Incidência do simbólico e seu efeito civilizatório. Discursos subjetivantes e seus efeitos de mal-estar. Sexualidade. Imperativos Culturais. Ansiedade. Direção do tratamento.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas de forma on-line com aula ao vivo.
Supervisor Técnico
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Psicologia clínica: Abordagem psicanalítica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Graduado em Psicologia pela Associação Catarinense do Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala (ACE-FGG). Docente e Supervisor de estágios no curso de Psicologia da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC). Trabalha com psicologia clínica e psicanálise na Clínica Psiqué em Joinville/SC. Principais temáticas de interesse: fundamentação da psicologia e psicanálise, história da psicanálise e técnica psicanalítica.
Professor
Psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é psicólogo do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente em cursos de especialização. Autor do livro infantil: Uma flor para Tatau (Editora InVerso, 2019) e organizador do livro: A vivência da morte e do luto na infância e adolescência: recortes psicanalíticos (Editora Ágalma, 2020).
Professora
Cursando Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA) RJ. Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de de Almeida (2019). Graduação em Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Associação Catarinense de Ensino (2001), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2000) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Região de Joinville (1991). Tem experiência em Psicanálise, atuando principalmente em clínica. Tem interesse nos seguintes temas: conceitos fundamentais da psicanálise, direção do tratamento, sintoma, sujeito, ética e ato. Desenvolve pesquisa relacionada com a clínica psicanalítica na contemporaneidade, visando discutir a teoria e clínica psicanalíticas em articulação com as questões que atravessam nosso tempo no campo do social.
Professora
Psicanalista, Supervisora Clínica e Docente em cursos de Pós-graduação. Doutoranda em Psicologia Clínica - Psicanálise na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Bacharelado em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (PUCPR) e Mestrado em Letras - Estudos Literários (UFPR). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicanalítica, direção de tratamento, pesquisa em psicanálise, psicopatologia, sofrimento psíquico, temporalidade, constituição subjetiva. Atualmente é Psicanalista em consultório particular, Professora em cursos de Pós-graduação em Psicologia Clínica - Psicanálise (UTP e ACE), Supervisora em clínica psicanalítica, Pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR. Organizadora dos livros "Os psiquiatras do século XIX: suas contribuições na clínica psicanalítica da atualidade", Editora CRV (2016) e "Psicanalistas do século XX", Aller Editora (2019).
Professor
Graduado em Psicologia pelas Faculdades Integradas Senador Fláquer (1998), efetuou mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Psicologia Clínica também pela Universidade de São Paulo (2011). Foi supervisor no curso de Psicologia do Centro Universitário de Santo André (UNI-A/Anhanguera), abrangendo núcleos de estágio supervisionados que tinham como eixo central a Psicanálise, mais especificamente na vertente do ensino de Freud e Lacan. Organiza e dirige um seminário clínico voltado à formação psicanalítica, uma rede de pesquisas na mesma linha, além de cursos de extensão universitária relativos ao campo psicanalítico. Tem experiência prática na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, exercendo atividade clínica em consultório particular, conduzindo análises e supervisões, bem como investindo permanentemente na formação, conforme o tripé proposto por Freud: análise pessoal, supervisão e estudo teórico com os pares, produzindo e apresentando trabalhos em congressos, além de publicar regularmente em periódicos científicos. Os interesses particulares se situam no campo da Psicanálise, mais especificamente em certas questões pungentes da clínica psicanalítica, bem como a Psicanálise em extensão e seus efeitos no laço social, além de interesses na História da Psicanálise e na complexa relação entre a Psicanálise e a Ciência.
Professora
Psicanalista. Licenciatura (1975) e Graduação (1976) em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP (2001), Especialização em Filosofia e Psicanálise (2003) e Mestrado em Filosofia Contemporânea (2007) pela Universidade Federal do Paraná. Experiência no magistério do ensino superior e em supervisão de estágio, a profissionais e serviços de saúde, no Sistema Penitenciário e em Hospital Psiquiátrico/Clínica Psicossocial. Atual docente do UniBrasil-Ctba e supervisora clínico-institucional do CAPS III e SOIS em Joinville.
Professora
Possui graduação em Psicologia com título de Especialista em Psicologia Escolar/ Educacional reconhecido pelo CFP/CRP(2018) e Mestrado em Psicologia Clínica pela da Universidade Católica de Pernambuco(UNICAP,)na linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Atualmente cursa Doutorado em Psicologia na UFMG, na linha de pesquisa: Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura. Revisora do Periódico: Mosaico Estudos em Psicologia( UFMG). Atuou como professora de ensino superior durante os anos de 2012 a 2018. Atuou como supervisora técnica de SPA( Serviço de Psicologia Aplicada), na modalidade de Supervisora Freud-Lacaniana e de Plantão Psicológico. Foi coordenadora de curso de Pós-Graduação da ESTACIO-Recife. Atuou também como Psicologa escolar Educacional, especificamente com protagonismo em inclusão de pessoas com deficiência. Atuação em Psicologia Clinica- consultorio particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, clínica, inclusão escolar e autismo.
Professor
Carlos Sapelli é doutorando em psicologia (psicologia clínica) pela PUCSP e mestre em filosofia pela PUCPR, instituição na qual cursou a especialização em psicologia clínica: abordagem psicanalítica. Graduou-se em psicologia num percurso pela UNIP/UNIDAVI/(ACE/FGG). Trabalha na Agalma e, atualmente, é professor convidado de pós-graduação na UNIVILLE e na ACE/FGG. Temas de interesse: diálogo entre psicanálise, filosofia, arte, universidade, sexualidades e modalidades de sofrimento. Participante da ebp seção sul.
Professor
Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Especialista em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico- Institucional (UVA). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (UNESA). Psicanalista, membro da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano - Rede Diagonal Brasil. Tem experiência em Psicologia clínica com ênfase em psicanálise e de tratamentos de dependência química.
Professora
Psicóloga e Psicanalista. Mestre em Filosofia da Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia PUC-PR. Especialização em Psicologia Clínica Abordagem Psicanalítica PUC-PR. Psicanalista em formação pela Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano Brasil. Psicóloga Clínica.
Professora
Psicóloga formada pela PUC-PR (2007), Especialista em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela mesma universidade (2020), Mestra em Ciência Política pela UFPR (2014) ). Mestranda em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro sob orientação da Professora Sonia Alberti. Foi conselheira no Conselho Regional de Psicologia 8ª Região (2010-2016), onde presidiu a Comissão de Ética (2013-2016) e a Comissão de Psicologia Social (2011-2013). Foi membro do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política da UFPR. Atua como psicanalista em clínica particular, é membro do Projeto Analisar e do Psisocial. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Psicanálise Clínica, Psicanálise e Arte e Psicanálise e Política.
Professora
Psicóloga, Psicanalista. Mestra em Educação (UNIB/SP), Especialista em Psicologia Jurídica (PUC/PR), Especialista em Saúde Mental e Dependência Química (FAPAG/SC), Mediadora pelo IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal, com experiência em CAPS, Programa Sentinela, CASEP, Casa de Semi Liberdade, Comunidade Terapêutica, Universidade, Docência e Perícia Psicológica na área da Infância, Juventude e Família. Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Joinville, EPFCL-Brasil e IF.
Professor
Psicólogo clínico e docente. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2019) - Faculdade de Saúde Pública (Programa de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, sob orientação de Rubens de Camargo Ferreira Adorno e tema: "Reinserções, Inserções e Deserções: Cartografia de dispositivos de (re)inserção social para adolescentes com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas"); mestre em Psicologia Clinica pela PUC-SP(2013) Depto. de Psicologia Clínica - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade sob orientação da Profa. Dra. Suely Rolnik, com a dissertação de mestrado "Frestas da Vida sobre Trilhos Elétricos - Modos e Modelos de Subjetivação no Metrô de São Paulo"); especialista "lato sensu" pela PUC SP-COGEAE (2010) em "Semiótica Psicanalítica e Clínica da Cultura"; especialista pelo Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde Mental e Saúde Coletiva, pela FUNDAP/Secretaria Estadual da Saúde/ UNESP-Assis (2005); graduado em psicologia (licenciatura, bacharelado e formação) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis-SP (2004); possui experiência profissional como docente (ensino superior, pós-graduação, ensino médio e fundamental), como educador social (junto a população em situação de rua) e também atuou como diretor de equipe multidisciplinar em Projeto de Proteção Especial em Média Complexidade (reinserção social de adolescentes em uso de álcool e outras drogas). Como psicólogo clínico, trabalhou no Sistema Único de Saúde em CAPS II, CAPS Ad III e Unidade de Acolhimento Transitória, no município de São Paulo. Atualmente trabalha em clínica, tateando a esquizoanálise enquanto dobra da psicanálise, também trabalha como assessor técnico de pesquisas no Conselho Regional de Psicologia do Paraná e como professor convidado em curso de pós-graduação da Faculdade Bagozzi em Curitiba-PR Possui participação e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, com comunicações e palestras diversas. Possui publicações de capítulos de livros e artigos em revistas e é autor do livro "Todo educador é social?" (Editora Intersaberes, 2019). É autor e co-autor do "Jogo das Drogas" e do "Jogo dos 13 tempos" para trabalhos com redução de danos e prevenção ao suicídio junto adolescentes. Orientou trabalhos de conclusão de curso em nível de especialização e graduação).
Professora
Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Especialização em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR (2017) e graduação em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE (2015). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicanálise. Trabalha também com traduções em inglês espanhol e português.
Professora
Psicóloga clínica, atuo com psicanálise há 7 anos, realizo atendimento individual a crianças, adolescentes e adultos. Sou pós-graduada em Psicologia Clínica: Orientação Psicanalítica na PUCPR e bacharel em Psicologia pela ACE. Também possuo graduação em Tecnologia da Informação pela UDESC e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Professor
Possui graduação em PSICOLOGIA pela ACE - FACULDADE GUILHERME GUIMBALA(2013). Tem experiência na área de Psicologia.