Psicopedagogia Institucional e Clínica

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG. reconhecida como a instituição que mais forma profissionais para atuação com pacientes na área das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.

  • Aulas ao vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC,

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que trata de processos da aprendizagem humana, suas dificuldades, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio (família, escola e sociedade), no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos únicos, e um caráter preventivo e terapêutico.   

O Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica da CENSUPEG tem uma abordagem humana, objetivando acolher, identificar, analisar, planejar e intervir nas etapas de diagnóstico e tratamento. Para tanto, o Psicopedagogo deverá estar preparado para acolher e atender crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento.  

O Psicopedagogo formado pela Faculdade CENSUPEG será capacitado para uso de vários recursos, integrando princípios da pedagogia e de outras áreas do conhecimento. Conforme a etapa, e as dificuldades apresentadas, utilizará ferramentas pontuais às necessidades específicas, assim como desenvolverá atividades de estimulação, percepção visual, espacial e auditiva, capacidade de leitura, estrutura cognitiva e, concomitantemente, a autoestima e a autoconfiança. 

Objetivos do Curso
Promover conhecimento para qualificar profissionais das áreas da Educação e Saúde, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício da Psicopedagogia Institucional e Clínica, com ênfase na aprendizagem e desenvolvimento humano. 

Público-alvo
Licenciados em diversas áreas do conhecimento, tais como Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Ensino Médio; Gestores (diretores e coordenadores); Supervisores, Orientadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Fonoaudiólogos, e áreas afins. 

Formato do Curso:
Aulas ao vivo, onde o conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata com presença obrigatória do aluno e a realização das atividades propostas no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Turma disponível para ingresso:
      -  Início:  21 de Novembro de 2024, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Detalhamento e compreensão da Psicopedagogia como um conhecimento e uma área de atuação. Reflexão e aprofundamento em seu objeto de estudo e suas interfaces com outras ciências. Validação do perfil profissional fundamentando as bases da confecção de diagnóstico, intervenção e atendimento institucional e clínico. Aprofundamento na análise, desenvolvimento, elaboração e correção de provas operativas e projetivas. Levantamento sobre a organização e a estrutura relacional, incluindo a comunicação familiar, os estilos familiares, a diversidade familiar e a neurodiversidade. Discussão sobre as disfunções familiares e o sofrimento relacional na família, criança e adolescente sintomáticos. Busca da compreensão sobre cognição e aprendizagem, favorecendo a percepção das características e atitudes de professores afetivos, refletindo sobre o papel da Escola. Estudo sobre a relação do que é “dificuldade” e sobre o que “ainda não foi apresentado”, isto é, olhar para a restrição de repertório e a estimulação.
  • Aprofundamento sobre a aprendizagem, as contribuições da Neurociência e as concepções a respeito do Desenvolvimento Humano. Orientações sobre as concepções abertas de ensino versus a diretividade pedagógica. Reflexões sobre as bases antropo-sócio-fisiológicas do Movimento Humano e a ciência da motricidade humana.
  • Estudo sobre a ética no trabalho psicopedagógico, levando em consideração a fundamentação da filosofia das ciências que sustentam as bases epistemológicas da psicopedagogia e, em relação à fundamentação da sociologia, com reflexões acerca da cultura, sociedade e ideologia do pensamento contemporâneo. Abordagem Multifuncional visando o aprimoramento de habilidades necessárias para o protagonismo, autonomia e independência. Atendimento em Equipe Multidisciplinar e Multifuncional, Formação Continuada, atualização e pesquisa.
  • Aprofundamento sobre salas de recursos multifuncionais (SRM): público-alvo, tipos de salas, atuação do professor na SRM, atribuições do professor na SRM, equipamentos da SRM, critérios para solicitação das SEM e trabalho com a Equipe Multifuncional. Descrição e interações sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE): organização, atuação, oferta, público-alvo, documentação e financiamento.
  • Explicitação do processo de Desenvolvimento Humano e Motor e dos desafios da estruturação infantil e adolescente. Discussão sobre as sequências do crescimento e desenvolvimento motor e os tipos de mudanças em diferentes faixas etárias. Orientações sobre os fatores que afetam o processo de desenvolvimento motor do ser humano e, análise da inter-relação e contribuição do comportamento motor com a identidade e cognição. Expressão sobre a importância da integração e relação da psicomotricidade no desenvolvimento motor da criança. Estudo sobre Psicomotricidade Relacional e Estimulação Precoce e Preventiva.
  • Abordagem das contribuições do estudo da neurofisiologia cerebral no que se refere às áreas responsáveis pela aprendizagem, e as relações entre as áreas cerebrais e as funções intelectuais, motoras e afetivas. Estudos e discussão sobre a Teoria das Múltiplas Inteligências (H. Gardner), e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.
  • Estudo das dificuldades de aprendizagem e a intervenção psicopedagógica como função preventiva, identificatória e ressignificativa dos fatores cognitivos, afetivos, emocionais, sociais, sensoriais e perceptivos. Averiguação das dificuldades na aquisição do raciocínio lógico-matemático, da linguagem matemática, na linguagem oral e escrita, ideias e práticas correntes. Introdução às principais teorias de aprendizagem e seus métodos no ensino da matemática. Conhecimento do repertório de materiais que auxiliam na avaliação nas dificuldades de aprendizagem (testes, protocolos e descrição das demandas). Aprofundamento sobre a história da escrita, a aquisição da linguagem escrita, consciência fonológica e, o sistema alfabético. Estudo das hipóteses da escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades com repertório que auxiliem na avaliação nas dificuldades de aprendizagem (testes, protocolos e descrição das demandas).
  • Reflexão sobre a avaliação psicopedagógica, seus instrumentos de leitura e escrita, dos processos lógico-matemáticos e do estabelecimento do seu vínculo com a aprendizagem. Contexto coletivo frente a diversidade de laudos presentes. Adaptação Curricular efetiva e olhar sensível para as Rotinas Escolares. Contribuições na Formação Continuada da Equipe Docente. Pesquisa e organização de Projetos Inovadores. Análise do Teste Par Educativo (de uso da Psicopedagogia). Projetos de atuação na área hospitalar, rede de apoio, case de sucesso.
  • Contextualização das avaliações psicopedagógicas em situações clínicas e estudo de procedimentos técnicos e encaminhamentos psicopedagógicos no atendimento de sujeitos com dificuldades de aprendizagem. Elaboração de pareceres, devolução de diagnósticos. Atuação em Equipe Técnica e Multifuncional.
  • Estabelecimento de relações entre tecnologias de informação e comunicação. Averiguação sobre as pesquisas, adequações, adaptações e tecnologia assistiva. Análise da importância do jogo na prática pedagógica. Conhecendo, adequando, adaptando e ensinando com jogos virtuais (games).
  • Estudos e discussões sobre avaliação, acompanhamento terapêutico, e instrumentos diagnósticos para avaliar alunos Jovens e Adultos. Reflexões sobre a Andragogia. O preparo para o social, coletivo e emocional visando a autonomia de vida. Assertividade nas propostas e testes na Reabilitação Cognitiva em Idosos, bem como, ferramentas de estimulação e prevenção.
  • Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades, Notório Saber e Superdotação. Comparação e discussão sobre os instrumentos diagnósticos para avaliar crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação. Pesquisa e Estudos sobre práticas e métodos cada vez mais assertivos para a individualidade dos sujeitos.
  • Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para: TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Dislalia e Falha no Processamento Auditivo. Análise de instrumentos diagnósticos para avaliar e intervir com crianças, adolescentes e adultos com TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Dislalia e Falha no Processamento Auditivo.
  • Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual. Comparação entre os instrumentos diagnósticos para avaliar e intervir com crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual. Abordagem frente a prática e estudos do profissional atuante para com as pessoas Neurodivergentes.
  • Interação com as concepções de desenvolvimento e aprendizagem: Inatismo, Ambientalismo e Interacionismo. Conceituação de aprendizagem e, componentes na relação professor-aluno, vinculando o desenvolvimento humano como tarefa conjunta e recíproca. Estabelecimento de relações sobre o desenvolvimento psicoafetivo e psicossexual da criança e do adolescente, conceitos básicos da teoria psicanalítica e genitura. Interpretação do desenvolvimento da criança segundo Sullivan e Wallon e, do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e Vygotsky. Orientação sobre as contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia: Freud e Piaget, um encontro sobre aprendizagem (o inconsciente, o sintoma e a queixa). Pesquisa e Orientação sobre Estudo Domiciliar. Ambientação do Profissional frente as metodologias integrativas como: Montessori, Pikler e Waldorf. Relação entre Saúde, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva.
  • Discussões e orientações básicas para o estágio institucional, visando o plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. A execução dos registros formais de todo o processo (elaboração do relatório), de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.
  • Discussões e orientações básicas para o estágio clínico, visando o plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. A execução dos registros formais de todo o processo (elaboração do relatório), de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.

* Essas disciplinas obrigatoriamente devem ser cumpridas pelo acadêmico através da participação na aula ao vivo e realização das atividades propostas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para maiores informações consulte o Plano de Aprendizagem das disciplinas.

** O módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Supervisora Técnica


Alessandra Caldeira da Costa

Mestre em Ciências da Educação. Líder Coach. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica. Especialista em Aspectos Legais e Metodológicos em Docência do Ensino Superior. Psicopedagoga. Pedagoga. Cursa Arteterapia e MBA em Coaching. Gestora e idealizadora da marca Saberativo e CASA Montessori. Professora de Pós-Graduação. Educadora e Pesquisadora Montessori. Consultora e Palestrante.