Psicopedagogia Institucional e Clínica
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG. reconhecida como a instituição que mais forma profissionais para atuação com pacientes na área das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.
-
Aulas ao vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC,
-
Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que trata de processos da aprendizagem humana, suas dificuldades, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio (família, escola e sociedade), no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos únicos, e um caráter preventivo e terapêutico.
O Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica da CENSUPEG tem uma abordagem humana, objetivando acolher, identificar, analisar, planejar e intervir nas etapas de diagnóstico e tratamento. Para tanto, o Psicopedagogo deverá estar preparado para acolher e atender crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento.
O Psicopedagogo formado pela Faculdade CENSUPEG será capacitado para uso de vários recursos, integrando princípios da pedagogia e de outras áreas do conhecimento. Conforme a etapa, e as dificuldades apresentadas, utilizará ferramentas pontuais às necessidades específicas, assim como desenvolverá atividades de estimulação, percepção visual, espacial e auditiva, capacidade de leitura, estrutura cognitiva e, concomitantemente, a autoestima e a autoconfiança.
Objetivos do Curso
Promover conhecimento para qualificar profissionais das áreas da Educação e Saúde, no sentido de instrumentalizá-los a partir de uma fundamentação teórico/técnica para o exercício da Psicopedagogia Institucional e Clínica, com ênfase na aprendizagem e desenvolvimento humano.
Público-alvo
Licenciados em diversas áreas do conhecimento, tais como Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Ensino Médio; Gestores (diretores e coordenadores); Supervisores, Orientadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Fonoaudiólogos, e áreas afins.
Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, onde o conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata com presença obrigatória do aluno e a realização das atividades propostas no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Turma disponível para ingresso:
- Início: 21 de Novembro de 2024, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Detalhamento e compreensão da Psicopedagogia como um conhecimento e uma área de atuação. Reflexão e aprofundamento em seu objeto de estudo e suas interfaces com outras ciências. Validação do perfil profissional fundamentando as bases da confecção de diagnóstico, intervenção e atendimento institucional e clínico. Aprofundamento na análise, desenvolvimento, elaboração e correção de provas operativas e projetivas. Levantamento sobre a organização e a estrutura relacional, incluindo a comunicação familiar, os estilos familiares, a diversidade familiar e a neurodiversidade. Discussão sobre as disfunções familiares e o sofrimento relacional na família, criança e adolescente sintomáticos. Busca da compreensão sobre cognição e aprendizagem, favorecendo a percepção das características e atitudes de professores afetivos, refletindo sobre o papel da Escola. Estudo sobre a relação do que é “dificuldade” e sobre o que “ainda não foi apresentado”, isto é, olhar para a restrição de repertório e a estimulação.
- Aprofundamento sobre a aprendizagem, as contribuições da Neurociência e as concepções a respeito do Desenvolvimento Humano. Orientações sobre as concepções abertas de ensino versus a diretividade pedagógica. Reflexões sobre as bases antropo-sócio-fisiológicas do Movimento Humano e a ciência da motricidade humana.
- Estudo sobre a ética no trabalho psicopedagógico, levando em consideração a fundamentação da filosofia das ciências que sustentam as bases epistemológicas da psicopedagogia e, em relação à fundamentação da sociologia, com reflexões acerca da cultura, sociedade e ideologia do pensamento contemporâneo. Abordagem Multifuncional visando o aprimoramento de habilidades necessárias para o protagonismo, autonomia e independência. Atendimento em Equipe Multidisciplinar e Multifuncional, Formação Continuada, atualização e pesquisa.
- Aprofundamento sobre salas de recursos multifuncionais (SRM): público-alvo, tipos de salas, atuação do professor na SRM, atribuições do professor na SRM, equipamentos da SRM, critérios para solicitação das SEM e trabalho com a Equipe Multifuncional. Descrição e interações sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE): organização, atuação, oferta, público-alvo, documentação e financiamento.
- Explicitação do processo de Desenvolvimento Humano e Motor e dos desafios da estruturação infantil e adolescente. Discussão sobre as sequências do crescimento e desenvolvimento motor e os tipos de mudanças em diferentes faixas etárias. Orientações sobre os fatores que afetam o processo de desenvolvimento motor do ser humano e, análise da inter-relação e contribuição do comportamento motor com a identidade e cognição. Expressão sobre a importância da integração e relação da psicomotricidade no desenvolvimento motor da criança. Estudo sobre Psicomotricidade Relacional e Estimulação Precoce e Preventiva.
- Abordagem das contribuições do estudo da neurofisiologia cerebral no que se refere às áreas responsáveis pela aprendizagem, e as relações entre as áreas cerebrais e as funções intelectuais, motoras e afetivas. Estudos e discussão sobre a Teoria das Múltiplas Inteligências (H. Gardner), e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem.
- Estudo das dificuldades de aprendizagem e a intervenção psicopedagógica como função preventiva, identificatória e ressignificativa dos fatores cognitivos, afetivos, emocionais, sociais, sensoriais e perceptivos. Averiguação das dificuldades na aquisição do raciocínio lógico-matemático, da linguagem matemática, na linguagem oral e escrita, ideias e práticas correntes. Introdução às principais teorias de aprendizagem e seus métodos no ensino da matemática. Conhecimento do repertório de materiais que auxiliam na avaliação nas dificuldades de aprendizagem (testes, protocolos e descrição das demandas). Aprofundamento sobre a história da escrita, a aquisição da linguagem escrita, consciência fonológica e, o sistema alfabético. Estudo das hipóteses da escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades com repertório que auxiliem na avaliação nas dificuldades de aprendizagem (testes, protocolos e descrição das demandas).
- Reflexão sobre a avaliação psicopedagógica, seus instrumentos de leitura e escrita, dos processos lógico-matemáticos e do estabelecimento do seu vínculo com a aprendizagem. Contexto coletivo frente a diversidade de laudos presentes. Adaptação Curricular efetiva e olhar sensível para as Rotinas Escolares. Contribuições na Formação Continuada da Equipe Docente. Pesquisa e organização de Projetos Inovadores. Análise do Teste Par Educativo (de uso da Psicopedagogia). Projetos de atuação na área hospitalar, rede de apoio, case de sucesso.
- Contextualização das avaliações psicopedagógicas em situações clínicas e estudo de procedimentos técnicos e encaminhamentos psicopedagógicos no atendimento de sujeitos com dificuldades de aprendizagem. Elaboração de pareceres, devolução de diagnósticos. Atuação em Equipe Técnica e Multifuncional.
- Estabelecimento de relações entre tecnologias de informação e comunicação. Averiguação sobre as pesquisas, adequações, adaptações e tecnologia assistiva. Análise da importância do jogo na prática pedagógica. Conhecendo, adequando, adaptando e ensinando com jogos virtuais (games).
- Estudos e discussões sobre avaliação, acompanhamento terapêutico, e instrumentos diagnósticos para avaliar alunos Jovens e Adultos. Reflexões sobre a Andragogia. O preparo para o social, coletivo e emocional visando a autonomia de vida. Assertividade nas propostas e testes na Reabilitação Cognitiva em Idosos, bem como, ferramentas de estimulação e prevenção.
- Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades, Notório Saber e Superdotação. Comparação e discussão sobre os instrumentos diagnósticos para avaliar crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades e Superdotação. Pesquisa e Estudos sobre práticas e métodos cada vez mais assertivos para a individualidade dos sujeitos.
- Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para: TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Dislalia e Falha no Processamento Auditivo. Análise de instrumentos diagnósticos para avaliar e intervir com crianças, adolescentes e adultos com TDAH, Dislexia, Discalculia, Disortografia, Dislalia e Falha no Processamento Auditivo.
- Estudos e discussões sobre avaliação, legislação e acompanhamento terapêutico para Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual. Comparação entre os instrumentos diagnósticos para avaliar e intervir com crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual. Abordagem frente a prática e estudos do profissional atuante para com as pessoas Neurodivergentes.
- Interação com as concepções de desenvolvimento e aprendizagem: Inatismo, Ambientalismo e Interacionismo. Conceituação de aprendizagem e, componentes na relação professor-aluno, vinculando o desenvolvimento humano como tarefa conjunta e recíproca. Estabelecimento de relações sobre o desenvolvimento psicoafetivo e psicossexual da criança e do adolescente, conceitos básicos da teoria psicanalítica e genitura. Interpretação do desenvolvimento da criança segundo Sullivan e Wallon e, do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e Vygotsky. Orientação sobre as contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia: Freud e Piaget, um encontro sobre aprendizagem (o inconsciente, o sintoma e a queixa). Pesquisa e Orientação sobre Estudo Domiciliar. Ambientação do Profissional frente as metodologias integrativas como: Montessori, Pikler e Waldorf. Relação entre Saúde, Inteligência Emocional e Psicologia Positiva.
- Discussões e orientações básicas para o estágio institucional, visando o plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. A execução dos registros formais de todo o processo (elaboração do relatório), de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.
- Discussões e orientações básicas para o estágio clínico, visando o plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. A execução dos registros formais de todo o processo (elaboração do relatório), de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.
* Essas disciplinas obrigatoriamente devem ser cumpridas pelo acadêmico através da participação na aula ao vivo e realização das atividades propostas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para maiores informações consulte o Plano de Aprendizagem das disciplinas.
** O módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.
Supervisora Técnica
Mestre em Ciências da Educação. Líder Coach. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica. Especialista em Aspectos Legais e Metodológicos em Docência do Ensino Superior. Psicopedagoga. Pedagoga. Cursa Arteterapia e MBA em Coaching. Gestora e idealizadora da marca Saberativo e CASA Montessori. Professora de Pós-Graduação. Educadora e Pesquisadora Montessori. Consultora e Palestrante.