Terapia Cognitivo-Comportamental | TCC
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Aprenda a estrutura das sessões, a conceituação cognitiva e o plano de tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental e aplique as ferramentas e instrumentos de avaliação em seu consultório.
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Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.
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Corpo docente composto por profissionais de diferentes regiões do Brasil com larga experiência clínica.
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Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
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Apresentação
O curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) visa capacitar profissionais da Psicologia com um conhecimento teórico e prático sólido nessa abordagem reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos.
Com uma duração adaptada às necessidades profissionais, o curso oferece aulas ao vivo uma vez por semana, proporcionando uma experiência dinâmica e interativa que se encaixa facilmente na rotina dos participantes. Além disso, as disciplinas abrangem contextos demandados pela comunidade profissional, garantindo uma formação completa e atualizada.
Explorando temas emergentes na psicologia clínica, como atendimento em emergências e desastres e intervenções em outros contextos, o curso prepara os estudantes para os desafios contemporâneos.
Ao concluir o curso, o acadêmico estará apto a aplicar a abordagem Cognitivo-Comportamental nas áreas da psicologia clínica e social, utilizando os conhecimentos adquiridos de forma eficaz e ética. Nosso objetivo é não apenas capacitar os profissionais, mas também melhorar sua empregabilidade e qualidade de atuação, contribuindo para um impacto positivo na comunidade e na vida daqueles que buscam assistência psicológica.
Objetivos do Curso:
- Capacitar profissionais da Psicologia com um conhecimento teórico e prático sólido em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
- Garantir uma formação completa e atualizada abrangendo contextos demandados pela comunidade profissional.
- Explorar temas emergentes na psicologia clínica, como atendimento em emergências e desastres, e intervenções em outros contextos.
- Preparar os estudantes para os desafios contemporâneos da prática clínica.
- Habilitar os acadêmicos a aplicar a abordagem Cognitivo-Comportamental nas áreas da psicologia clínica e social.
- Contribuir para um impacto positivo na comunidade e na vida daqueles que buscam assistência psicológica.
Público-Alvo:
Psicólogos.
Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Início: 27 de Novembro de 2025, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Fundamento histórico e filosófico das TCCs; Modelo ABC de Ellis – Terapia Racional-Emotiva Comportamental – TREC; Estrutura das sessões – conceituação cognitiva, plano de tratamento e técnicas cognitivas e comportamentais.
- Bases da psicopatologia; Diagnóstico psiquiátrico pelo DSM –V e CID 10/11 e os critérios diagnósticos das psicopatologias mais prevalentes, as comorbidades e o diagnóstico diferencial.
- Nomenclatura dos psicofármacos e os conceitos básicos de farmacologia clínica; Principais medicações utilizadas nos transtornos de personalidade e humor: ansiolíticos e hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos e neurolépticos, estabilizadores de humor e anticonvulsivantes, psicoestimulantes; Indicações, efeitos adversos, interações medicamentosas e dependência.
- Terapia focada no esquema de Jeffrey Young; Esquema desadaptativos remotos; Origem do conceito, práticas e as aplicações.
- Terapia de aceitação e compromisso de Steven Hayes; Terapia focada na compaixão de Paul Gilbert; Mindfulness: embasamento teórico e aplicações.
- Terapia comportamental dialética de Marsha Linehan – Dialectical Behavior Therapy – DBT: modelo de intervenção, os tipos de comportamento clinicamente relevantes; Terapia Analítica Funcional desenvolvida por Robert J. Kohlenberg e MavisTsai.
- Transtornos de humor segundo CID 10/11 e DSM-V; Tríade cognitiva da depressão segundo A. Beck; Transtorno Obsessivo Compulsivo segundo CID 10/11 e DSM-V; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
- Transtornos de Ansiedade segundo CID 10/11 e DSM-V; Transtorno do Estresse Pós-traumático segundo CID 10/11 e DSM-V; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
- Processos básicos que compõe a personalidade humana; Características diagnósticas e conceituais dos Transtornos da Personalidade; Instrumentos de Avaliação; Comorbidades; Tratamento cognitivo-comportamental.
- Dependência química: a etiologia e epidemiologia do uso de drogas; Transtornos relacionados a substâncias como: álcool, cannabis, alucinógenos, opioides, sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos, cocaína e tabano); Transtornos adictivos (transtorno do jogo, dependência de internet, sexo, pornografia e outros); Distorções cognitivas e crenças permissivas; Modelo das adições e recaídas; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
- Características gerais dos transtornos alimentares; Programas de enfrentamento da obesidade; Cirurgia bariátrica – acompanhamento pré e pós-operatório; Tratamento psicoterápico cognitivo-construtivista; Terapia cognitivo-comportamental em grupo e individual; Instrumentos de Avaliação.
- Principais disfunções relacionais entre casais e famílias; Terapia de casal – condução com técnicas cognitivo-comportamentais; Disfunções sexuais; Terapia familiar - condução com técnicas cognitivo-comportamentais; Questões emergentes: igualdade e identidade de gênero e orientação sexual.
- Aspectos teóricos e técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental utilizadas para atendimento em grupos na saúde pública (SUS) e convênios particulares; Tipos de grupos: aberto/fechado, homogêneo e heterogêneo; O papel do terapeuta e protocolos para populações específicas.
- Atendimento psicológico em emergências e catástrofes; Guia das diretrizes básicas do PCP - Primeiros Cuidados Psicológicos.
- Transtornos do neurodesenvolvimento segundo o DSM-V, com ênfase no TDAH e comorbidades (TOD, TC, Ansiedade e Depressão, bipolaridade.); Transtorno do Espectro Autista (TEA); Manejo com a família, a entrevista e as orientações com os pais; Técnicas cognitivo-comportamentais aplicadas na infância e adolescência.
- Supervisão de casos atendidos pelos alunos com as intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental.