Tutoria em Educação a Distância

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em tutoria em educação a distância proporciona conhecimentos indispensáveis à compreensão do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). O curso tem como propósito atender a uma demanda incremental de mercado, provendo aos profissionais conhecimentos e habilidades para exercer a profissão de tutor em AVAs. Os fundamentos apresentados visam a habilitar os alunos a lidar com ferramentas da educação a distância (EAD) de forma a transformá-la num canal qualificado de ensino e aprendizagem adequado às demandas do século XXI.

Objetivos:
Oferecer uma gama de competências e didáticas necessárias aos alunos, a fim de especializar e capacitar profissionais para a gestão e tutoria.

- Compreender a importância da tutoria e as principais abordagens e empregos da educação a distância.
- Oportunizar um aprendizado crítico no contexto da contemporaneidade e suas ferramentas.
- Apresentar um panorama sobre metodologias empregadas para melhorar a aprendizagem.
- Abordar novos conhecimentos quanto aos tipos de aprendizagem.
- Apresentar aplicações e metodologias ágeis.

Público-Alvo:
Graduados em educação e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos e se profissionalizar em tutoria.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Aprendizagem ao longo da vida: ações e processos que estimulam a aprendizagem e auxiliam alunos, professores e tutores no decorrer da vida. Componentes da aprendizagem que favorecem o desenvolvimento dos sujeitos. Educação corporativa, seu contexto de surgimento e estratégias para aplicação. Funcionalidade da universidade corporativa. Gestão do conhecimento como estratégia para as organizações.
  • Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e os desafios para a educação a distância. Conhecimento dos diferentes AVAs utilizados na EAD. Uso do Moodle na EAD. Desigualdade de acesso às tecnologias digitais como um limitador da EAD. Preconceito existente em relação à EAD. Impactos da inteligência artificial na EAD.
  • Perfil e atribuições do professor, do tutor e do aluno na educação a distância. Implicações do currículo e da tecnologia digital no desenvolvimento dos indivíduos nas escolas. O papel do tutor em diversas situações de aprendizagem. Os aspectos da tecnologia digital que compõem um currículo na contemporaneidade. Relação entre o currículo oficial escolar e as abordagens do conhecimento apresentadas nas mídias sociais. Relação entre currículo e tecnologia. Necessidades dos indivíduos no trabalho. Definição de objetivos como elemento essencial para a motivação. Importância das crenças como fatores que explicam a motivação.
  • Realidade, desafios e ações do docente e do discente na educação a distância. Sistema de acompanhamento em EAD. Fluência digital na sociedade da informação. Importância das ações docentes e discentes na EAD. Elementos que compõem a fluência digital e sua aplicabilidade na EAD. Fluência e alfabetização digital. Importância da fluência digital na sociedade da informação.
  • A singularidade da avaliação na educação a distância. Modalidades de avaliação e sua aplicabilidade na EAD. Ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem que auxiliam na avaliação dos alunos. Importância da avaliação formativa para professores e alunos. Possibilidades da avaliação formativa e suas principais dificuldades. Instrumentos que podem ser utilizados pelos professores para avaliação formativa.
  • Diferentes nuances, peculiaridades e modalidades de avaliação da aprendizagem. Resultados e feedbacks que devem ser dados aos alunos. Impacto dos resultados das avaliações e dos feedbacks sobre os alunos. Diferença entre avaliação e feedback. Função das avaliações. Como fornecer feedbacks aos alunos. Conceitos de avaliação da aprendizagem. Possibilidades de aprendizagem colaborativa por meio de tecnologias como blogs, Snapchat, Instagram, Twitter e Facebook. Web 2.0 e web 3.0 na educação a distância.
  • Aspectos da tecnologia digital que compõem um currículo na contemporaneidade. Relação entre o currículo oficial escolar e as abordagens do conhecimento apresentadas nas mídias sociais. Relação entre currículo e tecnologia. Currículos em espaços de aprendizagem massivos por meio da tecnologia digital. Aplicação das redes sociais na educação, seus conceitos e características.
  • Processo de avaliação na educação a distância. Necessidade de monitorar o processo de ensino e aprendizagem. Singularidade da modalidade por meio das ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem que auxiliam na avaliação dos alunos.
  • A forma como os alunos processam o aprendizado. Etapas dos processos de aprendizagem. Ciclo dinâmico da aprendizagem e aprendizagem colaborativa na educação a distância com o uso das tecnologias da web. Aplicação de metodologias para aprendizagem ativa com recursos tecnológicos. Necessidade de atender às demandas sociais do século XXI por meio da incorporação de recursos tecnológico digitais. Aprendizado por meio de recursos como realidade aumentada e realidade virtual. Práticas pedagógicas para aplicação em diferentes contextos de aprendizagem. Impactos das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
  • Aplicação das estratégias de brainwriting e brainstorming nos diferentes contextos de aprendizagem. Potencial da estratégia de aprendizagem ativa brainwriting. Diferentes modelos de aplicação da educação híbrida. Sala de aula invertida (flipped classroom) e modelo híbrido de educação. Instrumentos avaliativos e seus critérios. Especificidades do trabalho pedagógico com os principais modelos híbridos. Possibilidades de aplicação da estratégia de rotação por estações. Planejamento de desafios das estações contemplando a interdisciplinaridade e a dramatização como possibilidades de aprendizado.
  • Metodologias pautadas em resolução de problemas e sua relevância para o contexto social vigente. Diferentes modos de elaborar a questão norteadora. Aplicação das estratégias pedagógicas baseadas em problemas e projetos. Aprendizado em times e possibilidades de avaliação. A estratégia de aprendizagem ativa pautada nos grupos de verbalização e observação, suas possibilidades de adaptação, modelos de cenários, temas e problemas e forma de aplicação. Elementos norteadores da metodologia e aplicação do design thinking como recurso para a educação criativa. Aplicação da técnica de sala de aula invertida com peer instruction e suas etapas. Teste conceitual.
  • Aplicação da técnica de sala de aula invertida com peer instruction e teste conceitual. O potencial das estratégias de aprendizagem ativa pautada em narrativas de problemas reais. O potencial das estratégias de aprendizagem ativa storyboard e storytelling. Diferentes modos de aplicação das estratégias de storyboard e storytelling nos contextos de aprendizagem.