História São Fidélis

Em 6 de abril de 2011, por meio da portaria de Credenciamento n° 344, foi criada a Faculdade São Fidélis, na cidade de São Fidélis e, desde então, surge um grande marco na educação da região norte do Rio de Janeiro.

A Faculdade São Fidélis iniciou suas atividades educacionais através do curso de Enfermagem e com a licenciatura em Ciências Sociais. No dia 10 de maio de 2011, com a primeira aula da Faculdade São Fidélis, abriu as suas portas para a 1ª turma de Enfermagem. Seguindo com seu projeto de promover o desenvolvimento da região através da educação, no ano de 2013, a Faculdade obteve a autorização do Curso de Nutrição e, em 2014, o curso de Educação Física.

O ano de 2014 foi de muitas conquistas e de projeção nacional da Faculdade, consolidando seu projeto de educação, isso porque em 2014:

Comemoramos a conclusão da primeira turma de formandos do Curso de Ciências Sociais, e também 1ª turma de formandos da Faculdade.
A partir de agosto de 2014, o Grupo Educacional Censupeg assume a Faculdade São Fidélis, um momento importante e com reflexos impactantes em sua trajetória.
Iniciou-se o projeto de expansão, através do protocolo de Credenciamento EAD, e autorização de cinco cursos a distância: Pedagogia, Tecnólogo Processos Gerenciais, Tecnólogo em Recursos Humanos, Tecnólogos em Logística, Tecnólogo em Gestão Ambiental, para desenvolver o projeto de Educação a distância nas regiões sul e sudeste do Brasil.


Em 2015 o Grupo Educacional Censupeg estruturou o seu próprio Grupo de Pesquisa e sua revista Científica na área da Sociedade, Saúde e Educação, e com isso avançou com sua missão de instituição de ensino, de pesquisa e extensão. E como um grande projeto se consolida através de vários momentos de conquista, em abril de 2017 a Faculdade São Fidélis conquista o Brasil e passa a ser denominada de Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão – Censupeg, aliando o seu nome com a marca do Grupo Educacional Censupeg.

Ainda no ano de 2017, a Faculdade, a partir de então denominada Faculdade Censupeg, recebe a portaria Nº 768, de 22 de Junho de 2017, de Recredenciamento Institucional; foi neste mesmo ano que foi publicada a tão esperada portaria do Credenciamento EAD e Autorização dos Cursos a distância. Já foram solicitados ao Ministério da Educação os cursos de Psicologia, Serviço Social, Letras, História e Educação Especial.

Toda essa história tem sido construída para que os nossos egressos tenham as oportunidades de aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades e competências. Queremos que nosso aluno seja muito mais que um conhecedor de seu meio, ele deve ser capaz de promover o seu desenvolvimento contínuo, adquirindo ao longo da sua formação de ensino superior a capacidade de aprender a aprender. Certos de que esta habilidade é fundamental para a continuidade dos estudos formais e informais, o aperfeiçoamento do sujeito neste aspecto é, por si, determinante para torná-lo um agente da sua transformação e da mudança social.

Por isso, a nossa história continua em construção, através de todos os agentes dessa transformação: docentes, discentes, técnicos, comunidade… Pessoas que amam educação!