Ao fazer minha matrícula, já tenho acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Ao fazer minha matrícula, já tenho acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

O acesso ao conteúdo do curso será disponibilizado após a efetivação de sua matrícula, assim como a baixa bancária do boleto da primeira mensalidade.
Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

O prazo para recebimento do documento de conclusão do curso (certificado do curso de pós-graduação) é de até 160 dias, conforme o prazo estabelecido na cláusula oitava do contrato de matrícula.
Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

Após ter aprovação em todas as disciplinas e ter entregue a documentação obrigatória o acadêmico poderá solicitar o certificado. O prazo de emissão do documento será de até 90 dias.
Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Sim, ao desistir do curso o acadêmico pagará multa compensatória Equivalente a 10% do valor remanescente conforme contrato de prestação de serviço.
Como faço para me matricular nos Cursos de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Como faço para me matricular nos Cursos de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Você pode realizar a matrícula no curso de pós-graduação de duas formas: Através da página do curso no site da Faculdade CENSUPEG clicando no botão inscrição e seguindo as etapas. Com o auxílio de um Consultor de Carreira, para isso basta clicar no botão "Informações por WhatsApp" e inserir seus dados de contato, em breve o consultor de sua região irá fazer o contato e lhe auxiliar nesse processo.
Como funciona a avaliação de cada disciplina?

Como funciona a avaliação de cada disciplina?

A avaliação da proposta de aprendizagem, independente da modalidade do curso, é resultado de uma experiência de aprendizagem construtiva e formativa. Por isso, o resultado final é composto por diferentes critérios alinhados ao objetivo de cada disciplina. Os critérios para aprovação são: * Apropriar-se dos conhecimentos previstos neste Plano de Ensino. * Atingir os objetivos específicos desta disciplina. * Participação efetiva de no mínimo de 75% dos momentos síncronos (convencionais ou através de plataforma digital) definido no cronograma das aulas da turma. *Sobre participação efetiva compreende-se: interagir durante a implementação das propostas de ensino-aprendizagem, em que será observado pelo professor: participação ativa durante as interações em grupo, criticidade, fundamentação científica com contribuições pertinentes ao conteúdo, comprometimento, autonomia e autêntico engajamento com a experiência de aprendizagem. Obs. Conforme Manual Acadêmico para aprovação na disciplina é necessário que o acadêmico atenda aos critérios acima conquistando o conceito igual ou superior a C, que corresponde a mais de 60% de sucesso em todas as atividades, estando alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Censupeg.
Como funciona a avaliação de cada disciplina?

Como funciona a avaliação de cada disciplina?

A avaliação da proposta de aprendizagem, independente da modalidade do curso, é resultado de uma experiência de aprendizagem construtiva e formativa. Por isso, o resultado final é composto por diferentes critérios alinhados ao objetivo de cada disciplina. Os critérios para aprovação são: • Apropriar-se dos conhecimentos previstos no Plano de Aprendizagem; • Atingir os objetivos de aprendizagem da disciplina; • Participação efetiva em aula, com no mínimo 75% de frequência nos encontros ao vivo definidos no cronograma de aulas da turma; • Realizar as avaliações individuais de acordo com o Plano de Aprendizagem de cada disciplina, onde podemos ter atividades desenvolvidas pelo docente em sala de aula e atividades a serem realizadas no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. • Obs.: Conforme o Manual do Acadêmico, para aprovação na disciplina é necessário que o acadêmico atenda aos critérios listados acima e conquiste conceito igual ou superior a ""C"", que corresponde a mais de 60% de sucesso em todas as atividades, alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade CENSUPEG.
Como funciona o sistema de notas?

Como funciona o sistema de notas?

Nos cursos de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG, as exigências para aprovação do acadêmico em cada disciplina são de no mínimo 60% de aproveitamento. A escala de conceitos das avaliações segue o seguinte parâmetro: • Conceito A - Nota: 9,0 a 10,0; • Conceito B - Nota: 8,0 a 8,9; • Conceito C - Nota: 6,0 a 7,9; • Conceito D (reprovação) - Nota: Igual ou inferior a 5,9. Obs.: Em caso de reprovação, caracterizada como conceito D, é necessário que o acadêmico solicite e curse novamente a disciplina como reposição.
Em caso de desistência do Curso, pago algum valor?

Em caso de desistência do Curso, pago algum valor?

A desistência do curso incide no pagamento de multa rescisória conforme previsto no contrato de prestação de serviços.
Estou com dificuldades de acompanhar o Curso, posso realizar o trancamento da minha matrícula?

Estou com dificuldades de acompanhar o Curso, posso realizar o trancamento da minha matrícula?

Devido a sazonalidade da oferta não é possível realizar o trancamento de matrícula nos cursos de Pós-graduação. Entre em contato como a CRA - Central de Relacionamento com Acadêmico, para que juntos possamos identificar as dificuldades e buscar a melhor solução para que permaneça e conclua o Curso. Caso a desistência seja realmente necessária, a solicitação de desistência deve ser formalizada exclusivamente através do seu Portal On-line.
Fiz a matrícula em uma turma que já estava em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

Fiz a matrícula em uma turma que já estava em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

Acadêmicos com ingresso tardio na turma deverão realizar a reposição da disciplina, para solicitar a reposição o acadêmico deve fazer o contato com a Central de Relacionamento com Acadêmico, o setor irá indicar as possibilidades de reposição para o seu caso.
Há disponibilização de material didático?

Há disponibilização de material didático?

Cada professor tem autonomia para definir que tipo de material quer disponibilizar no Portal Acadêmico. Os cursos de pós-graduação CENSUPEG não trabalham com materiais impressos ou apostilados em suas disciplinas, por isso cada professor tem autonomia para organizar os recursos das suas aulas e é escolha dele compartilhar o material que utiliza para conduzir as aulas.
O cronograma pode sofrer alterações?

O cronograma pode sofrer alterações?

Sim, no decorrer do Curso a agenda das aulas poderá sofrer alterações de acordo com a disponibilidade dos professores, eventos festivos, ocorrências de ordem pública ou qualquer outra situação que impeça a realização da aula na data prevista no início do curso. O cronograma também poderá sofrer alterações de acordo com recesso de aulas nos meses de Janeiro, Julho e Dezembro. Por este motivo, a divulgação do tempo total do curso é aproximado, podendo ser reduzido ou estendido de acordo com os reagendamentos de aulas, a flexibilidade do cronograma não causa alterações na Carga Horária Total a ser cursada pelo acadêmico para conclusão do curso.
O curso é reconhecido pelo MEC?

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, portarias de credenciamento, alteração de nome da mantida e recredenciamento podem ser encontradas no site do MEC, através do mecanismo de busca pelo nome da instituição: www.emec.mec.gov.br
O Curso é reconhecido pelo MEC?

O Curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, todas as informações referentes as portarias de credenciamento, alteração de nome da mantida e recredenciamento são de domínio público e você pode consultar no site do MEC (www.emec.mec.gov.br), através do mecanismo de busca pelo nome da Instituição.
O Curso oferece material didático?

O Curso oferece material didático?

Os cursos de Pós-graduação não trabalham com materiais impressos ou apostilados em suas disciplinas presenciais. São disponibilizados os Planos de Aprendizagem que contemplam a ementa, conteúdos, método avaliativo , objetivos da disciplina e as referências bibliográficas que embasam todos estes itens. O fato de conhecer os títulos e autores utilizados para os estudos na construção da disciplina, oportuniza uma maior preparação aos acadêmicos para aulas. Durante as aulas, o professor aprofunda e discute os conteúdos, ele tem autonomia para escolha dos recursos metodológicos, materiais didáticos para leitura, bem como usar ferramentas de apoio à sua prática profissional. Essas ferramentas podem ser softwares específicos, apresentações em slides, dentre outros, porém, sendo elas resultados da produção intelectual docente, como instituição que apoia a pesquisa e produção do conhecimento, é liberalidade do docente o comprtilhamento ou não desses materiais.
O que acontece se perder a aula ao vivo durante o curso?

O que acontece se perder a aula ao vivo durante o curso?

As aulas ao vivo tem o objetivo de fomentar a participação dos acadêmicos em tempo real, bem como a interação com nossa equipe de docentes, focando na construção de conhecimento teóricos e práticos, de acordo com a ementa de cada disciplina. Sendo assim, ao faltar, o aluno deve procurar a Central de Relacionamento com o Acadêmico - CRA, através do e-mail [email protected] ou 0800 600 6808 e apresentar sua justificativa. A partir disto seguiremos as diretrizes para reposição de disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.
O que acontece se perder a aula ao vivo durante o curso?

O que acontece se perder a aula ao vivo durante o curso?

As aulas ao vivo têm o objetivo de fomentar a participação dos acadêmicos em tempo real, bem como a interação com nossa equipe de docentes, focando na construção de conhecimento teóricos e práticos, de acordo com a ementa de cada disciplina. Sendo assim, ao faltar, o acadêmico deve procurar a Central de Relacionamento com o Acadêmico – CRA, através do e-mail [email protected] ou 0800 600 6808 e apresentar sua justificativa. A partir disto seguiremos as diretrizes para reposição de disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.
O TCC é obrigatório?

O TCC é obrigatório?

Não é obrigatório: Para os Acadêmicos matriculados nos cursos onde o Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) não faz parte do currículo, porém o acadêmico tem interesse em realizar a pesquisa acadêmica e registrar a disciplina de Artigo Científico em seu Certificado, será oferecido a matrícula em módulo opcional.
Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Sim, poderá solicitar convalidação de disciplinas, caso tenha cursado, com aproveitamento, em outra Instituição de Ensino Superior (IES), disciplinas cujas ementas sejam equivalentes em conteúdo e carga horária às que compõem o currículo do curso em que se matriculou. Vale consultar o Regimento da sua IES, pois este aproveitamento só poderá ser feito com a equivalência de cursos do mesmo nível de formação e mediante análise da Coordenação de Núcleo de Ensino. O pedido de convalidação deve ser feito através do e-mail [email protected], anexando o histórico escolar e as respectivas ementas da instituição de origem.
Posso convalidar disciplinas de outro curso de Pós-graduação que já conclui?

Posso convalidar disciplinas de outro curso de Pós-graduação que já conclui?

Sim, poderá solicitar convalidação de disciplinas, caso tenha cursado, com aproveitamento, em outra Instituição de Ensino Superior (IES), disciplinas cujas ementas sejam equivalentes em conteúdo e carga horária às que compõem a matriz do curso em que se matriculou. Vale consultar o Regimento da sua IES, pois este aproveitamento só poderá ser feito com a equivalência de cursos do mesmo nível de formação e mediante análise da Coordenação de Núcleo de Ensino. O pedido de convalidação deve ser realizado em seu portal online no menu auto-atendimento, anexando o Certificado de Conclusão com histórico escolar e as respectivas ementas da instituição de origem. Obs: Convalidações podem ou não conceder desconto, consulte o Manual Acadêmico para informações completas.
Quais documentos devo apresentar ao realizar a minha matrícula?

Quais documentos devo apresentar ao realizar a minha matrícula?

Os documentos que devem inseridos em seu cadastro são: • RG – cópia simples; • CPF – cópia simples; • Certidão de Nascimento ou Casamento – cópia simples; • Comprovante de Residência – cópia simples; • Diploma da Graduação (frente e verso) – cópia autenticada em cartório ou com carimbo de confere com o original e assinatura da unidade ou Consultor de Carreira; • Histórico Final da Graduação - cópia simples, deve constar assinatura da secretaria acadêmica, data de conclusão, colação de grau e expedição. Obs.: Os documentos devem ser postados no Portal do Acadêmico em até 30 dias após da efetivação da matrícula.
Quais professores irão compor o Corpo Docente do Curso?

Quais professores irão compor o Corpo Docente do Curso?

A Faculdade CENSUPEG possui uma base de mais de 1.000 docentes cadastrados, que poderão ministrar aulas em sua turma de acordo com a disponibilidade e agenda de cada um deles, respeitando alguns critérios: • Aderência ao conteúdo da disciplina; • Formação compatível ao curso e ao conteúdo; • Professores e professoras renomados a nível Brasil na sua respectiva área.
Quais requisitos devo cumprir para minha matrícula ser considerada ativa?

Quais requisitos devo cumprir para minha matrícula ser considerada ativa?

Para efetivar sua matrícula, o candidato deve no momento da inscrição: • Realizar o aceite no Requerimento de Matrícula; • Realizar o aceite no Contrato de Prestação de Serviços; • Realizar o pagamento da taxa de matrícula. Obs.: A baixa bancária da taxa de matrícula pode ocorrer em até 48h (úteis).
Quando iniciam as aulas do meu Curso?

Quando iniciam as aulas do meu Curso?

A previsão de início do Curso é informada no início do seu processo de matrícula. Fique atento a essa informação e se precisar de auxílio, entre em contato com o Consultor de Carreira da sua região.
Reprovei em uma disciplina, o que devo fazer?

Reprovei em uma disciplina, o que devo fazer?

Em situação de reprovação na disciplina deve ser realizado o contato com a Centrla de Relacionamento ao Acadêmico através do e-mail [email protected] ou 0800 600 6808 e apresentar sua justificativa. A partir disto seguiremos as diretrizes para reposição de disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.
Se reprovar, o que devo fazer?

Se reprovar, o que devo fazer?

Indicamos que acesse o seu Portal Online no final de cada disciplina, e ao identificar qualquer reprovação, faça contato com nossa Central de Relacionamento com o Acadêmico - CRA através do e-mail [email protected] ou 0800 600 6808 para solicitar a reposição da disciplina. É importante lembrar que este procedimento é realizado mediante ao pagamento da taxa de reposição, caso sua justificativa não possua embasamento legal.
Tenho dúvidas referentes aos meus conceitos e frequência, quem devo procurar?

Tenho dúvidas referentes aos meus conceitos e frequência, quem devo procurar?

Sempre que precisar de auxílio na resolução de dúvidas relacionadas a sua vida acadêmica deve procurar a Central de Relacionamento com o Acadêmico através do e-mail [email protected] ou no telefone 0800 600 6808, esse é o canal criado especialmente para lhe atender com uma equipe preparada para a resolução ágil e eficiente das suas solicitações.