Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 05min e 47sec #Educação

Entenda 3 formas de aumentar a autogestão no ensino à distância.

Muitas escolas estão organizando recursos educacionais para o ensino remoto em formato home – office, por algumas semanas, enquanto outras decidiram continuar aprendendo digitalmente pelo restante do ano letivo.

Com pais e cuidadores lutando para equilibrar suas novas realidades com o trabalho e a vida escolar dos alunos, alunos de todas as idades precisarão aprender e usar habilidades vitais de autogestão, agora mais do que nunca necessárias nesse novo estilo de vida.

Muitas escolas já se organizam para dar suporte aos alunos e para se ter sucesso no autogerenciamento, é preciso:

a. Promover a capacidade dos alunos de seguirem os planos de estudo;

b. Concluírem tarefas;

c. Manterem os horários e rotinas de estudo.

É um desafio para todos e abaixo abordaremos maneiras que professores e pais podem ensinar e reforçar essa habilidade em colaboração.

Entretanto, essa ferramenta é tão útil e tão utilizada em escolas e universidades americanas que vamos disponibilizar os tipos de abordagens e as ferramentas para usar a abordagem.

A ideia é tratar cada dia como um projeto que precisa ser iniciado e terminado. Agora que as crianças estão aprendendo remotamente, é tempo de acostumar-se a uma rotina diária que lhes dá voz e auxilia as auxilia na escolha sobre como o dia acontece. E quando integrado ao processo de conclusão de um projeto, planejar e produzir um cronograma diário é um produto muito relevante.

Quando os alunos são envolvidos nessa construção, nesse processo, a longo prazo, esse hábito possa ser de grande valia para sua vida cotidiana. Muitas pesquisas e percepções de algumas das mentes mais criativas fornecem evidências de que manter rotinas e rituais diários leva a uma melhor auto-gestão em conjunto com o sucesso pessoal, profissional e acadêmico.

Esta programação diária prática do Dr. Neil Gupta é uma ferramenta editável que os alunos podem usar e adaptar enquanto realizam projetos em casa. No entanto, os pais devem ter em mente que alguns alunos precisarão de modelagem e lembretes para manter sua programação diária.

Algumas ferramentas úteis para elaborar e manter agendas diárias na vida do estudante são a google agenda por exemplo, em que podem ser compartilhadas com os pais e professores, onde ambos podem contribuir com metodologias, para projetos como:

a. Relatório de Trabalho do Projeto: Individual

b. Meus pensamentos sobre o projeto

c. Autorreflexão sobre o trabalho no projeto


Quer aprender mais sobre o assunto? Você está no lugar certo! A Faculdade CENSUPEG possui um modelo de ensino inovador baseado na Aprendizagem 5.0 inspirado no modelo de educação da Finlândia.

Conheça os cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG: www.revolucioneseumundo.com.br.

Autor:
Prof. Fernando Novais

Você também vai gostar:

Acadêmico da Faculdade CENSUPEG conquista 1.º lugar no Startup Weekend...

há 4 meses

Como avaliar a qualidade da aprendizagem de nossos alunos

há 3 anos

Saeshinho retorna a IGREJINHA/RS

há 7 meses

Qual o papel do professor nesse mundo pós-pandêmico?

há 2 anos

Neuropsicopedagogos recebem o 3º Lugar do Prêmio Orlando Amadeo Bueno.

Alunos expressam pesquisa de avaliação às habilidades preditoras para a aprendizagem matem...

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais