Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

5 estratégias para economizar e atingir suas metas financeiras

A vida atual não está fácil para ninguém. Os gastos são muitos, não param de aumentar e afetam ainda mais os estudantes universitários que têm de lidar com novos custos de livros, apostila e equipamentos. No entanto, existem várias estratégias inteligentes que você pode adotar para atingir as suas metas financeiras!

No post a seguir mostraremos a você, que está começando a faculdade ou está pensando em fazer alguma, várias maneiras de usar melhor o seu dinheiro e economizar para atingir suas metas no futuro. Acompanhe!


1. Determine suas metas de curto, médio e longo prazo

A primeira medida que você tem de tomar para conseguir economizar algum dinheiro e cumprir seus objetivos é determinar suas metas de curto, médio e longo prazo. Sem saber exatamente os seus objetivos é impossível pensar em que você poderia usar o seu dinheiro no futuro.

Pare, pense e reflita com cuidado. Pegue uma folha do caderno, use o computador ou o smartphone e escreva as suas metas. Não precisa ser nada muito elaborado. Pode ser algo simples como comprar uma moto, terminar de pagar a faculdade, viajar para aquele lugar legal nas férias ou abrir um negócio próprio.

O importante é estabelecer os objetivos e tê-los em mente, pois eles te ajudarão a ter força de vontade na hora de economizar dinheiro.


2. Economize na hora de comer

Hoje em dia não está nada barato comer fora de casa. Um dos maiores gastos que os estudantes possuem é a alimentação: restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, sorveterias, pizzarias, etc. Opções não faltam.

No entanto, é justamente nesse aspecto que você pode ter os maiores avanços para economizar dinheiro. A melhor dica é tentar sempre comer ou levar a comida de casa.

Se essa medida não for possível, veja se a sua escola ou faculdade tem um refeitório popular ou mais barato. Procure também comprar alimentos em supermercados em vez de bares ou lanchonetes, pois neles os preços são visivelmente menores.


3. Evite ao máximo o xerox da faculdade ou da escola

Outro gasto que pode ser facilmente driblado é o de xerox da faculdade ou da escola. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível achar materiais inteiros digitalizados na internet.

Além disso, muitos dos livros que os professores pedem podem ser achados nas bibliotecas públicas ou das próprias instituições de ensino.

E mesmo se você não encontrar nada online e nem nas bibliotecas, ainda é possível recorrer a sebos, que costumam ter livros com um preço bem mais acessível.


4. Economize na sua vida social

Todo mundo sabe que ter uma boa rede de amigos é essencial para uma vida saudável e produtiva. Com os amigos nós relaxamos e nos divertimos.

No entanto, é preciso ter cuidado para não gastar um pouco além da conta na sua vida social. Saídas para barzinhos, baladas, cinemas, teatros e shows são ótimas, mas consomem uma boa quantidade de dinheiro e podem atrapalhar suas metas mais importantes.

Você não precisa se isolar de todo mundo. Basta realizar atividades mais baratas ou até mesmo gratuitas. Procure os bares estudantis mais baratos, dê passeios em parques e zoológicos ou organize confraternizações na sua casa.

O seu bolso e suas metas financeiras agradecem!


5. Saiba exatamente quais são os seus gastos

Um dos principais motivos para você não economizar para as suas metas é não saber exatamente em que você gasta. Muito do nosso dinheiro é perdido em pequenas coisas que nem percebemos, como cafezinhos depois do almoço ou multas de contas atrasadas.

Então, saiba exatamente quais são os seus gastos. Use um aplicativo do celular ou monte uma planilha no computador e anote tudo: as saídas, as refeições, os gastos com o transporte, etc.

No final do mês, você terá uma visão muito mais apurada para onde está indo o seu dinheiro e o que pode fazer para economizá-lo.


Gostou do nosso post sobre como economizar e atingir suas metas financeiras? Então, deixe um comentário para sabermos sua opinião!

Você também vai gostar:

Protagonismo Acadêmico: Um dia de socialização em Criciúma

há 1 ano

Saeshinho retorna a IGREJINHA/RS

há 7 meses

Transferência de curso: o que devo considerar?

há 3 anos

O que líderes escolares estão preparando para 2021

há 3 anos

Afinal, como é o dia a dia do profissional de nutrição?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais