A Neuropsicopedagogia Clínica e o Coaching: diferentes atuações
2021-02-25 18:10:51 - Censupeg
A Neuropsicopedagogia Clínica e o Coaching possuem formas de atuação muito diferenciadas.
A atuação do Neuropsicopedagogo Clínico consiste na avaliação e intervenção em funções como linguagem, comportamento motor, funções executivas, raciocínio, habilidades matemáticas, atenção, memória e habilidades sociais. O foco consiste em identificar o que é típico e atípico no desenvolvimento humano, para então, trabalhar no aprimoramento destas, observando os potenciais de aprendizagem.
A Neuropsicopedagogia atualmente é voltada à crianças e adolescentes. Indicamos o curso de Reabilitação Cognitiva ao Neuropsicopedagogo, tanto Clínico como Institucional, para atuar com adultos e idosos. Nele, terá uma ampliação de conteúdos, sendo estes relacionados as doenças degenerativas e possíveis lesões resultantes de incidentes neurológicos, ou resultantes do avanço da idade no desenvolvimento humano, estando aptos a trabalhar com funções preservadas nos casos específicos.
O entendimento que se tem da Neuropsicopedagogia como técnica de intervenção é equivocada. Ela é uma ciência que embasa duas novas profissões.
Orienta-se ao Neuropsicopedagogo Clínico ao receber pacientes com questões de orientação de carreira ou desenvolvimento profissional que indiquem a Psicologia e o Coaching.
A atuação do Coaching foca nos resultados pessoais e coletivos dentro da área profissional com estratégias e ferramentas específicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching, ele visa aumentar performances, evocar excelência, sendo competência de gestão e gerenciamento de pessoas para líderes e executivos. (www.sbcoaching.com.br/o-que-e-coaching)
A indicação para pessoas que não possuem formação na área da Saúde ou Educação, e que desejam fazer um curso de Neuropsicopedagogia Clínica ou Institucional, é fazer uma graduação em umas dessas áreas. Há conteúdos delas que são pré-requisitos para compreender a atuação do Neuropsicopedagogo. Pessoas de outras áreas, poderão ter uma lacuna no seu processo de aprendizagem tendo outras formações de base.
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Autora:
Angelita Fülle
Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Coordenadora dos Cursos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG
Coordenadora do Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico da Faculdade CENSUPEG