Que tal aprender aplicar humanidade em tempos de tecnologia?

Como aplicar os conceitos do seu curso de Gestão de Pessoas e Liderança, com foco na humanidade em tempos tecnológicos?

2022-02-21 09:58:50 - Censupeg

O curso de Gestão Estratégica de Pessoas diz sobre uma série de técnicas, tendo como principal objetivo, aprimorar o desempenho dos colaboradores e da instituição, mas sem dúvidas, a maior dificuldade dos grandes gestores está no saber aplicar humanidade em tempos tão tecnológicos. Abaixo um exemplo recente que ficará para a história.

Dia 8.05.2020, no início da pandemia da COVID-19, o co-fundador e CEO da Airbnb Brian Chesky enviou a seguinte nota aos funcionários da Airbnb.

“Esta é a minha sétima vez falando com você da minha casa. Cada vez que conversamos, compartilhei boas e más notícias, mas hoje tenho que compartilhar algumas notícias muito tristes. 

Quando você me perguntou sobre demissões, eu disse que nada estava fora da mesa. Hoje, devo confirmar que estamos reduzindo o tamanho da força de trabalho do Airbnb. Para uma empresa como nós, cuja missão está centrada em pertencer, isso é incrivelmente difícil de enfrentar, e será ainda mais difícil para quem precisa sair do Airbnb. Vou compartilhar o máximo de detalhes possível sobre como cheguei a essa decisão, o que estamos fazendo para quem sair e o que acontecerá a seguir. 

Deixe-me começar com como chegamos a essa decisão. Estamos vivendo coletivamente a crise mais angustiante de nossa vida e, quando ela começou a se desdobrar, as viagens globais pararam. Os negócios do Airbnb foram duramente atingidos, com receita prevista este ano em menos da metade do que ganhamos em 2019. Em resposta, levantamos US $ 2 bilhões em capital e cortamos drasticamente os custos que atingiram quase todos os cantos do Airbnb. 

Embora essas ações fossem necessárias, ficou claro que teríamos que ir além quando enfrentarmos duas verdades duras:

  1. Não sabemos exatamente quando a viagem voltará. 
  2. Quando a viagem voltar, ela parecerá diferente. 

Embora saibamos que os negócios do Airbnb se recuperarão totalmente, as mudanças que ele sofrerá não são temporárias ou de curta duração. Por isso, precisamos fazer mudanças mais fundamentais no Airbnb, reduzindo o tamanho de nossa força de trabalho em torno de uma estratégia de negócios mais focada. 

Dos 7.500 funcionários da Airbnb, cerca de 1.900 colegas de equipe terão que deixar a Airbnb, representando cerca de 25% da nossa empresa. Como não podemos fazer tudo o que costumávamos fazer, esses cortes precisavam ser mapeados para um negócio mais focado. 

Um negócio mais focado.

Viajar neste novo mundo será diferente, e precisamos evoluir o Airbnb de acordo. As pessoas vão querer opções mais próximas de casa, mais seguras e mais acessíveis. Mas as pessoas também anseiam por algo que parece ter sido tirado delas - a conexão humana. Quando começamos o Airbnb, tratava-se de pertencimento e conexão. Essa crise aumentou nosso foco para voltar às nossas raízes, voltar ao básico, voltar ao que é verdadeiramente especial no Airbnb - pessoas comuns que hospedam suas casas e oferecem experiências. 

Isso significa que precisaremos reduzir nosso investimento em atividades que não apóiam diretamente o núcleo da nossa comunidade anfitriã. Estamos interrompendo nossos esforços nos estúdios de transporte e Airbnb e temos que reduzir nossos investimentos em hotéis e lux. 

Essas decisões não são um reflexo do trabalho das pessoas dessas equipes, e isso não significa que todos nessas equipes vão nos deixar. Além disso, as equipes de todo o Airbnb serão impactadas. Muitas equipes terão tamanho reduzido com base no quão bem mapeadas para onde o Airbnb está indo. 

Como abordamos as reduções.

Era importante que tivéssemos um conjunto claro de princípios, guiados por nossos valores fundamentais, sobre como abordaríamos as reduções em nossa força de trabalho. Estes foram os nossos princípios orientadores:

Eu fiz o meu melhor para permanecer fiel a esses princípios.    

Processo para fazer reduções. 

Nosso processo começou com a criação de uma estratégia de negócios mais focada, baseada em um modelo de custo sustentável. Avaliamos como cada equipe foi mapeada para nossa nova estratégia e determinamos o tamanho e a forma de cada equipe no futuro. Em seguida, fizemos uma revisão abrangente de todos os membros da equipe e tomamos decisões com base em habilidades críticas, e quão bem essas habilidades correspondiam às nossas necessidades comerciais futuras. 

O resultado é que teremos que nos separar de colegas de equipe que amamos e valorizamos. Temos ótimas pessoas saindo do Airbnb e outras empresas terão sorte em tê-las. 

Para cuidar dos que estão saindo, analisamos a indenização, a equidade, a assistência médica e o apoio ao emprego e fizemos o possível para tratar a todos de maneira compassiva e atenciosa. 

Separação.

Os funcionários nos EUA receberão 14 semanas de remuneração base, mais uma semana adicional por ano no Airbnb. A posse será arredondada para o ano mais próximo. Por exemplo, se alguém estiver no Airbnb há 3 anos e 7 meses, receberá um adicional de 4 semanas de salário ou 18 semanas de pagamento total. Fora dos EUA, todos os funcionários receberão pelo menos 14 semanas de pagamento, além de aumentos de posse consistentes com as práticas específicas de cada país. 

Capital próprio.

Estamos derrubando o penhasco de um ano sobre o patrimônio de todos que contratamos no ano passado, para que todos os que partem, independentemente de há quanto tempo estejam aqui, sejam acionistas. Além disso, todos os que saem são elegíveis para a data de aquisição em 25 de maio. 

Cuidados de saúde.

Em meio a uma crise global de saúde de duração desconhecida, queremos limitar o ônus dos custos com saúde. Nos EUA, cobriremos 12 meses de seguro de saúde através da COBRA. Em todos os outros países, cobriremos os custos do seguro de saúde até o final de 2020. Isso ocorre porque somos legalmente incapazes de continuar a cobertura ou nossos planos atuais não permitem uma extensão. Também forneceremos quatro meses de apoio à saúde mental através do KonTerra. 

Suporte no trabalho.

Nosso objetivo é conectar nossos colegas de equipe, deixando o Airbnb com novas oportunidades de emprego. Aqui estão cinco maneiras pelas quais podemos ajudar:

Aqui está o que vai acontecer a seguir.

Quero esclarecer todos vocês o mais rápido possível. Temos funcionários em 24 países e o tempo necessário para fornecer clareza varia de acordo com as leis e práticas locais. Alguns países exigem que as notificações sobre emprego sejam recebidas de uma maneira muito específica. Embora nosso processo possa diferir por país, tentamos ser cuidadosos no planejamento de todos os funcionários. 

Nos EUA e no Canadá, posso fornecer clareza imediata. Nas próximas horas, aqueles que deixarem o Airbnb receberão um convite para uma reunião de partida com um líder sênior do seu departamento. Era importante para nós que, sempre que pudéssemos legalmente, as pessoas fossem informadas em uma conversa pessoal 1: 1. O último dia útil para funcionários que partem dos EUA e Canadá será segunda-feira, 11 de maio. Achamos que a segunda-feira daria tempo para as pessoas começarem a dar os próximos passos e se despedirem - entendemos e respeitamos a importância disso.

Alguns funcionários que estão hospedados terão uma nova função e receberão um convite para a reunião com o assunto "Nova função" para aprender mais sobre isso. Para aqueles de vocês nos EUA e no Canadá que estão na equipe do Airbnb, você não receberá um convite do calendário.

Às 18h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Ásia-Pacífico. Às 12h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Europa e Oriente Médio. Após cada uma dessas reuniões, prosseguiremos com as próximas etapas em cada país, com base nas práticas locais.

Pedi a todos os líderes do Airbnb que esperassem para reunir suas equipes até o final desta semana por respeito ao impacto de nossos colegas de equipe. Quero dar a todos os próximos dias o processamento e organizarei uma sessão de perguntas e respostas do CEO novamente nesta quinta-feira, às 16h, horário do Pacífico.

Algumas palavras finais. 

Como aprendi nas últimas oito semanas, uma crise traz clareza sobre o que é realmente importante. Embora tenhamos passado por um turbilhão, algumas coisas estão mais claras para mim do que nunca.

Primeiro, sou grato a todos aqui no Airbnb. Ao longo desta experiência angustiante, fui inspirado por todos vocês. Mesmo nas piores circunstâncias, já vi o melhor de nós. O mundo precisa de conexão humana agora mais do que nunca, e eu sei que o Airbnb aumentará para a ocasião. Eu acredito nisso porque acredito em você. 

Segundo, tenho um profundo sentimento de amor por todos vocês. Nossa missão não é meramente sobre viagens. Quando começamos o Airbnb, nosso slogan original era "Viaje como humano". A parte humana sempre foi mais importante que a parte da viagem. O que nos interessa é pertencer, e no centro da pertença está o amor.  

Para aqueles de vocês que ficam, 

Uma das maneiras mais importantes de honrar aqueles que estão saindo é que eles saibam que suas contribuições são importantes e que sempre farão parte da história do Airbnb. Estou confiante de que o trabalho deles continuará, assim como esta missão continuará.

Para aqueles que saem do Airbnb, 

Eu realmente sinto muito. Por favor, saiba que isso não é sua culpa. O mundo nunca deixará de procurar as qualidades e talentos que você trouxe para o Airbnb ... que ajudaram a fazer o Airbnb. Quero agradecer, do fundo do meu coração, por compartilhá-los conosco.

Brian"


Com mensagens como essa vinda do CEO de uma empresa, fica claro que a instituição tem uma política de integridade, transparência, senso de humanidade, antes de focar em lucro e redução de custos. É nítido que na filosofia da empresa as pessoas estão e primeiro lugar. Exemplo de liderança e uma verdadeira Gestão de Pessoas.

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Autor:
Prof. Fernando Novais

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