Bater aquela ansiedade antes de uma entrevista de emprego ou estágio é muito comum, mas será que existe uma forma mais tranquila de lidar com essa ansiedade?
Primeiro, é importante saber que a ansiedade é natural; todos os seres humanos sentem ansiedade, em certo nível, em situações novas em que não sabemos ao certo o que vai acontecer.
No dia a dia e na vida, existem diversas situações nas quais não temos como saber o que irá ou não acontecer, desde coisas pequenas e simples, como um dia normal na faculdade ou um caminho rotineiro no trânsito, até uma situação mais diferenciada, como uma festa de casamento, uma apresentação ou uma entrevista de emprego/estágio.
Apesar de ser comum, não precisamos deixar que a ansiedade tome conta de nós nesse momento tão importante, que é uma entrevista para uma oportunidade de emprego ou estágio. Então, anota essas dicas para te ajudar a driblar essa sensação:
Conhecer a empresa para a qual você se candidatou é um ponto muito importante. Além de ser visto com bons olhos pelo recrutador, também lhe trará uma sensação de maior tranquilidade por não ser mais algo tão desconhecido.
Então, faça buscas na internet, pesquise o site da empresa e entenda um pouco da cultura. Tudo isso vai te ajudar a se sentir mais tranquilo e, inclusive, te dará pistas de como pode se portar na ocasião. A depender da cultura e do clima da empresa, você irá se vestir e se portar de forma mais ou menos formal, e conhecer um pouco dessa empresa já te dará essas dicas de como se apresentar no dia da entrevista!
Outro fator que ajuda demais é o seu preparo. Lembre-se de que sempre haverá perguntas “chave” que a maioria dos entrevistadores fará, como por que você escolheu a empresa? Por que a empresa deveria te escolher? Ou mesmo a clássica pergunta sobre seus pontos fortes e pontos de melhoria.
Se prepare para responder a essas perguntas mais básicas, mas lembre-se de que uma entrevista é um momento em que a empresa pode te conhecer e ninguém melhor do que você mesmo para falar sobre você!
Quando surgem as perguntas mais pessoais, pode ser que você se sinta um pouco mais nervoso para saber o “jeito certo” de responder. Mas a grande questão, como dito anteriormente, não é falar o que o entrevistador quer ouvir, e sim falar sobre você com sinceridade.
Por vezes, queremos impressionar, afinal, uma entrevista, querendo ou não, é uma avaliação pela qual você está passando, mas quanto mais você busca impressionar e se distancia da sua essência e do seu jeito natural, mais você se sente ansioso e com medo de se embolar nas respostas. Seja sincero e dará tudo certo.
Pode parecer bobo e simples, mas respirar é uma das armas mais poderosas (além de ilimitada e gratuita) que podemos ter diante da ansiedade. Respirar profundamente ativa nosso sistema de calma interno e, de verdade, nos ajuda a retomar um pouco da tranquilidade.
Mas lembre-se de que é preciso respirar profundamente. Se você quiser, pode usar um sistema de respiração chamado 4x4, em que você irá respirar contando até 4, segurar o ar contando até 4 e expirar contando até 4. Repita esse movimento até se sentir menos ansioso. Essa prática de respiração pode ser realizada a qualquer momento, seja a caminho da entrevista ou em momentos de ansiedade na sua vida.
Essas foram algumas dicas básicas para você lidar melhor com a ansiedade nas entrevistas de emprego. Claro que um pouco de nervosismo ainda vai aparecer, mas lembre-se que a entrevista é uma conversa para você conhecer a empresa e a empresa te conhecer.
Quanto mais poder você dá aos medos e ansiedades vinculados a esse momento, mais poder eles terão sobre você! Acredite no seu potencial e, se for para ser, vai ser!
Autora:
Ana Carolina Schmidt
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira