Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Como uma faculdade vai me ajudar a ser promovido?

Hoje já é praticamente senso comum que a educação é fundamental. Uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar é investir na sua carreira e colocar cada vez mais energia nos estudos. Mas vamos entender melhor por que uma graduação vai te ajudar a ser promovido?

Importância do estudo

Engana-se quem pensa que a faculdade se resume somente ao seu desempenho durante o curso. Pelo contrário, quando o aluno leva essa oportunidade a sério, a experiência traz também um imenso crescimento pessoal. Com os desafios diários da faculdade, você terá uma visão mais ampla do mundo.

Essas transformações ocorrem porque você aprenderá coisas novas, terá contato com novas pessoas e presenciará realidades que, provavelmente, não eram comuns em sua rotina.

Pesquisas

Pesquisas têm mostrado que o seu grau de escolaridade afeta diretamente o seu salário:

Um funcionário com curso superior ganha em média 220% a mais do que um trabalhador sem especialização. (IBGE, 2013);

Para cada ano de estudo adicional, há um acréscimo de 15% nos rendimentos financeiros do trabalhador brasileiro. (FGV, 2008);

Um diploma de graduação pode elevar sua média salarial em 150%. (Panorama da Educação, 2018);

Embora a taxa de desemprego venha crescendo de forma assustadora desde 2014, os indivíduos que concluíram o ensino superior só são afetados no segundo ano. Os dados mostram ainda que, nos cinco trimestres posteriores à pesquisa, as pessoas com curso superior têm 95,3% de chance de continuarem empregadas. (IBGE, 2016).

Qualificação

O mercado de trabalho valoriza habilidades específicas e difíceis de encontrar. E quem você acha que possui essas qualidades? Justamente os profissionais mais qualificados, com uma maior escolaridade, que levaram anos de aprendizado para dominar seus campos de estudo.

Na Faculdade, você pode obter uma compreensão abrangente do mercado em que deseja entrar e pode aprender sobre áreas com as quais não estava familiarizado até agora. Com essas informações, é possível estabelecer um currículo mais direcionado e se destacar no mercado, além de se tornar um profissional mais preparado.

Habilidades Pessoais

Para além de questões técnicas e objetivas, como o conhecimento e o conteúdo que você irá aprender na faculdade, essa experiência te ajudará a desenvolver uma série de características pessoais que podem te ajudar no mundo profissional:

Autoconhecimento;

Resiliência;

Proatividade;

Sociabilidade;

Trabalho em equipe

gestão de tempo

Maturidade

Essas são apenas habilidades socioemocionais básicas, mas que podem te ajudar bastante nos estudos e mundo do trabalho.

Networking

Durante o seu curso você irá entrar em contato com diversas pessoas de diferentes áreas, sejam elas seus colegas, professores, palestrantes, etc. Essa é uma ótima oportunidade de criar uma rede de contatos profissionais, que podem te trazer novas oportunidades e parcerias no futuro.

Agora que você já entendeu a diferença que uma graduação pode fazer na sua vida, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que outras pessoas também entendam a importância dos estudos em suas carreiras! Acompanhe sempre nosso blog para continuar aprendendo com as nossas dicas!

Você também vai gostar:

Neuropsicopedagogia em processo seletivo da Aeronáutica!

há 2 anos

Procrastinação: 5 dicas para não perder o foco

há 3 anos

Você conhece o mundo VUCA? E o mundo MUVUCA?

há 3 anos

Robert De Niro vai te mostrar como ter sucesso na vida profissional

há 3 meses

Autismo em Ascensão: O Desafio e a Urgência de Capacitar Profissionais...

há 10 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais