Censupeg há 3 meses
Tempo de leitura: 09min e 03sec #Carreira

O que é networking e qual a sua relevância para a empregabilidade?


Networking diz respeito à Rede de Contatos, sendo o processo de construir conexões por meio de experiências e vivências, e de manter e utilizar relacionamentos profissionais para acessar informações e recursos úteis. Segundo o autor Adam Grant, especializado em psicologia organizacional, “Networking é a prática de cultivar relações que ajudem a alcançar o que é necessário para ter sucesso”. Em outras palavras, Networking é uma forma de acessar informações, locais e oportunidades.

Essas conexões relacionais possibilitam que você conheça pessoas de diferentes áreas de atuação, troque informações, experiências e aprenda, crescendo com elas. Além disso, uma pessoa bem relacionada é um diferencial para se destacar em meio a tantos profissionais.

Como construir essa Rede de Contatos?

A jornada acadêmica é um momento essencial para o início dessas conexões. Portanto, durante a formação, é importante estar atento aos eventos e atividades promovidas pela instituição de ensino, às instituições parceiras, palestras, movimentos estudantis, contato com os pares, como, por exemplo, os trabalhos em grupos, atividades de extensão. Todo o trabalho desenvolvido dentro do ambiente acadêmico, seja ele presencial ou na modalidade on-line, é um treino para o mundo profissional. Por isso, é necessário comprometimento durante a formação, pois sua imagem ficará registrada por meio da vivência com os pares, podendo ser uma boa referência ou não.

É frequente nos depararmos com colegas de formação ao ingressar na vida profissional. Ao nutrirmos conexões sólidas, é certo que eles terão o potencial de fornecer recomendações a respeito de sua conduta enquanto acadêmico, considerando suas habilidades e desempenho profissional.

Os eventos internos e externos oferecem a oportunidade de conhecer profissionais de diferentes áreas e empresas, além de possibilitar o contato com outros acadêmicos. Após a formação, é interessante manter contato com colegas de classe e professores que foram seus supervisores/orientadores. Essas conexões podem resultar em oportunidades de trabalho ou em novas referências para seu currículo e até em indicações.

A importância do networking para a empregabilidade é inegável. Ter uma rede de contatos profissionais pode ser um diferencial para quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho ou querendo crescer na carreira. Por isso, separamos algumas dicas para construir uma rede de networking:

  •  Esteja presente em eventos de sua área de atuação, palestras, eventos e seminários.
  • Participe de grupos e projetos alinhados com seus interesses e aptidões.
  • Mantenha contato com antigos colegas de classe, professores e mentores.
  • Circule em ambientes acadêmicos.
  • Faça cursos e workshops para atualizar seus conhecimentos e fazer novas conexões.
  • A pós-graduação é uma grande forma de manter-se atualizado e movimentar relações acadêmicas/profissionais.
  • Realizar práticas voluntárias envoltas no seu nicho de atuação é uma forma de criar conexões.
  • Esteja aberto(a) a conhecer novas pessoas e trocar informações.
  • Mantenha suas conexões profissionais ativas.
  • Utilize as Redes Sociais como recurso para alimentar e realizar a manutenção do seu Networking.

Em resumo, o Networking é mais do que uma simples prática de construção de contatos profissionais; é uma jornada contínua que transcende os limites da sala de aula e se estende por toda a vida profissional. Ao entender a importância de cultivar relacionamentos sólidos desde a época acadêmica, você tem a chance de fortalecer sua imagem e, também, cria oportunidades valiosas. Lembre-se de que cada interação, seja em eventos, grupos, ou redes sociais, pode ser um passo significativo para o crescimento profissional. Mantenha-se presente, proativo e aberto a novas experiências, pois o verdadeiro poder do Networking está em sua capacidade de transformar conexões em oportunidades incríveis.

REFERÊNCIAS:

Autora:
Andreana de Borba 
Núcleo de Oportunidades e Carreira - ConectAtivos da Faculdade CENSUPEG.

Curso Censupeg

ADMINISTRAÇÃO

Você também vai gostar:

Por uma formação com base em competências

há 1 ano

Censupeg na Finlândia – Ep. 8 – Proakatemia: a Educação Dos...

há 3 anos

Prefeitura de Joinville Investe em Formação para 160 Profissionais Sob...

há 7 meses

Faculdade CENSUPEG realiza Vestibular

há 3 anos

5 dicas para o professor recuperar a autoridade na sala de aula

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais