Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Trabalhar e estudar? Saiba como não perder o foco!

Se você chegou aqui, provavelmente está caindo de cansaço neste momento. De fato, trabalhar e estudar ao mesmo tempo parece uma tarefa de proporções épicas em um momento de definição para a sua vida profissional.

Mas felizmente, essa fase complicada acontece quando temos energia e disposição para começar a construir nossos próprios caminhos. E hoje vamos mostrar algumas dicas para você trabalhar e estudar sem perder o foco!


Monte uma estratégia

Antes de ser boa nos estudos, a pessoa que está passando por este momento deve ser uma excelente estrategista. Sim, como em um jogo de xadrez, você tem que planejar bem como quer vencer antes de mover a primeira peça.

É hora de fazer um cronograma! Primeiro, trace seus objetivos principais. Você quer entrar em uma faculdade? Fazer um concurso público? Estabeleça o seu destino final e lembre-se sempre de onde pretende chegar.

Mas objetivos muito longos ou demorados são o inimigo número um do foco. Por isso, depois de estabelecer o ponto final, crie pequenos objetivos que levem você até lá aos poucos.

Quantas matérias você pretende estudar a cada mês ou quantos simulados você tem que responder a cada quinze dias? Completar pequenas tarefas é um incentivo constante para quem busca um objetivo maior.


Tenha um planejamento semanal

Estas pequenas tarefas devem ser incluídas em um planejamento semanal, para que você não perca o foco e nem o ânimo. Quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo precisa ter uma agenda que concilie as duas coisas.

Tenha disciplina ao seguir o que você planejou. Não ter horários bem definidos e separados pode prejudicar você tanto nos estudos quanto no trabalho.


Estabeleça recompensas

Definir recompensas é uma excelente forma de manter o foco nas suas tarefas e ter incentivo para completá-las.

Use, por exemplo, uma saída no fim de semana como prêmio por ter estudado tudo o que se propôs de segunda a sexta. Se você ultrapassou seu objetivo, converta seu esforço em uma folga na semana seguinte.

Às vezes, o simples fato de criar uma lista já é um incentivo para realizar tarefas. Faça uma relação do que você precisa estudar por dia e volte para marcar como concluído. As pequenas conquistas aproximam você do objetivo final sem que você perceba!


Aproveite o tempo no ônibus

Uma dica especial para quem trabalha o dia inteiro e estuda à noite. Se você se desloca de casa para o trabalho de ônibus ou metrô, aproveite este tempo para adiantar suas tarefas do dia.

É claro que a situação não é ideal para o estudo, mas guarde para aquele momento de trânsito parado algumas leituras menores ou a fixação do que você estudou no dia anterior. Quando chegar em casa, será uma tarefa a menos para terminar!


Reserve tempo para o lazer e a saúde

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo tem um grande impacto na sua vida social e na sua saúde. Anote isto na sua agenda!

Tenha intervalos ao longo do dia para fazer alongamentos, refeições de forma adequada ou apenas para respirar um pouco. Crie também momentos de lazer no seu planejamento semanal para fazer o que você gosta (assistir a um filme, sair ou encontrar os amigos, por exemplo).

O importante para essa fase da vida é saber que ela passa e você continua. Por isso, é muito importante se planejar, ter foco e dedicação o tempo todo, mas não se descuidar da sua saúde e do seu futuro.


E então, como está sendo a sua experiência de trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Tem mais alguma dica para quem está na mesma situação? Conte para a gente nos comentários!

Você também vai gostar:

“Brooklyn 99” e o papel do líder

há 5 meses

A Faculdade CENSUPEG e Join.Valle anunciam parceria para impulsionar o...

há 8 meses

5 dicas para sair da zona de conforto de uma vez por todas

há 3 anos

Saiba como estudar melhor otimizando tempo e estudo

há 3 anos

Das disciplinas às competências

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais