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Curso Chancelado pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.

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VOCÊ VAI APRENDER:

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Como o cérebro do seu aluno aprende.
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A atuar em equipes multiprofissionais para atendimento de pacientes.
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Como estruturar sua atuação profissional em clínicas e consultórios particulares.
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Como desenvolver atenção, memória, linguagem e funções executivas em pacientes.
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A conquistar seu espaço profissional em clínicas, consultórios e instituições de saúde.
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A gerar o RAN (Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógica)
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Estratégias para estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais.
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A planejar intervenções neuropsicopedagógicas baseadas em evidências científicas.
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O uso de testes e instrumentos para identificar dificuldades de aprendizagem.
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Da avaliação à intervenção neuropsicopedagógica: o passo a passo do atendimento clínico.

PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA

Estude na modalidade on-line com aulas ao vivo ou presencial na maior instituição na área da Neuropsicopedagogia do Brasil.

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Temos Evidências Científicas

Por meio do LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos, o maior grupo de pesquisas científicas na área da Neuropsicopedagogia do país, comprovamos a eficácia das intervenções neuropsicopedagógicas. Diversos municípios do Brasil já firmaram parcerias com nossa instituição por meio do projeto 'Neuropsicopedagogo na Escola', que tem como foco transformar os ambientes educacionais por meio de práticas inovadoras e baseadas em evidências. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a melhoria contínua do ensino, promovendo um desenvolvimento integral e inclusivo para todos os alunos.

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Quando algo não vai bem no processo de aprendizagem, é comum que isso seja sinalizado pela escola ou pela família.  Neste momento, é importante considerar que apesar de tentativas e esforços de ambas, há questões individuais a serem investigadas, o que evidencia a necessidade de um olhar clínico. Então, vem a pergunta: a quem recorrer em momentos como este?

Atualmente, contamos com um novo profissional nas clínicas compostas por equipes multiprofissionais ou em consultórios particulares, conhecido como o especialista da aprendizagem. Trata-se do Neuropsicopedagogo Clínico,  o qual transita entre as áreas da saúde e da educação e possui um olhar singular sobre as dificuldades de aprendizagem, pois ele é pautado cientificamente nos conhecimentos das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, para compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionada com o funcionamento do sistema nervoso.

Ele é capaz de realizar uma avaliação neuropsicopedagógica, detalhando questões importantes sobre as funções cognitivas, as quais estão embricadas à aprendizagem. Trabalha na identificação dos obstáculos que possam causar tais dificuldades e descreve com cientificidade, através de indicadores, os possívies motivos pelos quais elas ocorrem. Ainda, pode orientar ações sequenciais por parte da família através de encaminhamentos a outros profissionais da área da saúde que possam auxiliar no caso.

O Neuropsicopedagogo Clínico também poderá realizar intervenções quando assim indicado. Recomenda-se a realização delas após parecer médico ou avaliação em equipe multidisciplinar do paciente que pode possuir ou não transtornos do neurodesenvolvimento.

Àqueles que visam contribuir em casos pontuais para promover avanços na aprendizagem através de uma nova oportunidade em sua carreira, a Neuropsicopedagogia Clínica é um verdadeiro mar de oportunidades.

Objetivo do Curso:
Compreender e analisar as necessidades específicas de cada indivíduo, abrangendo pessoas com dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e/ou deficiências, bem como sujeitos em risco social, promovendo reintegração pessoal, social e educacional através da prática clínica em neuropsicopedagogia.

Público-alvo:
Profissionais graduados nas áreas da Educação, com licenciatura ou bacharelado nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, entre outras e, na área da Saúde, para graduados em Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e outros profissionais que atuam em setting clínico.

Formato do Curso:
 Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata. 

Turma disponível para ingresso:
- Encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília
- Início das aulas: 10 de junho de 2025.
- As disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, são ofertadas Sábado e Domingo das 08h às 18h, no horário de Brasília.

Sobre o Curso:
600 horas
Duração: Aproximadamente 24 meses
22 Disciplinas
15% desconto de pontualidade*

  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.

  • Estuda o funcionamento do sistema nervoso para compreender como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de Autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono), para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.

  • Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.

  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.

  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.

  • Conceitua a Neuropsicopedagogia e sua identidade como ciência da aprendizagem nos campos de atuação institucional e clínico, segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.

  • Apresenta o perfil profissiográfico, competências inerentes às profissões nos contextos clínicos e institucional, detalhando a atuação em cada um deles, com diretrizes para organizar e selecionar seu instrumental de trabalho.

  • Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam, identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V, relacionando essas questões à instrumentalização do futuro profissional para a atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica.

  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V. Relaciona todos estes elementos abordados anteriormente a atuação institucional e clínica.

  • Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção e memória, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V, instrumentalizando o acadêmico quanto à atuação institucional e clínica.

  • Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos e institucional.

  • Estuda a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.

  • Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área clínica, as formas de organização do trabalho em setting clínico, a importância do trabalho em equipe multiprofissional, da supervisão clínica no início da carreira e estruturação do raciocínio neuropsicopedagógico e suas peculiaridades.

  • Discute os fundamentos da avaliação neuropsicopedagógica: levantamento de hipótese diagnóstica por meio dos indicadores, delineamento de prognóstico e trabalho em equipe multiprofissional.

  • Discute os fundamentos da intervenção neuropsicopedagógica: planejamento e etapas da intervenção, avaliação de resultados e trabalho em equipe multiprofissional.

  • Estuda casos clínicos reais e hipotéticos de pacientes com o objetivo de embasar o treino e exercícios de habilidades que o levem à elaboração do raciocínio neuropsicopedagógico em contexto clínico que, necessariamente, será vivenciado durante o Estágio Supervisionado.

  • Analisa a utilização do recurso lúdico como jogos, brincadeiras, softwares educativos no processo de intervenção neuropsicopedagógica clínica.

  • Apresenta a estrutura da atividade de Supervisão Clínica pelo Neuropsicopedagogo Clínico aos colegas da área.

  • Estuda a anamnese e a sua importância na investigação do desenvolvimento motor e comportamental, visando um conhecimento global do sujeito que aprende. Analisa o material quantitativo e qualitativo a ser utilizado na avaliação e intervenção neuropsicopedagógica.

  • Discute a seleção de instrumentos avaliativos a ser aplicado durante as sessões, tendo como referência os dados obtidos na entrevista inicial com os pais [anamnese] e a observação feita em contato com a criança/adolescente.

  • Discute as orientações básicas para o estudo de caso, visando ao plano de trabalho (ação) para a prevenção e/ou intervenção. Executa o registro formal de todo o processo [elaboração do relatório clínico], de forma articulada com a prática profissional e com as atividades de pesquisa.

  • Estuda e discute a partir de encontros promovidos pelo nosso LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos, formas de atuação profissional no contexto clínico e institucional através de práticas baseadas em evidências científicas para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.
Condição especial para ingresso na próxima turma:

Parcelas de R$568,00 por
R$338,00*
até o vencimento com código de desconto.

Vagas limitadas! Esta é a sua chance de conquistar sua formação na instituição nota 5 (máxima) no MEC, reconhecida como a maior do Brasil em sua área.

Coordenação e Professores