7 passos para desenhar uma aprendizagem significativa

2021-08-23 15:34:43 - Censupeg

A aprendizagem deve ser ativa e significativa, deve ser autêntica, portanto, o projeto deve ser desenhado de modo que faça sentido participar e executar, portanto quando for planejado deve ter os elementos relacionados a realidade desses alunos.

Como projetar experiências de aprendizado autênticas e significativas?

Não existe uma fórmula mágica para o planejamento e design de autênticas experiências de aprendizagem. A orientação aqui deve ser usada apenas como orientação.

Como um bom profissional da educação, é você quem conhece seus alunos e suas características, quem sabe o que eles precisam de sua aprendizagem e pode tomar decisões de acordo. Use o seu julgamento profissional como seu melhor guia! Abaixo estão sete passos para experiência significativa:


1. Conheça seus alunos. O que são eles interesses? O que os envolve?

Determinar suas necessidades de aprendizagem. Por exemplo, eles são um grupo que tem bom desempenho em tarefas escritas, mas poderiam trabalhar em habilidades de fala e audição, ou vice versa? As necessidades e interesses de seus alunos deve sempre ser um ponto de partida.

2. Com base em seus alunos, determine um projeto que seja executável, com objetivos claros e que gere resultado.

É aqui que a relevância e autenticidade entram em jogo - vincule o resultado para algo da vida real. Poderia ser administrar um restaurante, publicar um livro, criar um museu, resolvendo uma questão ambiental ou uma série de outras ideais. Não há nada mais significativo que aprender com experiências juntamente aos eventos ou projetos dos alunos.

3. Compartilhe os conceitos das habilidades que seus alunos vão desenvolver para concluir o projeto ou alcançar os resultados.

Essas competências e habilidades podem ou não estar de acordo com a área ou grade ou planejamento pedagógico do curso. O mais próximo estiver do currículo, melhor.

4. Avalie previamente seus alunos - como eles se saem nessas habilidades atualmente?

Existem inúmeras formas de avaliar, mas a ideia é ir além de uma avaliação. A ideia é saber em que ponto ele se encontra hoje para entender o caminho percorrido durante a aprendizagem e ele mesmo entender o quanto ele evoluiu. Esse processo pode ser feito através de entrevista e desenvolvido dando papéis e responsabilidades dentro de um projeto, por exemplo, afim de que eles entendam sua jornada, quebrem a "Hierarquia" dando a eles propriedade, autonomia e controle sobre o próprio progresso deles.

5. Reserve tempo para uma apresentação de seus aprendizados

Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar as experiências e mostrar as habilidades aprendidas desse a primeira entrevista até o último momento do projeto. E o que eles tiveram que aprender para alcançar os resultados esperados.

6. Ensine, facilite, treine, guie… e aprenda junto com eles

Algumas habilidades exigirão um ensino mais discreto em um sentido, de forma que o professor acaba desenvolvendo um líder da equipe do projeto que vai se desenvolver com toda a sua equipe.

Outros times serão mais adequados a um aprendizado mais orientado, com abordagens mais diretas, com os próprios alunos e a exploração de outras situações.

A avaliação deve ser feita em pequenos espaços de tempo rotineiramente para garantir o andamento do projeto e ir fazendo os ajustes de acordo com as equipes. Usando sempre um modelo positivo de feedback da aprendizagem.

7. Deixe que os alunos se auto-avaliem

Ao final de um projeto. O que eles aprenderam? Que novas habilidades eles têm agora? O que esses alunos ainda querem aprender sobre a temática abordada?

Coloque o grupo para fazer a autoavaliação, coloque o mesmo grupo para se avaliar individualmente e a última nota é a do professor.


Muitos dizem que a verdadeira aprendizagem autêntica só acontece quando o resultado ou objetivo é compartilhado além da sala de aula. Isso realmente acontece e a primeira vez que o professor desse projeto se depara com essa experiência sendo compartilhada fora da sala de aula, pode soar meio assustadora.

Entretanto, experiências autênticas de aprendizagem não tem que ser com todo mundo no mesmo ritmo. A dica é comece pequeno e trabalhe para os projetos maiores. O grande segredo acaba sendo que eles precisam ter relevância, algum tipo de aplicação para o mundo real. Resultados que não são reconhecidos como fundamentais e úteis, não são sempre necessários e podem ser um impedimento ao adotar essa abordagem.

Essa abordagem prova que onde alunos estimulados a trabalharem por projetos se desenvolvem mais, entretanto é crucial a participação e percepção para intervenções do professor que nesse momento é um mentor do projeto.


                                - Prof. Fernando Novais

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