Como você, professor, se forma na Faculdade CENSUPEG?

A formação do professor na Faculdade CENSUPEG é alinhado com matrizes curriculares interdisciplinares com aprendizagem baseada em projetos e neurociências.

2022-08-08 14:02:10 - Censupeg

Você já parou para pensar na importância de uma formação de qualidade?

Nós que planejamos os cursos, temos uma descomunal preocupação com o profissional que estamos colocando no mercado, por isso, nossos cursos de Licenciaturas são pensados de forma crítica, formando professores que sejam competentes e saibam analisar em meio as situações complexas do dia a dia estratégias rápidas e reflexivas para o aprendizado do estudante, bem como enfatizar o sentido sociocultural dos conhecimentos.

É importante, por exemplo, que o professor imagine como será sua futura sala de aula e com isso tenha senso crítico para diversas situações. Em uma turma, e até mesmo em outros ambientes de trabalho, não existem grupos homogêneos, as pessoas vêm de famílias diferentes, com religiões diferentes, pensam diferente, isto é, valores e comportamentos distintos. É importante que este profissional tenha algumas noções de antropologia cultural e saber situar-se na sua prática diária. 

Para isso, o estudante, candidato a futuro professor, é convidado a entender e desenvolver um conjunto de competências relativas à vida e que são necessárias dominar, pois são exigidas pela sociedade e também inerentes a pessoa.

Desde o primeiro semestre dos cursos de Licenciaturas, além das disciplinas curriculares, o PIPA, nome dado ao Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, coloca o acadêmico frente ao espírito de pesquisador, desenvolvendo competências socioemocionais, responsabilidade colaborativa, pensamento dialético, autogestão e empreendedor social, entre outras. Esse Projeto, não se caracteriza apenas pelo domínio de conhecimentos profissionais diversos, mas por análise de decisão, de planejamento, de avaliação e outros que lhe permitam mobilizar os conhecimentos em uma determinada situação.

O estudante formado pela Faculdade CENSUPEG, constrói passo a passo suas competências através da prática e teorização. Para o sucesso dessa formação, é necessário que os acadêmicos coloquem em ação seu espírito criativo e pesquisador, na prática, desenvolvendo uma experiência que desenvolva a “reflexão na ação”.

O estudante é o protagonista da aprendizagem, desenvolve a autonomia, busca as informações, constrói seu conhecimento, através das aulas, da interação com o professor referência, com os desafios do AVA, a dica do professor, os infográficos, o saiba mais e outros meios didáticos para que a aprendizagem seja desperta.

Não perca tempo, invista em você e seja um profissional de referência no mercado de trabalho. Matricule-se e confira seu crescimento pessoal e profissional. Acesse: https://censupeg.com.br/cursos

Autora:
Prof. Lidiane Soares
Coordenadora do Núcleo de Ensino

Mais Posts