CENSUPEG é finalista pela 5ª vez no Prêmio Dica de Mestre com projeto de Neuropsicopedagogia nas escolas de Joinville (SC)

A Faculdade CENSUPEG é finalista do Prêmio Dica de Mestre com um projeto desenvolvido em Joinville que, em parceria com a Secretaria de Educação do município, reduziu em 87,9% o risco de dificuldades de aprendizagem em crianças.

2025-07-11 08:54:23 - Censupeg


Entre os dias 17 e 19 de julho, a cidade de São Paulo será palco do Congresso Aprender Criança 2025, o maior evento da América Latina voltado aos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Com o tema “Nos espectros do Neurodesenvolvimento e seus Transtornos”, o congresso receberá educadores e profissionais da saúde de todo o país, e a Faculdade CENSUPEG mais uma vez estará em destaque. 

A Faculdade CENSUPEG é tetracampeã do evento e pela quinta vez consecutiva, a instituição é finalista do Prêmio Dica de Mestre, na categoria Educador, com um projeto que vai além da teoria, trata-se de uma intervenção neuropsicopedagógica realizada com crianças da rede pública de Joinville (SC), desenvolvida com o apoio direto da Secretaria Municipal de Educação

Neuropsicopedagogia aplicada à educação pública: resultados comprovados 

O trabalho finalista intitulado “Efeitos de uma Intervenção Neuropsicopedagógica sobre Indicadores de Risco para Dificuldades de Aprendizagem em Escolares” foi conduzido com 926 crianças dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Joinville (SC). A iniciativa foi liderada pelo Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso, coordenador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, em parceria com os autores Taís Carenzi, Simone Melo Verli Cabral e Suelen Flores de Souza Corrêa, da Secretaria Municipal de Educação. 

Os resultados são expressivos: 

87,9% de redução no número de crianças com risco significativo para dificuldades de aprendizagem após a aplicação do programa. 

Essa intervenção baseada em evidências utilizou a metodologia Coordenando-se, com foco no desenvolvimento de funções executivas, como: 

Os professores da rede pública foram previamente formados pela CENSUPEG, aplicando o programa diretamente no ambiente escolar. 

 Parceria que transforma: Secretaria de Educação de Joinville e Faculdade CENSUPEG 

O projeto só foi possível graças ao investimento da Secretaria Municipal de Educação de Joinville, que financiou a formação continuada dos docentes e colaborou ativamente na implementação. Essa aliança entre gestão pública, educação superior e inovação pedagógica fortalece a aprendizagem e posiciona Joinville como referência nacional em educação inclusiva e neuropsicopedagogia

CENSUPEG em destaque com outros três trabalhos finalistas 

Sob a liderança do Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso, outros três projetos da Faculdade CENSUPEG também foram selecionados como finalistas nas categorias Educador e Terapeuta, todos com foco em crianças, autismo, funções executivas e aprendizagem: 

Sobre o Prêmio Dica de Mestre 

Criado pelo Instituto Glia, o prêmio valoriza práticas que integram neurociência, educação e saúde, destacando experiências bem-sucedidas em instituições públicas e privadas de todo o país. Os projetos vencedores são anunciados durante o Congresso Aprender Criança. 

Sobre o Congresso Aprender Criança 

Desde 2006, o evento criado por Marco Arruda promove a formação de professores, psicólogos, terapeutas e médicos, com foco em Transtornos do Neurodesenvolvimento como: 

O congresso chega a São Paulo com o objetivo de fortalecer o diálogo entre ciência e prática educacional, aproximando os profissionais das descobertas da neurociência aplicadas ao contexto escolar. 

CENSUPEG: compromisso com a educação que transforma 

A Faculdade CENSUPEG reafirma seu compromisso com a formação de excelência, com projetos fundamentados na ciência, voltados para a prática e com impacto social real. Estar entre os finalistas do Prêmio Dica de Mestre é uma conquista coletiva que fortalece a missão institucional de formar educadores preparados para os desafios da atualidade. 

Quer saber mais sobre o LIEENp?  
CLIQUE AQUI e descubra o futuro da neuropsicopedagogia, hoje! 

Autora:  
Isabela Villaça  
Analista de Marketing 

Mais Posts