Conheça o Visible Thinking

2021-05-20 10:32:12 - Censupeg

Todos sabemos que os modelos atuais de educação não engajam os alunos e não garantem a eficácia da educação e a medida que o tempo passa, surgem novas metodologias como Visible thinking (pensamento visual – visualização de pensamentos futuros), que surge como um processo criativo oriundo do design e de professores que querem acima de tudo colocar o aluno no centro, colocar o aluno como o principal fator dentro da sala de aula, o aluno como protagonista na sala de aula.

Estimular os alunos a pensarem, imaginarem, criarem, e desenvolverem habilidades e competências do século XXI deve ser uma das metas dos professores, entretanto, para atingir as metas é preciso um método, portanto abaixo temos 6 métodos de estímulos para o Visible Thinking, visualização de futuros possíveis. Abaixo 6 rotinas para aplicar hoje:


#Rotina 1 – ...antes eu achava que a gamificação era um processo digital, mas eu entendi que é uma forma de engajar os alunos, principalmente usando os elementos dos jogos.

Ferramenta: proponha aos alunos a perguntar a si mesmo esse tipo de pergunta de antes e depois, como:

Antes eu pensava....

Agora eu penso que...


#Rotina 2 – ...eu estou pensando na pandemia sob o ponto de vista na área da saúde. Eu acredito que os hospitais não têm estruturas suficientes e as pessoas que neles trabalham. Uma pergunta é como a população será atendida com qualidade dentro desse cenário?

Ferramenta: Colaboração por pontos de vista. Verifique um tópico para discutir sobre.

Faça um brainstorming sobre o tópico

Escolha uma perspectiva para fazer a tratativa usando a seguinte sequência:

1. Estou pensando ... (tópico) ... sob o ponto de vista de ... (ponto de vista)

2. Eu acredito que (descrever o ponto de vista como se fosse uma verdade em sua vida – interpretando)

3. Uma pergunta desse ponto de vista é.… (faça a pergunta sobre o ponto de vista)


#Rotina 3 – .... Me anima poder escolher minhas próprias roupas. Me preocupa ter roupas suficientes para todos os dias. Quero saber mais sobre as regras de sapatos. Sugiro que nós procuremos escolas para saber se eles pregam isso na realidade deles.

Ferramenta: Bússola Exploradora. Ter uma ideia (temática para discussão): parar de usar uniforme

1. Animar: O que me anima sobre essa ideia? Quais os pontos positivos dessa ideia?

2. Preocupa-me: O que me preocupa sobre essa ideia? Quais são os pontos negativos dessa ideia?

3. Curiosidade: O que eu preciso saber mais sobre essa ideia para aprimorar meu pensamento?

4. Sugerir para continuar: Qual é a sua opinião sobre a ideia? O que sugere para que a discussão sobre a ideia continue?


#Rotina 4 – ... meu nome é Fernando Novais da Silva, tenho como objetivo me tornar uma profissional referência em inovação acadêmica. Trabalho com educação, tenho experiência com a Indústria, com marketing e recursos humanos. Sou especialista em ensino híbrido e metodologias ativas e minha principal característica é a comunicação.

Ferramenta: Auto apresentação de 2 minutos

Esta apresentação deve conter:

1. Nome

2. Objetivo como aluno

3. Área de atuação atual, ou profissão, ou cargo

4. Experiência profissional

5. Formação, títulos ou especialização

6. Principal característica


#Rotina 5 – Eu penso que o RH da empresa não coopera! A pergunta que tenho é por que eles não respondem rapidamente? Gostaria de explorar a rotina do departamento.

Ferramenta: Pensar, perguntar, desafiar, explorar. Escolha o tópico: Departamento de RH

1. O que você pensa sobre o tópico?

2. Quais perguntas você tem?

3. O que te desafia?

4. O que você quer explorar sobre esse tópico?


#Rotina 6 – Eu vejo que os acadêmicos estão sempre no celular. Penso que eles devem estar entediados com a aula chata. Eu imagino que se a aula fosse mais dinâmica os alunos estariam mais interessados.

Ferramenta: Vendo, pensando e imaginando e se?

1. O que você está vendo?

2. O que você está pensando sobre isso?

3. O que te leva a imginar em que condição?



                                - Prof. Fernando Novais

Mais Posts