Dinamize suas aulas com ferramentas de aprendizagem remota!

Devido à necessidade de adaptação ao ensino online, precisamos usar a criatividade ao lado de ferramentas práticas que ajudam no engajamento entre “sala de aula” e professor.

2022-02-08 14:34:12 - Censupeg

É possível realizarmos uma aula remota dinâmica e interativa? E nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – TEAMS, ZOOM, MEET, CISCO?

A resposta para essas perguntas é SIM, mas depende muito da criatividade de cada professor e da metodologia que atenda às suas necessidades.

Existem aplicativos que permitem que o docente possa interagir com os alunos e realizar aulas dinâmicas e cheias de movimento. Quais são as alternativas?

Padlet: um mural em que os alunos e professores podem compartilhar arquivos, vídeos, ideias, fazer propostas e provocações.

Quizzes: o Google Forms, o Socrative, o Kahoot, o E-Cliker, entre outros, promovem um quiz síncrono ou assíncrono com os alunos.

Microsoft: One drive, Google Drive, Dropbox - para uma produção coletiva de texto, como parte de uma pesquisa ou elaboração de um artigo ou relatório ou planilhas e gráficos.

Visible Body: Aplicativos de realidade virtual e 3D, por exemplo, para anatomia humana.

Learning analytics: é a medição, coleta, análise e relatório de dados sobre alunos e seus contextos com o objetivo de entender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ela ocorre.

G-Suite e Office 365 – pacote de serviços e aplicativos Google e Microsoft disponíveis para qualquer professor ou aluno com uma conta Gmail ou no Office.

Microsoft Teams – espaço de trabalho baseado em um chat para troca de trabalhos, conteúdos que integram as pessoas e melhoram seu engajamento.

Edmodo – Plataforma Social privada e gratuita voltada para Educação, muito parecida com o Facebook, mas desenvolvida para fins educativos. Trata-se de uma rede social de aprendizagem direcionada para professores, alunos.

Mentimeter – aplicativo para apresentações em tempo real, cria nuvens de palavras e outras aplicações que permitem Feedback imediato.

Lean Innovation Tools – aplicativo gratuito que combina conteúdo, templates e ferramentas para auxiliar em todo o processo de inovação. São cinco fases (5D): definir, descobrir, direcionar, design e desenvolver. Ideal para cursos de gestão, por exemplo.

Anchor e Podbean – aplicativos para gravação e edição de áudios. Ideal para criar seu podcast. Após a gravação é feita a distribuição por plataformas como Spotify.

Arc Studio Pro: ideal para produção e edição de vídeos.

Essas são algumas das ferramentas que eu já utilizo em minhas abordagens e podem ser usadas por todos, pois são gratuitas!

Autor:
Prof. Fernando Novais                                

Mais Posts