Flow: o estado de concentração única
2021-03-11 23:41:25 - Censupeg
Você já teve a sensação de quando faz algo que você gosta tanto que não sentiu a hora de passar ou até mesmo se esqueceu de comer?
Esse é o tal ESTADO DE FLOW ou estado de concentração fluida, alguns pesquisadores dizem que é o estado de felicidade plena pois é um estado otimizado do funcionamento cerebral. Os estudiosos do Flow, a exemplo do Mihaly Csikszentmihaly, dizem que existem condições para entrar em Flow, que são:
#1 – LIBERDADE
É importante abrir mão dos julgamentos de certo ou errado e manter a guarda baixa, nesse sentido. Por exemplo: em uma entrevista de emprego, ficamos extremamente ansiosos e defensivos, com medo de errar, de cometer gafes e não somos naturais. Já em uma conversa com um grande amigo no qual você confia, onde você pode ser você mesmo e falar o que pensa pois não será julgado e sai da conversa relaxado e feliz. Essa é a sensação de tranquilidade e liberdade que se precisa acessar mais facilmente, pois esse é o estado de flow.
#2 – FEEDBACK
Agora sim, é hora dos julgamentos. Sabendo o que se quer aprimorar é mais fácil botar sob o julgamento alheio (feedback) e de se aperfeiçoar. Mensurar a evolução é sempre importante, para saber se a pessoa está se aproximando de sua meta/objetivo ou não.
#3 – DESAFIO
Algo muito fácil causa tédio. Algo muito difícil causa frustração. Então, para entrar em fluxo é preciso fazer algo levemente difícil a fim de se manter concentrado e constantemente desafiado até o êxito.
#4 – FOCO
Para entrar em Flow, é necessária alta concentração, sem distrações, atividades “multitask“, ou seja, é preciso ficar imerso no que faz verdadeiramente. Flow significa Fluxo mas quando se fala no flow que estamos falando, é mais sobre fluidez, é mais sobre fazer com leveza o que aparentemente é pesado.
Quando se fala sobre alta concentração é a capacidade de se organizar ao ponto de um planejamento para entrar em flow e que nada vai interromper esse momento, ou seja, sem notificações em celular, sem celular se possível, muitos desligam o wi-fi e trabalham off-line para poderem ter menos interrupções.
Quando eu digo multitask, eu provoco uma falácia pois é humanamente impossível ser multitask, o cérebro seleciona e escolhe o que vai fazer primeiro e mesmo que tenhamos algo já sendo feito, como por exemplo, quando estamos dirigindo e fazendo outra coisa, boa parte de sua atenção mesmo que você não perceba, vai para o volante, tato que os acidentes acontecem quando você tira o olho da estrada.
Sendo assim é preciso estar genuinamente atento ao que se faz e só então você entra em Flow.
- Prof. Fernando Novais