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Como Humanizar a Pedagogia no Formato On-line

Prof. Fernando Novais da Silva

Os professores mais criativos e que praticam o longlife learning, entendem a importante de estarem conectados com a a linguagem mundial e a linguagem de mercado. Para humanizar a pedagogia no formato on-line, é preciso entender que a educação deve promover a reflexão e a conexão social e usar essa promoção como ferramentas de aprendizagem e isso não precisa ser necessariamente presencial.

Os professores mais experientes tiveram que aprender isso da maneira mais difícil, através de tentativa e erro, o famoso Learning by doing aprender fazendo. 

Embora o uso da tecnologia seja para gerar soluções para as pessoas em quaisquer contextos, os usos de muitas ferramentas digitais têm efeitos desumanizadores:

Elas diminuem a conexão humana;

Limitam as oportunidades de agrupamentos heterogêneos;

Diminui a colaboração entre habilidades;

Separação por telas ao invés de professores e colegas.

Atualmente, existem poucas escolhas para pedagogia digital em nosso ensino, muito por conta do despreparo dos professores. Mas isso não quer dizer que tenhamos que sucumbir aos efeitos desumanos da tecnologia educacional individualizada ou digital. 

Não é necessário forçar estudantes ao uso de vídeos, webinários e lives como modelos de aprendizagem. É preciso a interação e intermediação da presencialidade de forma humana. Existem maneiras de humanizar a pedagogia digital, enquanto todos ensinamos e aprendemos remotamente.

Abaixo estão situações que têm funcionado para engajar os estudantes no aprendizado usando a tecnologia.

HUMANIZANDO A EDUCAÇÃO DIGITAL

É importante ressaltar que a educação digital, educação online, ensino híbrido, ensino a distância, etc., são formatos que necessitam de elementos tecnológicos para funcionarem, em 2020, de forma eficaz. No intuito de auxiliar o pedagogo do século XXI, abaixo existem 3 exemplos que podem auxiliar a humanização.

Modifiqueo currículo industrial e parta para o modelo diário: faz muito sentido recorrer a ferramentas adaptativas para facilitar aos professores o gerenciamento da aprendizagem a distância e sugerem uma personalizada das atividades.

No entanto é preciso não limitar o currículo a apenas essas atividades. Embora necessária a tecnologia para o monitoramento da evolução das ações dos alunos, este também é um excelente momento para tarefas abertas, instruções complexas e registro em diário, permitindo que os estudantes usem redes sociais para a publicação de fotos de seus registros no Seesaw, ou no Google Drive, Pinterest, Instagram, Flipgrid e padlet.

Exemplos de aplicação:

Uma tarefa de matemática com várias soluções para os alunos resolverem independentemente.

A leitura de uma história e pedir aos alunos que respondam a uma variedade de avisos do diário no caderno de um leitor ou diário de ideias.

Pode envolver escrita livre ou criativa, para um resumo de tópicos, como um momento de revisão, permitindo um feedback estruturado.

Organizar discussões on-line para compartilhamento de trabalhos oportunizando a conexão online da mesma forma que se estivessem em sala de aula presencialmente.

Geresituações de debates de ideias: a interação entre os alunos é um importante componente para a geração de pensamento crítico. Para criar uma instrução complexa, é preciso abordagens díspares de ideias, no intuito de gerar a defesa, a oportunidades de diálogo, linhas de persuasão, estratégias de negociação e convencimento, situações de debates na intenção de construir uma linha de pensando rápido e crítico.

O Google Meet, o Zoom e Teams, são ferramentas que garantem aos professores uma abordagem próxima de uma sala de aula e devem ser muito exploradas nos encontros presenciais virtualizados.  

Aprender é uma relação de comunicação, requer conexão, alimentação e retroalimentação, a interação humana deve acontecer de forma realmente humana e inclusiva, ou seja, tudo isso deve estar dentro dessa abordagem humana digitalizada.

Crie oportunidades deautorreflexão: Grandes gestores de inúmeras instituições, influenciados por Steve Jobs e outros nomes famosos de pessoas extraordinárias adotaram o hábito de meditar. A meditação pode trazer inúmeros benefícios para viver um mundo tão acelerado como o de hoje.

Um dos principais benefícios da meditação é a oportunidade de dar tempo para si mesmo para se conectar com o seu eu interior, se conectar com o que aconteceu no seu dia, quais aprendizagens foram geradas, o que deve ser ignorado e o que fica para o dia seguinte. Essa reflexão faz parte da evolução da aprendizagem humana.

Uma maneira de trazer essa atividade para o contexto da sala de aula é por exemplo:

1 – Fazer um Seesaw, dedicado apenas à reflexão onde existirão vídeos, áudios, com pensamentos em voz alta, vindos do professor, compartilhando questões abertas relacionadas a leituras ou soluções para tarefas matemáticas abertas do currículo de matemática. 

2 – Fazer um Edpuzzle com vídeos próprios com as perguntas durante o vídeo solicitando feedback sobre a temática abordada no vídeo.

3 – Passar uma tarefa de produção de vídeo, respondendo as tarefas com ações respondendo perguntas abertas. Perguntas como:

O que foi bom para você com esta tarefa?

O que você fará diferente da próxima vez?

Como o seu pensamento mudou?

Essas atividades, são metodologias ativas que direcionam os alunos a desenvolverem o hábito da autorreflexão de sua própria rotina e desenvolver pensar sobre a aprendizagem.

Gerando assim uma consciência de conexão entre uma atividade e outra, onde ao longo do processo de reflexão sobre a tarefa, são criadas expectativas de que eles precisarão aplicar novos aprendizados em tarefas futuras.

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