Censupeg há 5 meses
Tempo de leitura: 08min e 02 sec #Notícias

Faculdade CENSUPEG na 4ª CNGTES: compromisso com a educação e saúde pública em debate


“Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” é o tema da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, evento que mobiliza o país para discutir e aprimorar a gestão do trabalho e a educação na saúde. Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), a conferência tem como foco a educação permanente das equipes de saúde, visando melhorar o cuidado oferecido à população e revisar os processos de formação dos profissionais, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), há atualmente mais de 3 milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS no Brasil.

Esta grande mobilização nacional conta com a participação de gestores de instituições de ensino e saúde, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, em etapas municipais, macrorregionais, estaduais e nacional.

O Prof. Dr. Filipe Bonone, pesquisador na área das Neurociências e Diretor de Saúde da Faculdade CENSUPEG, foi eleito como um dos delegados da 4ª CNGTES, representando a instituição em todas as etapas do evento.

*Delegados da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Etapa Macrorregional.


O papel do delegado é participar dos debates, ampliando as reflexões e as discussões sobre o futuro do SUS, e elaborar propostas que atendam às necessidades da população usuária e dos trabalhadores com base nos temas centrais:

  • Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
  • Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
  • Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

A cada etapa, as propostas são submetidas para votação pela banca de delegados. As propostas eleitas passam para as etapas seguintes até chegar à nacional, onde serão profundamente discutidas e, caso eleitas, possam se tornar políticas públicas.

A participação ativa da Faculdade CENSUPEG na conferência demonstra seu compromisso como instituição de ensino com a qualidade da educação e a busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde pública, bem como reforça sua missão de "Revolucionar a educação, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo, por meio de um ensino humanizador, crítico e de excelência". Ao todo, são mais de 15.000 alunos formados na área, convênios com mais de 50 hospitais para realização de estágios e parceria com diversos conselhos profissionais. É considerada a maior instituição de ensino na área da saúde em Santa Catarina. São mais de 17 anos de atuação na área da saúde, formando profissionais capacitados para atuar, com protagonismo, para o desenvolvimento da saúde no país.

Confira o cronograma da participação da Faculdade CENSUPEG na 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Etapa Municipal - Joinville: Realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2024.
Etapa Macrorregional - Norte Nordeste de Santa Catarina: Realizada nos dias 17 e 18 de junho de 2024 em Joinville.
Etapa Estadual - Santa Catarina: Será realizada de 9 a 11 de julho de 2024 em Florianópolis.
Etapa Nacional: Será realizada de 10 a 13 de dezembro de 2024 em Brasília.

Autor:
Bruno Acras
Diretor de Marketing e Comunicação da Faculdade CENSUPEG

Curso Censupeg

FISIOTERAPIA

Você também vai gostar:

Como as metodologias podem beneficiar prática pedagógicas

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG de Criciúma brilha no desfile cívico de 7 de setemb...

há 2 meses

PIPA traz para casa o 4° lugar da Competição de Empreendedorismo

há 2 anos

Parceria Inovadora entre LIFE Neurodesenvolvimento e LIEENP/CENSUPEG:...

há 4 meses

A mudança do papel da liderança em gestão do conhecimento das empresas

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais