Sonhos movem o mundo, assim, concretiza-se o mês de agosto para muitos enfermeiros brasileiros que sonham e lutam por melhores condições de trabalho no Brasil.
A Lei 14.434/2022 sancionada pela Presidência da República no dia 04 de agosto de 2022, diz respeito ao piso salarial do enfermeiro que, a partir de agora, deve receber pelo menos R$ 4.750 por mês, o técnico de enfermagem receberá 75% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiras 50% desse valor.
O novo piso é oficial, virou lei e já podemos comemorar.
A expectativa é que a classe profissional consiga também conquistar melhores condições para a correção anual do piso, já que este item foi vetado pelo poder executivo na Lei, a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) estava prevista no projeto aprovado pelo Congresso.
A boa notícia é que, mesmo assim, o Congresso Nacional tem 30 dias para a derrubada do veto. O otimismo da área da saúde é grande e profissionais prometem mobilizar-se.
Diante da luta histórica pela valorização do trabalho da enfermagem, o sancionamento da lei é considerado uma vitória e pode ser comemorada por aqueles que acreditaram, batalharam e, principalmente, não deixaram de sonhar.
Para saber mais, fique de olho nas notícias do Conselho Federal de Enfermagem, acesse: http://www.cofen.gov.br/
Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing