Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: #Neuropsicopedagogia

Neuropsicopedagogo Integra Equipe TEAcolhe.

Tempo Estimado de Leitura: 04min 13sec

O TEAcolhe visa atender a política Estadual de Atendimento Integrado às Pessoas com Transtornos do Espectro Autista, garantindo e promovendo o atendimento às necessidades específicas das Pessoas com Autismo, com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias.

Os objetivos do TEAcolhe são qualificar os profissionais das diferentes áreas de atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.

O TEAcolhe possui 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

A APADA Santa Rosa, representa a região Missioneira, sendo um CRR Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo, abrangendo a 14ª Coordenadoria da Saúde do RS, atuando em 22 municípios.

O papel do Neuropsicopedagogo no programa é atuar junto à equipe multidisciplinar com propostas, estratégias e avaliações baseadas em métodos e testes que apontam as dificuldades da pessoa com TEA, contribuindo para uma melhor aprendizagem, socialização e orientando as famílias em programas de ensino que estimulem seu desenvolvimento. Sendo o papel do Neuropsicopegadagogo de extrema importância nesse programa.

Este programa vem ao encontro dos anseios das famílias de pessoas com transtorno do espectro autista, na busca de atendimentos qualificados que propiciem uma melhora na qualidade de vida e o acolhimento na instituição para que se sintam seguras e orientadas sobre como agir e contribuir para o desenvolvimento de seus filhos.

Um programa que visa oportunizar aos profissionais que atuam com pessoas com transtorno do espectro autista nos municípios de abrangência, uma maior interação na realização de atendimentos conjuntos, com discussões de casos e a construção de um plano terapêutico singular.

Quer aprender mais sobre Como Lidar com Comportamentos Desafiadores? Conheça os cursos da Faculdade CENSUPEG de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Austista e os cursos de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia em diversas modalidades.


Autora:
Fernanda Rita Schley Alves
Gestora do Programa TEAcolhe, Diretora Pedagógica da APADA - Santa Rosa e Neuropsicopedagoga.

Você também vai gostar:

A Neuropsicopedagogia Clínica e o Coaching: diferentes atuações

há 3 anos

3 informações para quem quer ser um profissional de logística

há 3 anos

Saiba o que fazer para entrar na carreira pública de trabalho

há 3 anos

Acadêmico da Faculdade CENSUPEG conquista 1.º lugar no Startup Weekend...

há 4 meses

Prof. Dr. Luiz Antonio Correa: 1.000 aulas de inspiração e dedicação à...

há 4 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais