Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 07min e 42sec #Educação

Confira quais são as habilidades essenciais de estudo.

Todos os colégios deveriam ter a disciplina de ambientação, mas não apenas para entender como funciona a escola e suas metodologias, códigos de condutas e ambiente virtual de aprendizagem.

As escolas deveriam ter o curso “Level 0 (level zero – nível zero), por conta dos estudantes chegarem extremamente despreparados para o ensino superior, para as habilidades básicas de organização e muitas outras situações responsáveis pela sua possível evasão antes do fim do curso por não ter um preparo antecipado de como lidar com fracassos e com o stress que o estudo gera.

Minha sugestão é que as faculdades e colégios tivessem disponível para o aluno, antes de entrar na faculdade, às disciplinas de:

  • Gerenciamento de tempo;
  • Gerenciamento de stress;
  • Estudo e realização de testes;
  • Leitura e anotações;
  • Habilidades de apresentação e oratória;
  • Escolha de carreira e programas;
  • Resiliência;
  • Como dormir;
  • Como fazer projetos;
  • Como fazer projetos colaborativos.

Certamente esse desenvolvimento focado em soft skills geraria um imenso ganho para as hard skills que o mercado tanto procura, mas por conta da fraqueza nas soft skills o mercado rejeita egressos despreparados comportamentalmente, pois não tiveram essa abordagem na faculdade.

As faculdades mais atualizadas com as tendências de mercado já entenderam que sem esse nivelamento, não terão resultados. Muitas instituições de ensino estão criando separadamente um sistema de gestão de permanência que alimenta essa etapa “0” como foi citada, para que o aluno entre bem atualizado na faculdade.

Outras instituições adotam a mentoria de próprios alunos. Alunos veteranos cuidam de alunos novos, gerando assim um engajamento com a cultura de aprendizagem da instituição. Um ecossistema de aprendizagem.

Mais uma iniciativa é a adoção de atividades integradoras entre alunos novos e alunos veteranos como trabalhos institucionais, onde os alunos novos e antigos fazem trabalhos em conjunto com as comunidades locais.  

Quer aprender mais sobre o assunto? Aqui é o seu lugar! A Faculdade CENSUPEG possui um modelo de ensino inovador baseado na Aprendizagem 5.0 inspirado no modelo de educação da Finlândia.

Conheça os cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEGwww.revolucioneseumundo.com.br

Autor:
Prof. Fernando Novais 

                         

Você também vai gostar:

A relação da Pedagogia com a Neurociência

há 8 meses

Neuropsicopedagogia em Evidência.

Professor de Neuropsicopedagogia estuda a percepção de educadores sobre dificuldades de ap...

há 2 anos

A geração das perguntas.

há 2 anos

Domine a arte da entrevista e conquiste o emprego dos seus sonhos

há 9 meses

Bacharelado ou tecnólogo – qual o melhor?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais