Censupeg há 2 dias
Tempo de leitura: 07min e 17sec #Carreira

Pós-graduação em Gerontologia: a oportunidade de revolucionar o cuidado com a população idosa


O envelhecimento da população brasileira e mundial tem sido um dos principais desafios sociais e de saúde pública da atualidade. Segundo dados do IBGE, em 2022, pessoas com 60 anos ou mais representaram 15,6% da população brasileira, e o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% nos últimos 12 anos. Em nível global, a ONU projeta que o número de pessoas com 65 anos ou mais deve dobrar de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050. Este aumento traz consigo além da necessidade de cuidados médicos, o de profissionais capacitados para lidar com a complexidade do envelhecimento. 

A Faculdade CENSUPEG responde a essa crescente demanda com a Pós-Graduação em Prevenção e Intervenções em Gerontologia, um curso desenvolvido para capacitar profissionais de diversas áreas a atuar no cuidado, prevenção e promoção da saúde dos idosos. A especialização aborda o envelhecimento sob uma perspectiva psicossocial, integrando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, e capacita os acadêmicos a oferecer cuidados preventivos, reabilitação e cuidados paliativos, assegurando uma melhor qualidade de vida para essa população. 

O Envelhecimento e a Necessidade de Profissionais Qualificados 

Embora os avanços na área da saúde tenham contribuído para o aumento da expectativa de vida, o sistema de saúde ainda precisa avançar na implementação de políticas públicas eficazes e na promoção de cuidados especializados para os idosos. A falta de profissionais capacitados em áreas como prevenção, avaliação de perdas cognitivas, emocionais e comportamentais, e no planejamento de intervenções para a promoção da saúde da população idosa são grandes desafios. 

O curso de Pós-Graduação em Prevenção e Intervenções em Gerontologia da CENSUPEG visa transformar profissionais da área da saúde, proporcionando uma formação holística e aprofundada sobre o envelhecimento e o cuidado com a 3ª idade. 

O egresso da especialização estará capacitado para atuar em clínicas geriátricas, hospitais, lares de idosos, centros de reabilitação e unidades de saúde, com um enfoque especializado em prevenção, reabilitação e promoção da qualidade de vida. Ele também estará apto a atuar em projetos sociais, órgãos públicos, ONGs e consultorias, sempre com a missão de melhorar o bem-estar e a saúde da população idosa. O curso visa transformar esses profissionais, proporcionando uma formação holística e aprofundada sobre o envelhecimento e o cuidado com a 3ª idade. 

A Coordenadora do Curso 

O curso de Pós-Graduação em Prevenção e Intervenções em Gerontologia é supervisionado pela Profa. Dra. Rita Russo, Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Rita é especialista em Terapia Cognitiva, Psicopedagogia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia Clínica. Autora de obras renomadas na área, sua vasta experiência acadêmica e clínica, aliada à coordenação de diversos cursos de pós-graduação, assegura que o curso da CENSUPEG ofereça uma formação completa e de excelência. 

Ficou interessado? 
Compartilhe o artigo e faça parte dessa transformação na área da saúde e do cuidado com os idosos. Clique aqui e saiba mais.

Autora: 
Isabela Villaça 
Analista de Comunicação 

Curso Censupeg

Gerontologia: Prevenção e Intervenção

Você também vai gostar:

Quais são as áreas de atuação de um nutricionista?

há 4 anos

Como conseguir o primeiro emprego mais rápido?

há 4 anos

Transformando a educação: o papel das TICs na pedagogia moderna

há 1 ano

Trabalhar para pagar a faculdade: vale a pena?

há 4 anos

Como a Análise do Comportamento Aplicada pode transformar a realidade...

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais