Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Precisa trabalhar e estudar? Confira estas 5 dicas para se organizar.

As aulas começaram e está difícil conciliar os estudos com a rotina do trabalho? Realmente, trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não é fácil. Mas está longe de ser impossível.

Para não perder o foco e aproveitar ao máximo a sua graduação, confira nossas dicas:

1. Monte um cronograma

Separe momentos específicos durante a semana para estudar e tenha disciplina para manter o que planejou. Firmar este compromisso com você mesmo irá te a ajudar a criar o hábito do estudo e evitar a procrastinação.

Organize também seus objetivos semanais, quais tarefas devem ser realizadas naquela semana, o conteúdo a ser estudado, etc. Isso fará com que você tenha uma melhor noção do seu progresso e se sinta motivado.

2. Estabeleça metas e recompensas

Divida grandes metas e projetos em pequenas tarefas para não se perder ou se sentir desmotivado. Muitas vezes demoramos para iniciar ou completar algum projeto porque ele parece muito difícil ou extenso, mas as pequenas conquistas aproximam você do objetivo final sem que você perceba!

Para manter o foco nas suas tarefas, estabeleça pequenas recompensas. Use, por exemplo, uma saída no fim de semana como prêmio por ter estudado tudo o que se propôs de segunda a sexta. Se você ultrapassou seu objetivo, converta seu esforço em uma folga na semana seguinte.

3. Cuidado com as distrações

Hoje estamos conectados 24h por dia, e a tentação de dar aquela olhadinha no que os seus amigos estão compartilhando é grande, não é mesmo? Quando estiver no seu horário de estudos, tente desligar as notificações do celular, evite ambientes com som alto, televisão ou realizar quaisquer atividades paralelas que possam tirar o seu foco principal naquele momento.

4. Durma mais

Um erro muito comum de quem não tem tempo é trocar horas de sono por horas de estudo, mas saiba que isso pode ter o efeito contrário. Quando dormimos mal, tendemos a ficar mais cansados, com rendimento prejudicado, dificuldade de concentração e não conseguimos absorver bem o conteúdo que estamos estudando.

Com um bom planejamento, você conseguirá encaixar seu estudo sem prejudicar o sono que o seu cérebro tanto precisa para que você aprenda e retenha informação.

5. Não deixe de lado sua saúde nem o lazer

Uma vida balanceada também é muito importante para que você se mantenha focado e principalmente motivado em sua jornada.

Aproveite momentos livres para fazer algo que te dê prazer, como ver um filme ou sair com os amigos, e insira pequenas pausas em seu cronograma para oxigenar as ideias entre uma sessão de estudos e outra.

Se alimentar corretamente e fazer pequenas atividades físicas como uma pequena caminhada também podem ajudar a manter sua energia sempre lá em cima para estudar, trabalhar e diversas outras atividades.

E você, também está passando ou já passou por esta experiência de estudar e trabalhar? Conhece mais alguma dica para quem está na mesma? Conte para a gente aqui nos comentários!

Você também vai gostar:

Você entende os processos da educação a distância? Descubra aqui

há 3 anos

O envolvimento dos pais na aprendizagem invertida

há 3 anos

Como usar a técnica pomodoro para estudar?

há 3 anos

Conheça os níveis de projetos de metodologias ativas.

há 2 anos

Lista de APROVADOS no vestibular da Faculdade CENSUPEG

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais