Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Saiba como se planejar para estudar e trabalhar ao mesmo tempo

Conciliar os estudos com o trabalho é a realidade de muitos alunos que sonham com o diploma de faculdade, porém precisam arcar com os custos do curso. Unir as duas tarefas garante maior independência financeira ao estudante, mas é preciso otimizar o tempo para ter um aproveitamento das aulas sem comprometer o aprendizado.

É sim possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo, basta ter disciplina, organização e responsabilidade. Ainda está em dúvida se consegue manter as duas atividades? Temos algumas dicas que podem te ajudar a cursar faculdade sem comprometer a carreira.


Siga uma rotina

Organize seu dia a dia para que tenha tempo suficiente de frequentar as aulas, se preparar para as provas e realizar as tarefas. Anote em uma agenda a data de entrega de pesquisas ou apresentações de trabalhos e estabeleça metas para a leitura dos livros e apostilas.

As horas de lazer serão reduzidas, mas para aqueles que se preparam com antecedência, dá para cumprir as obrigações mais urgentes e depois se divertir no tempo livre. Assim, não bate aquele desespero nos dias de avaliação, típico de alunos que deixaram a revisão da matéria para a última hora.


Otimize seu tempo

Aproveite qualquer momento ocioso fora de casa para colocar a leitura em dia ou resolver exercícios. Utilize filas de espera, minutos que sobram na pausa para o almoço ou qualquer outra situação com tempo disponível.

Para quem usa transporte público, além de ler resumos, uma boa dica é gravar o áudio das explicações para ouvir novamente no smartphone, como forma de revisão.


Mantenha uma vida saudável

Quem tem a rotina mais agitada deve tomar cuidado com a saúde, principalmente evitando situações de stress. Além de controlar o horário do trabalho e estudo, reserve tempo para colocar o sono em dia.

O descanso físico é um elemento fundamental para manter o equilíbrio mental, auxiliando na concentração e foco durante as aulas. A alimentação também merece atenção, não pule refeições nem faça lanches rápidos para poupar tempo.


Mantenha-se motivado

Se tem dificuldade em estudar sozinho fora da sala de aula, organize um grupo de estudos com seus colegas. Essa prática permite a troca de experiências e conhecimentos sobre os conteúdos.

Manter um bom networking também é uma forma de ter mais estímulo para não faltar às aulas, já que o ambiente acadêmico fica mais agradável com a companhia de conhecidos.

Com motivação, fica mais fácil superar os desafios ou aqueles momentos de preguiça ou fadiga. Pense nos resultados que terá quando se formar, como a nova profissão, maior salário e satisfação pessoal. Todos os sacrifícios serão temporários e valerão a pena quando colher os benefícios de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.


Fazendo um planejamento, o aluno consegue obter bons resultados tanto no ambiente profissional quanto na faculdade, priorizando a educação superior e mantendo a qualidade no trabalho. O importante é se concentrar no expediente ou na aulas sem se sentir pressionado ou cansado, fazendo uso correto do tempo e curtindo os períodos de lazer e relaxamento.


Gostou do artigo? Compartilhe nossas dicas com alguém que já estuda e trabalha.

Você também vai gostar:

Como construir um projeto de Metodologias Ativas para o ensino

há 3 anos

Conheça os níveis de projetos de metodologias ativas.

há 2 anos

Conheça 4 áreas de atuação da profissão de nutrição

há 3 anos

Faculdade Censupeg lança conteúdo de pós-graduação on-line e gratuito

há 2 anos

Vai escolher a faculdade? Veja 5 vantagens de estudar próximo de casa

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais