Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de educação física

Você é uma pessoa ativa, que adora se exercitar e estar com sua saúde em dia? Gosta de lidar com pessoas? Talvez o caminho ideal para você seja fazer um curso de educação física!

A profissão tem uma gama de possibilidades de atuação, desde o trabalho com reabilitação até o treinamento de atletas de alta performance. Quer conhecer mais sobre o campo da educação física? Confira o post!


O que faz um educador físico?

De forma geral, o educador físico é um profissional que tem a tarefa de promover a saúde por meio da prática de atividades físicas. Em seu dia a dia de trabalho, ele fará o planejamento, a supervisão e coordenação de programas de atividades esportivas e também recreativas.

O educador físico tem duas frentes principais de trabalho. Ele pode atuar na prevenção de doenças, promoção do bem-estar e prática de esportes, ou pode trabalhar com a parte de reabilitação, como vamos ver mais para a frente.


Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

A escolha entre licenciatura e bacharelado determinará suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Basicamente, a licenciatura é a habilitação que te possibilitará dar aulas de educação física. Com esse tipo de formação, você poderá ser professor em escolas do ensino fundamental e médio e poderá prestar concursos para ser professor em escolas públicas.

Já o bacharelado é para quem deseja trabalhar com treinamento esportivo, independentemente da área específica. Você pode trabalhar como treinador, elaborando e supervisionando treinos de musculação em academias, ou ensinando uma modalidade esportiva.

Se você quiser ampliar seus horizontes profissionais, pode fazer as duas habilitações cursando matérias dos dois currículos. Provavelmente, isso vai atrasar sua graduação em um ano ou dois, mas você terá uma formação ainda mais abrangente e dois títulos acadêmicos.


O que vou aprender no curso de educação física?

A educação física é um campo pertencente às ciências da saúde, portanto, espere encontrar no currículo muitas matérias ligadas à área de biológicas. Você terá aulas de anatomia, fisiologia, biomecânica e também aulas de modalidades esportivas específicas, como atletismo, natação e musculação.

Os currículos dos cursos de educação física incluem matérias de administração, sociologia, estatística e economia. Quem optar pelo currículo de licenciatura terá, ainda, matérias de pedagogia e ensino. Você também deverá fazer um estágio, que é obrigatório, tanto para a licenciatura quanto para o bacharelado.


Quais são as possibilidades de atuação depois de formado?

O profissional de educação física formado tem diversas possibilidades de atuação. Vamos listar algumas:

  • Professor em academia
    Planeja treinos de musculação para os alunos e supervisiona sua execução, orientando sobre a forma adequada de realizar cada exercício. Ainda trabalhando em academias, o profissional pode se especializar em modalidades aeróbicas, como o spinning, body jump, step e outras.
  • Personal trainer
    Tem as mesmas atribuições do professor de academia, mas dará uma atenção personalizada ao aluno, trabalhando com um de cada vez.
  • Professor em escola
    Dá aulas para alunos do ensino fundamental e médio, ajudando no condicionamento físico e bem-estar das turmas.
  • Treinador ou técnico de modalidade esportiva
    Tem o papel de ensinar um esporte — vôlei, atletismo, basquete, handebol etc. — para alunos de vários níveis e faixas etárias. Poderá, ainda, trabalhar com atletas de alto rendimento, preparando-os para competições.
  • Organizador de eventos
    Pode organizar eventos esportivos, como campeonatos e competições.
  • Profissional em reabilitação
    O educador físico trabalha com outros profissionais de saúde, formando uma equipe multidisciplinar para a recuperação de pacientes que tenham sofrido lesões ou traumas.


Salários

De acordo com dados do Sine (Site Nacional de Empregos), os salários de profissionais e professores de educação física têm valores bastante parecidos. A média varia entre cerca de R$ 1.100,00 para um trainee e R$ 4.600,00 para um profissional nível sênior.

Você também vai gostar:

Faculdade Censupeg é reconhecida com o selo de “Instituição Socialment...

há 3 anos

Conheça o segredo que fundamenta a adoção de metodologias ativas.

A Faculdade Censupeg tem inovação constante em seu DNA, e o termo Metodologias ativas de a...

há 2 anos

Reskilling: o que é isso afinal?

há 3 anos

Qual o papel do professor nesse mundo pós-pandêmico?

há 2 anos

Neuropsicopedagogia do CENSUPEG Novamente em Destaque Nacional e Inter...

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais