Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

A presencialidade do professor nas redes sociais

Prof. Fernando Novais da Silva

Existem vários cuidados necessários sobre elaboração e compartilhamento de conteúdo online que irão garantir a qualidade e sustentabilidade da abordagem do professor e sua presencialidade nas redes sociais.

A sustentabilidade dessas ações, são essenciais para que os professores se sobressaiam nesse novo cenário mundial da educação, exigindo uma comunicação diferenciada, seja nos ambientes de estudo, como nos estúdios das faculdades, seja usando os aplicativos e ferramentas online, ou seja nas redes sociais, considerando que está claro que a tecnologia, querendo ou não, entrou na vida dos professores e alunos há algum tempo.

O que é importante ressaltar nesse contexto tecnológico da educação 4.0, pensando no papel do professor, é que toda a tecnologia e toda a inovação não substituem, tampouco eliminam, a responsabilidade pelos conteúdos utilizados nas redes sociais. Portanto, o professor continua precisando estudar, pesquisar, entender das teorias aplicadas, conhecer os diferentes conceitos, contextos, e abordagens dos diferentes autores e ter uma formação sólida com seus conteúdos.

Quando o professor vai para as redes sociais, ele sai do contexto da sala de aula, mas certamente ele continua sendo o professor, e portanto por sua vez influencia os estudantes, que neste contexto são seguidores e adeptos do que está sendo muitas vezes afirmado e defendido pelos professores em suas redes sociais.

Tudo que é postado ou comentado irá gerar interação e correlação com outros professores da sua área ou de outras áreas, de modo que este conteúdo acaba se espalhando por diversas redes. Sendo assim, deve-se estar atento para a responsabilidade quando o professor articula alguma comunicação no que está sendo postado.

De forma alguma pode ser desconsiderado o poder de suas postagens, portanto, utilize as redes sociais como ação estratégica para engajar os alunos com o mesmo conteúdo em diferentes formatos, alcançando o aluno de forma diferenciada mas sem deixar de lado o conteúdo, que é um conteúdo sério, sólido e com base para impactar as pessoas e os alunos que estão presentes através de diversos canais.

Você também vai gostar:

Mercado de trabalho: qual é o salário do graduado e de quem tem pós?

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 9 – Como Implantar A Confiança N...

há 3 anos

Qual o papel do professor nesse mundo pós-pandêmico?

há 2 anos

A Faculdade CENSUPEG e Join.Valle anunciam parceria para impulsionar o...

há 8 meses

Robert De Niro vai te mostrar como ter sucesso na vida profissional

há 3 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais